Não é de hoje que os brindes para uma empresa fazem parte das estratégias de empresas dos mais variados segmentos no mercado.
Com eles, uma marca consegue atrair e fidelizar seus clientes, mostrando para essas pessoas que está preocupada em agradá-las.
Todos nós, em algum momento, já ganhamos um brinde por ter comprado determinado produto, porque indicado um amigo ou por diversas outras razões que fazem parte dessa estratégia.
As organizações buscam alternativas para reter seus clientes e tornar sua marca mais conhecida, tendo em vista que essas ações ajudam a superar a concorrência.
Os brindes estão entre as práticas mais comuns, e dentre todos os benefícios que eles podem trazer, a fidelização da clientela é o que mais se destaca.
Esse ato ajuda a melhorar o relacionamento entre o consumidor e as marcas, fazendo com que eles enxerguem valor nas soluções oferecidas por elas. Mas é importante que o brinde seja útil e compatível com o seu negócio.
Se você está pensando em adotar essa estratégia, vamos explicar o conceito de brindes, a importância deles para as empresas e como usá-los como elemento de agradecimento.
Entendendo o conceito de brinde
Os brindes são estratégias de marketing promocional, sendo muito poderosos e eficazes porque ajudam a fidelizar os clientes e a expandir a marca no mercado.
Portanto, é uma ação fundamental para qualquer tipo de negócio. As empresas também podem investir em brindes personalizados, e eles podem ser distribuídos para os clientes e funcionários.
Uma empresa de açaí em atacado, por exemplo, pode entregar diferentes tipos de brindes, como:
- Canetas;
- Squeezes;
- Mochilas;
- Canecas.
A pessoa que recebe esse agrado se sente reconhecida e a organização desperta o sentimento de gratidão.
Todos os consumidores gostam de receber essa recompensa, principalmente quando ela é personalizada.
A marca demonstra a importância de seus clientes e o quanto precisa deles para se manter ativa no mercado.
Em vista disso, podemos dizer que essa estratégia é um cuidado a mais que o seu negócio tem com a clientela.
Os funcionários também se sentem mais felizes e satisfeitos, pois conseguem perceber que a companhia realmente se preocupa com sua satisfação e que se lembra deles.
Você pode aproveitar para imprimir o logo da sua marca e toda vez que o cliente ou funcionário for utilizar o brinde, vai se lembrar de você. Em outras palavras, você se coloca nas mãos do seu público.
Com base no conceito de brinde, podemos começar a compreender um pouco mais sobre sua importância para as empresas.
A importância do brinde para as organizações
Desde um modelo mais simples até a um pão artesanal, esses itens são muito importantes para as empresas por diversas razões.
Ele é capaz de fortalecer o branding da marca, ou seja, e melhora a maneira como a sua empresa se posiciona na mente do consumidor.
Todavia, você precisa entender que apenas distribuir brindes não é o suficiente para criar laços com essas pessoas.
O momento da entrega é muito importante, por exemplo, durante um evento em que sua empresa está participando.
Se o seu negócio está participando de uma feira e entrega brindes durante esse evento, o acontecimento será lembrado de maneira positiva.
O que queremos dizer é que você precisa contextualizar o momento da entrega para que ele traga valor emocional ao consumidor.
Essa estratégia também é importante porque ajuda a fidelizar os seus clientes, visto que eles criam uma memória positiva em relação à sua marca.
O brinde ativa gatilhos da memória que ajudam a fortalecer um relacionamento de confiança entre o seu negócio e os consumidores. É exatamente por essa razão que a contextualização da entrega é importante.
Não podemos nos esquecer também do fato de que fidelizar um cliente é muito mais barato do que conquistar um cliente novo, portanto, investir em brindes é sempre uma boa estratégia de fidelização.
Se você quer ser lembrado de maneira positiva, precisa investir em práticas que envolvam o seu cliente, isso se aplica até mesmo para empresas de produtos sazonais.
Um salão de beleza, por exemplo, pode oferecer para as clientes um pequeno Balão Personalizado com Nome.
Trata-se de um produto útil e que vai fazer com que essas pessoas queiram voltar para o seu salão.
Isso significa que cada negócio precisa investir em um tipo de brinde diferente, que faça sentido tanto para o público quanto para o seu segmento.
