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3 ações de live marketing para colocar em prática

live marketing

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Gerar interação e engajamento com o público tem sido algumas das maiores ambições de empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas. Em um mundo digital, é preciso inovar para driblar a concorrência que, via de regra, está também em todas as redes sociais, desenvolvendo ações. Portanto, se você quer conseguir se destacar, aposte em ações de live marketing. Neste texto você entenderá o que é essa estratégia e como colocá-la em prática. Além disso, ainda poderá conferir alguns cases de sucesso. Boa leitura!

Saiba o que é live marketing

O termo é relativamente novo — foi oficialmente lançado no Brasil em 2013. Desde então, a estratégia tem ganhado espaço no planejamento de grandes marcas e infinitas possibilidades de aplicação. Essa ação pode ser definida como aquela que busca interação com o público através de atividades sensoriais, de experimentação. O objetivo é gerar simpatia pela marca e interações imediatas com os consumidores.

Para desenvolver ações que realmente vão atrair e impactar o público, é imprescindível conhecer a persona da empresa. Assim, é possível analisar as melhores oportunidades para lançar estratégias, alcançando uma boa parcela do público. Contar com profissionais que entendam do assunto também é um requisito para que se tenha sucesso com a técnica.

Conheça 3 ações de live marketing

Se você está pensando em utilizar o live marketing como estratégia, mas ainda não conhece meios para isso, continue lendo nossas dicas. Vamos listar 3 maneiras de desenvolver ações para alavancar o contato com o público e gerar engajamento de forma satisfatória.

1. Narrativas transmídia

Narrativas transmídia envolvem desenvolver um mesmo conteúdo em diversas plataformas, de modo que haja conexão entre elas, mas sem dependência de umas das outras para fazer sentido.

Por exemplo, você pode fazer um post em um blog com uma matéria jornalística e postar esse mesmo conteúdo com uma imagem no Instagram, linkando o conteúdo do blog. A mesma coisa é válida para o Facebook e outras redes sociais, como o Twitter. No entanto, é importante que, se uma pessoa viu esse conteúdo em apenas uma das plataformas, haja compreensão sem que ela precise visitar as outras.

2. Vídeos

A produção de vídeos tem sido um recurso cada vez mais adotado quando falamos de marketing. Atualmente, quase todas as plataformas têm suporte para o formato, que é bastante chamativo por se tratar de um conteúdo audiovisual. A constante evolução dos smartphones e das redes de dados móveis também contribuem para a alta demanda desse formato.

3. Eventos

Um evento que atraia a sua persona é o ambiente ideal para aplicar uma ação de live marketing. Ter um estande de degustação, experimentação ou distribuição de brindes personalizados pode fazer com que o público seja atraído para a marca em questão. Fique de olho nos calendários de:

Confira 3 cases de sucesso

O live marketing é um recurso poderoso e é responsável por cases de sucesso de marcas consagradas. Confira as ações para se inspirar e alavancar a sua empresa.

1. Nomes nas latas — Coca-Cola

A Coca-Cola é mestre em ações de live marketing. Uma das mais famosas foi a dos nomes nas latas.

As pessoas buscavam o produto para conferir seus próprios nomes nas latinhas, postavam em suas redes sociais e se comunicavam com a marca. Uma ideia aparentemente simples, mas que gerou um imenso retorno.

2. Mamíferos — Parmalat

A campanha foi iniciada nos anos 90, mas é referência até hoje quando falamos em live marketing. Uma propaganda com crianças em fantasias de mamíferos foi o início de uma ação bem fofinha.

Ao comprar determinada quantidade de produtos Parmalat, se levassem as embalagens e mais uma quantia em dinheiro, as pessoas podiam trocar por um bicho de pelúcia. Foi um sucesso! Foram distribuídos mais de 15 milhões de brinquedos.

3. Bolachas de chopp — Easy Taxi

O aplicativo de solicitação de táxis lançou a campanha “beba sem moderação, só com a Easy Taxi” em São Paulo. Foram distribuídas 100 mil bolachas de chopp para promover a conscientização a respeito da ingestão de bebidas e condução.

O consumidor que apresentasse o brinde em sua corrida, ganhava R$10 de desconto. A ação se repetiu e, na segunda vez, a promoção validou R$20 a menos no valor final da corrida.

Nesse texto, você pôde conferir o conceito e algumas ações de live marketing e entendeu como a estratégia pode ser usada para aumentar a interação da marca com o público. Além disso, conheceu ferramentas para aplicação e cases de sucesso para se inspirar na hora de fazer o planejamento de uma ação.

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