ativação de marca

Já ouviu falar em ativação de marca? Veja agora 5 dicas para fazer!

Você já ouviu falar em ativação de marca? Esse importante conceito do marketing atual está relacionado com o lugar que sua empresa ocupa na mente dos consumidores. Ou seja, o modo que os clientes enxergam o seu negócio, reconhecendo valor e utilidade nele.

Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, listamos 5 dicas para fazer uma ativação de marca de maneira eficiente e criativa e gerar mais valor ao seu público. Confira e inspire-se!

O que é ativação de marca

Em algum momento de sua vida você já deve ter se deparado com uma marca fazendo ação promocional em algum local de grande circulação, como um shopping, parque, balada ou show, não é mesmo?!

Sabia que nesses locais em que há grande concentração de consumidores em potencial as empresas visualizam grandes oportunidades para a divulgação de suas marcas e produtos?

ativação de marca

Essas ações voltadas ao público-alvo definido pelas empresas, com o objetivo de proporcionar uma experiência relacionada a um determinado produto são chamadas de ativação de marca, ou seja, é uma estratégia em que a empresa capta a atenção de seus potenciais clientes, a partir de ações promocionais em um local ou evento.

Quando as pessoas começam a perceber a importância de uma determinada marca em seus cotidianos, associando-a de forma positiva em suas vidas, podemos dizer que esta marca foi ativada.

Nesse caso, a marca é muito mais que uma vendedora de seu produto ou serviço, tornando-se uma referência de mercado e da opinião pública. Em outras palavras, a ativação de marca se propõe a criar uma melhor relação de proximidade com as pessoas, oferecendo experiências relacionadas à marca, brindes ou prêmios.

Benefícios da ativação de marca

A ativação da marca permite à empresa que suas marcas sejam identificadas pelo público-alvo. Podemos citar como exemplo a Red Bull, que é uma das empresas que mais investe no mundo na ativação de sua marca.

É notável que a referida empresa se posiciona ao público jovem, descolado e praticante de esportes, por meio da realização de ações de ativação em eventos de esportes radicais e baladas em lugares descolados, além de patrocinar equipes da Fórmula 1 e times de futebol em vários países.

Também é uma prática absolutamente comum no universo das marcas de cerveja. A cervejaria Brahma, por exemplo, há anos patrocina o futebol nacional, o que gera no público a ideia de ligação entre o esporte e a marca de cerveja. Temos também a Skol, que ativa sua marca massivamente no carnaval, gerando essa associação.

Benefícios da ativação de marca

A ativação de marca cria memórias que não são facilmente esquecidas. Como o público normalmente espera apenas o tradicional em termos de publicidade, a ativação de marca pode impactar e surpreender positivamente, a partir de experiências enriquecedoras e muito interessantes.

Ao visualizar um produto em uma situação de compra, a pessoa pode ser remeter a algum evento que tenha ido ou a um brinde recebido e que tenha ocorrido ações de ativação da marca visualizada, isso pode ser um diferencial para a tomada de decisão, principalmente se a interação ter sido positiva.

Além disso, hoje em dia muitos consumidores buscam engajamento diante daquilo que estão consumindo, sendo cada vez mais atuante no processo de produção e divulgação de um determinado produto. Nesse sentido, contar com um bom engajamento garante o crescimento da marca e maior fidelização.

Dessa maneira, o marketing de ativação, a partir de suas ofertas diferenciadas, tem um efeito bastante positivo sobre o nível de engajamento dos consumidores de uma marca, que ocorre de forma natural nas pessoas que participam de uma ação em um evento.

5 dicas para uma ativação de marca

Agora que você já sabe o que é e conhece quais são as principais vantagens da ativação de marca, veja, a seguir, 5 dicas para aplicá-la em sua empresa!

1. Defina os formatos de comunicação

O primeiro passo para realizar qualquer estratégia de marketing é definir quais são as ferramentas e formatos da sua comunicação. Para isso, é preciso identificar quem é o seu público, qual o perfil da sua marca e as metas e objetivos a serem alcançados.

Ao investir nesse processo de organização e planejamento, fica muito mais fácil apostar em uma ação ainda mais certeira e eficiente de ativação de marca.

2. Invista em totens de impressão de fotos

Os totens de impressão de fotos estão super em alta no mercado de eventos e podem ser a solução perfeita para as suas ações de ativação de marca. Isso porque, além de ser uma ferramenta superdivertida e engajadora para o público, ela ainda pode ajudar a fixar a sua marca na mente do consumidor.

3. Aposte no marketing promocional

O marketing promocional pode ser uma excelente ferramenta para interagir com o seu público-alvo e trabalhar a ativação da sua marca. Vale a pena encontrar as opções mais adequadas para a sua empresa e investir nesse tipo de estratégia.

Ao atrair a atenção dos consumidores com uma campanha criativa, conduzida por profissionais experientes, é possível aumentar o reconhecimento do seu negócio no mercado e proporcionar uma experiência positiva e inesquecível para os participantes.

4. Promova a interação com o público

Outra tendência importante no mercado de eventos é o uso de tecnologia para promover a interação do público. E você pode – e deve! – apostar nesse tipo de estratégia na hora de desenvolver uma ação de ativação de marca.

É possível usar a tecnologia de diversas maneiras a favor do seu negócio, seja por meio da aplicação de painéis interativos, games, realidade virtual e muito mais. Encontre a opção mais adequada para o seu negócio, que seja capaz de engajar e encantar o seu público.

5. Distribua brindes personalizados

Por último, mas não menos importante, o uso de brindes personalizados é uma ótima dica para quem busca fazer uma ativação de marca de forma criativa, exclusiva e funcional.

Hoje em dia é possível encontrar opções de brindes incríveis que atendam às necessidades dos mais variados tipos de clientes e empresas, independentemente da área de atuação. Além de levarem a sua marca, esses objetos são úteis e estarão presentes na vida do seu público, mantendo a imagem do seu negócio sempre viva.

Ficou inspirado? Para começar a investir em ativação de marca é muito importante contar com o suporte de uma empresa especializada, que vai ter a experiência necessária para oferecer todas as orientações que o seu negócio precisa.

Agora que você já conhece as principais dicas para ativação de marca, deixe um comentário no post contando para a gente quais são as suas opções favoritas. 

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