5 estratégias de branding para o sucesso das ações promocionais

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Uma estratégia de branding tem como principal objetivo trabalhar a imagem de posicionamento de uma empresa no mercado.

Embora isso ainda seja menosprezado por alguns gestores, esse tipo de ação é essencial para o desenvolvimento saudável e lucrativo de uma marca.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste texto apresentamos cinco estratégias de branding para você aplicar e ter ainda mais sucesso nas ações promocionais do seu negócio. Confira!

1. Trabalhe a identidade e o posicionamento da sua marca

O primeiro passo para desenvolver qualquer estratégia de branding é definir e trabalhar a identidade e o posicionamento da sua marca no mercado. Isso significa identificar seus valores, visão de futuro, objetivo, metas, tipo de linguagem — entre outras coisas — e desenvolver ações promocionais a partir disso.

A identidade visual de uma marca também precisa ser trabalhada nessa etapa, e envolve a criação ou revisão de itens como logotipo, cores, embalagem, elementos no ponto de venda e tudo o mais que ajude a comunicar as promessas e os valores da sua empresa de forma visível e palpável.

2. Engaje os seus colaboradores

Os funcionários e demais colaboradores de uma empresa são parte fundamental do seu branding. Afinal, eles representam a empresa no contato direto com o público. Os seus sentimentos e percepções em relação ao trabalho desempenhado são facilmente reconhecidos no mercado.

Quem nunca conheceu um parente ou amigo que só tem reclamações sobre o lugar onde trabalha, não é mesmo? E esse tipo de impressão negativa pode influenciar diretamente na imagem da marca como um todo. Por isso, fique atento!

É importante que todos os colaboradores façam parte da estratégia de branding de alguma forma, sentindo-se motivados e engajados a criar uma marca forte e lucrativa.

3. Invista no marketing promocional

As ações de marketing promocional são importantes aliadas para potencializar o branding da sua empresa com o público-alvo. Mantenha-se atualizado sobre as principais tendências do mercado e use essa estratégia para aproximar ainda mais os consumidores da sua marca.

Quando bem elaboradas, as ações promocionais de marketing promocional funcionam são apenas para aumentar as vendas, mas ajudam diretamente para fixar a marca na mente do consumidor. É possível investir em distribuição de brindes personalizados, degustação de produtos, amostras grátis e materiais de divulgação em geral.

4. Utilize as redes sociais a favor de suas ações promocionais

As redes sociais são excelentes plataformas para trabalhar a imagem da sua marca com o público. Muito além de divulgar seus produtos e serviços, é possível interagir com os usuários em tempo real, mostrar um pouco dos bastidores da sua empresa e trazer o consumidor cada vez mais para perto.

Identificar as redes sociais mais usadas pelo seu público-alvo é o primeiro passo para construir um bom relacionamento digital. A partir disso, são as postagens, interações e conteúdos oferecidos que vão manter as pessoas interessadas na sua marca.

5. Crie conteúdos de qualidade para suas ações promocionais

O marketing de conteúdo é uma excelente ferramenta para trabalhar a imagem da sua marca diante do público. E você pode e deve aliar isso à sua estratégia de branding.

Invista em publicações relevantes para os seus seguidores, crie materiais ricos e preze sempre pela qualidade do seu conteúdo. Assim, você vai ocupar um lugar cada vez maior na mente dos consumidores como autoridade no segmento em que atua.

Este conteúdo ajudou? Agora, que você já conhece as principais dicas para criar uma estratégia de branding de sucesso, confira outro artigo nosso e descubra como fazer uma ação de ativação de marca.