Não temos dúvidas que um bom atendimento fideliza clientes, não é mesmo? E toda equipe de vendas sabe que um bom atendimento é essencial ao negócio. Contudo, na prática isso se torna mais difícil do que o esperado.
Os consumidores estão mais exigentes e críticos no que diz respeito ao atendimento. Diariamente, surgem cada vez mais, reclamações de atendimentos ruins fornecidos pelas empresas e colaboradores.
E o que dizer daqueles sites de reclamações? Quem de nós, nunca deu uma olhadinha antes de efetuar uma compra? É nítido que o atendimento é um dos principais fatores para um negócio se manter ativo. Eles são a alma de qualquer negócio!
Nós, da Hakuna Matata, separamos pra você algumas dicas para que o atendimento da sua empresa seja reconhecido de forma positiva. Vamos ver?
O que constitui um bom atendimento?
Um ótimo atendimento vai além do que é considerado educação, é respeitar o espaço, tempo e decisão do possível consumidor. É preciso fazer com que o cliente se sinta importante e especial.
Para que esse atendimento seja um diferencial diante da concorrência, a realização da pesquisa de satisfação se faz necessária. Com isso, o cliente notará que a empresa está preocupada com a sua opinião e satisfação.
A tecnologia também pode ser um suporte nesse aspecto. Você pode utilizar as redes sociais, e-mails e SMS para demonstrar o interesse da marca no consumidor.
Quais as principais estratégias para a realização de um atendimento com qualidade?
Um dos fatores que mais afastam os clientes das empresas, são atendentes mal-educados e estressados, então é muito importante que seus colaboradores sejam atenciosos, que tirem dúvidas com paciência. Disponha de um atendimento de qualidade, mas como?
· Demonstre empatia.
Questione-se: Ao ser atendido em algum estabelecimento, o que você gosta e o que não gosta? O que é desagradável? O que lhe chama a atenção no atendimento?
Lembre-se que o cliente precisa ser muito bem acolhido, mas sem exageros! Os atendimentos não podem ser iguais, porque cada cliente é diferente. Um pode ser mais retraído e outro mais extrovertido. Cabe então, uma análise individual do que cada cliente transmite.
· Seja transparente
Ao realizar uma venda, procure não deixar nada oculto ao cliente, para que ele não descubra sozinho e principalmente, que ele não tenha uma surpresa desagradável. Forneça todas as informações e condições, para que assim, ele não se sinta prejudicado ou lesado em nenhum tipo de situação.
· Mantenha uma equipe treinada
Os atendentes devem conhecer as características técnicas do produto para que eles possam fornecer as informações corretas. Por isso, não economize em treinamentos atualizados com técnicas de bom atendimento.
Quais os riscos que a empresa e marca correm ao atender de forma errada seu cliente ?
Em meio ao mercado competitivo em que nos encontramos, o bom atendimento é estratégico e pode definir se o cliente negociará ou não. O atendimento pode tanto alavancar as vendas, como também prejudicá-la.
Muitas empresas deixam de vender por não se atentarem ao bom atendimento aos seus clientes. E você com certeza não quer que isso aconteça.
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