Uma empresa pode investir em diversas ações para promover o seu negócio, utilizando estratégias que atendam às expectativas do seus clientes, como ao entregar brindes ecológicos, mas unificando também um pensamento mais responsável socialmente falando.
Não à toa, um termo que vem ganhando grande destaque hoje é o marketing verde, que alia ações de publicidade de uma marca com uma postura cada vez mais coerente e alinhada com a sustentabilidade.
De fato, qualquer empresário que deseje se destacar no seu mercado e atingir um papel diferenciado dentro do seu ramo precisa aplicar seus esforços em elaborar ações que mostrem os lados positivos do seu negócio e um comprometimento maior.
Isso significa que ao pensar em encomendar uma Barraca para evento, ele não pode deixar de considerar as opções ecológicas, pois elas podem representar várias decisões conscientes tomadas pela empresa.
Essa tomada de atitude reflete em muitos aspectos de uma companhia, de modo que muitas das camadas da sua estrutura podem ser reinventadas, modelando o negócio e conferindo a ele muito mais valor.
Tudo isso tem uma razão muito prática, mas que é de suma importância para qualquer marca hoje em dia: movimento sustentável, também chamado de desenvolvimento sustentável.
Não é difícil perceber que a preocupação com o meio ambiente se tornou uma das pautas mais essenciais para o mercado e para a sociedade como um todo.
A escolha dos clientes hoje é muito mais voltada para a sustentabilidade, requisito exigido pelo consumidor.
Nesse sentido, se há na prateleira de uma loja dois ou mais tipos de um produto com a mesma finalidade, certamente aquele que preza pelo meio ambiente e pelo movimento sustentável consegue atrair a atenção do comprador e se destacar nesse meio.
Portanto, quando se pensa inclusive na escolha de brindes para uma ação de publicidade, é fortemente recomendado que a empresa considere os de modelo ecológico, aderindo a essa técnica de maneira consciente e, até mesmo, estratégica.
Para saber mais sobre o tema, não deixe de acompanhar este artigo e entender do que se trata o movimento sustentável, qual a sua importância, quais as suas vantagens e o significado de ser ecologicamente responsável nos dias atuais.
O que é o movimento sustentável?
Há uma série de bandeiras que estão sendo erguidas hoje em dia e que mostram o quanto o meio ambiente precisa ser preservado e respeitado.
Essa deve ser uma atitude individual, mas também coletiva e, sobretudo, empresarial.
Uma pessoa pode optar por consumir alimentos veganos, mudando o seu estilo de vida justamente por se preocupar com questões ambientais.
Ao adquirir apenas produtos que não sejam testados em animais, chamados de cruelty-free, ela atesta essa decisão.
No universo corporativo, essa tomada de atitude se torna um dos grandes destaques da marca, que passa a ser vista com outros olhos graças ao seu movimento sustentável.
A organização WWF (World Wildlife Fund, que significa Fundo Mundial da Natureza) diz que uma das significações mais aceitas para explicar o movimento sustentável é o desenvolvimento que supre as necessidades da geração atual sem comprometer a futura.
Isso quer dizer que cada ação realizada hoje deve impactar o mínimo possível em termos de uso de recursos naturais, justamente para que as futuras gerações também tenham acesso a eles.
Dessa forma, é possível entender que para obter uma atuação sustentável, qualquer estabelecimento precisa se adaptar e avaliar, passando por qualificação de desempenho ou validação de processo e implementando novas ações constantemente.
Essa decisão vai se traduzir em uma série de mudanças internas, mas em benefícios que serão conquistados no curto, no médio e no longo prazo, pois levar essa bandeira hoje é uma forma eficaz de validar a companhia no mercado.
A importância do movimento sustentável e dos Brindes Ecológicos
É comum que uma pessoa hoje decida adquirir uma cadeira jantar moderna de forma criteriosa, depois de avaliar se os processos utilizados na produção daquele item foram de cunho responsável e sustentável.
Quando uma companhia decide investir em ações de publicidade para o seu estabelecimento, é fundamental que ela considere aderir a esse tipo de técnica, priorizando, por exemplo, a escolha por brindes promocionais personalizados.
Na prática, isso é importante por uma série de motivos, sendo alguns dos principais:
- Reduzir a produção de lixo;
- Ajudar no uso de fontes de energia renováveis;
- Conquistar redução de custos no longo prazo;
- Utilizar menores quantidades de materiais tóxicos;
- Diminuir o seu consumo de energia elétrica;
- Produzir menores índices de poluição;
- Possibilitar a reciclagem ou reuso de produtos;
- Aumentar a vida útil do que ela oferece.