Uma imobiliária pode oferecer como brinde um chaveiro personalizado para os clientes que comprarem um imóvel. Não faria sentido se essa mesma imobiliária oferecesse como brinde um kit de higiene dental.
Saber escolher o agrado que o seu negócio vai oferecer, é possível fortalecer o relacionamento também com os colaboradores.
Um consultório especialista em acupuntura deve investir em brindes para os clientes e para os funcionários, pois eles fortalecem as estratégias de comunicação interna.
Este pequeno prêmio pode ser distribuído em diferentes situações, como treinamentos, confraternizações, dentre outros.
Quando isso é feito, a corporação fortalece o vínculo emocional entre ela e seu colaborador.
Além de melhorar muito o ambiente de trabalho, a companhia vai reter seus talentos e reduzir consideravelmente a taxa de rotatividade.
As organizações precisam ter em mente que a estratégia com brindes deve ser utilizada como um elemento de agradecimento, pois os efeitos serão muito mais positivos dessa forma.
Usando os brindes como elemento de agradecimento
Se um fabricante de totem fotografico oferece brinde personalizado para o seu cliente, ele vai sentir que está sendo recompensado por algo. Mais do que isso, ele sente que a empresa é grata por sua presença e por comprar com ela.
Podemos considerá-los como um prêmio porque ele agrada as pessoas e traz um sentimento positivo. Isso gera uma memória inesquecível e positiva em relação ao seu negócio.
Para utilizar os brindes como elemento de agradecimento, você pode distribuí-los em datas comemorativas, conferências, premiações internas, como uma gratificação, em eventos e feiras sociais e em datas especiais, como no aniversário da organização.
Ao fazer isso, sua marca vai permanecer muito mais tempo nas lembranças de seus clientes.
Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada, quase 90% das empresas que oferecem brindes permanecem por quase um ano na mente dos consumidores.
É claro que uma empresa de transporte de cargas ou qualquer outra precisa investir em estratégias de marketing, como anúncios em jornais e revistas, mas para permanecer nas lembranças das pessoas, outras ações precisam ser colocadas em prática.
Entretanto, lembre-se de que os brindes precisam ser úteis, de preferência que possam ser usados no dia a dia, como no caso de canetas e canecas.
Toda vez que as pessoas usarem o produto, elas vão se lembrar da sua marca, e ela pode ficar ainda mais na memória dos consumidores se esses brindes forem personalizados.
É por isso que as companhias gostam de incluir nesses itens o seu logotipo e telefone para contato. Também é importante ter em mente que as pessoas compartilham com as outras os momentos positivos e negativos que vivenciam no dia a dia.
Se você der um presente de boa qualidade, pode ter certeza de que muitos de seus clientes vão compartilhar uma foto ou um vídeo mostrando o seu brinde.
Por exemplo, no caso de uma empresa de alimentos veganos, esse comportamento pode representar uma propaganda boca a boca.
Mesmo que o cliente não esteja fazendo uma propaganda direta do seu produto, ele está demonstrando a sua satisfação.
Isso acaba por influenciar outros indivíduos de seu círculo social e fazendo com que eles procurem o seu negócio.
Investir em campanhas publicitárias e anúncios em plataformas é importante, mas não causam o mesmo efeito emocional no seu público.
E quanto mais útil foram objeto de recompensa para o seu público, mais divulgado por essas pessoas ele será, além de despertar o interesse em muitas outras.
A melhor parte de tudo isso é que qualquer tipo de empresa, como aquelas de locação de aparelhos estéticos, pode focar nessa prática e obter excelentes resultados.
Conclusão
Sendo assim, distribuir brindes é uma prática antiga, mas que ainda traz resultados inigualáveis para as empresas.
Mesmo que você precise investir um pouco mais no início, os retornos vão compensar todos os seus investimentos, tanto de tempo quanto de dinheiro.
É a chance que o seu negócio tem de estar mais presente no dia a dia das pessoas, por meio de algo que será útil para elas.
Certamente, você mesmo já deve ter recebido um brinde de alguma empresa, e se ele realmente foi útil, você sabe qual é a sensação de gratidão que essa estratégia desperta nas pessoas, e você pode fazer a mesma coisa pelos seus clientes. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.