Como é possível perceber, vai muito além da escolha por brindes ecológicos.
De fato, ao tomar essa decisão, ela está entregando para o seu público um item de valor simbólico e duradouro, pois com ele a companhia sinaliza a sua ação perante o meio ambiente.
Essa mesma tomada de decisão pode ser vista quando, em uma propaganda publicitária, o estabelecimento opta pela encomenda de um totem fotografico que tenha sido produzido de maneira sustentável, enraizando ainda mais o seu desenvolvimento consciente.
Ao agir com essa mentalidade, ela passa a ser cada vez mais natural para a marca, que não apenas se compromete com uma causa justa, como também utiliza dos seus brindes ecológicos para promover boas ações na sociedade.
As vantagens do movimento ecológico para a empresa
Depois que passa a inserir essa cultura no seu dia a dia, tanto na distribuição de brindes ecológicos quanto na adesão a processos internos mais sustentáveis, a empresa passa a desfrutar de vantagens bastante interessantes.
A começar pelo oferecimento de produtos que atendem aos novos hábitos de consumo de um público cada vez mais comprometido e consciente.
Isso traz, naturalmente, uma competitividade no mercado, já que a marca se destaca das concorrentes.
Ao distribuir como brinde um mouse pad personalizado, feito com materiais recicláveis e reciclados, a imagem da empresa passa a ser vista ainda mais positivamente, como um exemplo de companhia sustentável e engajada nas decisões ecológicas.
Esse brinde vai não apenas ajudar na divulgação da empresa, mas inclusive no impacto que ela vai causar no seu setor devido a sua investida em boas práticas, no que diz respeito ao marketing verde e no fortalecimento da sua imagem.
Outro ponto de destaque está na conquista de um público que estava em busca de empresas com essa postura no mercado.
Esse é um dado que merece destaque, uma vez que a procura por marcas conscientes se torna cada vez maior. Até mesmo em termos financeiros há vantagens a serem percebidas.
Afinal, ao utilizar os recursos certos, a empresa passa a conquistar um maior custo-benefício, que se vê na compra econômica de insumos para produzir acessórios bicicleta e na venda facilitada.
Por fim, uma empresa que se preocupa e adere ao movimento sustentável se torna uma referência, um modelo que inspira outras marcas a fazer mudanças internas para conseguir uma ação cada vez mais efetiva.
O que quer dizer ser sustentável
O tempo em que ser sustentável era apenas moda ficou para trás. Hoje, se não há uma correta e fácil identificação de que aquele produto é sustentável, a marca passa a ser vista apenas como mais uma no mercado.
Por isso, aderir a um movimento sustentável se trata de um conjunto de decisões que vão agregar um valor para a empresa, seja ela especializada em arquitetura para berçários ou em cosméticos.
Alguns passos podem tornar esse cenário possível e estimulante para qualquer empresa.
Um deles é passar a ter parceiros que ajam da mesma forma consciente, ou seja, dando preferência por adquirir produtos de fornecedores sustentáveis.
Além disso, reciclar e estimular a coleta seletiva de produtos usados ajuda a reduzir os impactos ambientais.
Esse incentivo pode ser inserido de maneira interessante no próprio design dos brindes ecológicos, ampliando ainda mais essa postura responsável.
Também é importante fazer uma análise interna dos processos da empresa, entendendo de forma mais minuciosa o que cada ação ali representa e como ela pode ser modificada para promover a sustentabilidade.
De fato, ser sustentável vai além de uma simples decisão estratégica: é preciso inovar e reinventar continuamente cada ação tomada pela empresa, contribuindo assim para a ampliação das conquistas de um mundo cada vez mais sustentável.
Considerações finais
Resumindo, qualquer companhia que se preze precisa se avaliar constantemente para buscar melhorias que vão enriquecer e fortalecer a sua marca.
Aderir à técnica de utilizar brindes ecológicos é uma das formas mais interessantes de estender essa postura para o público.
Por isso, ao precisar investir em ações de marketing e nas melhorias da produção interna, não deixe de priorizar o movimento sustentável e enraizá-lo na performance do seu negócio, conquistando resultados cada vez mais positivos diante de tudo isso.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.