o que são press kits?

Como Criar Press Kits Para A Divulgação De Sua Empresa?

A criação de press kits para divulgação de empresas se tornou um grande sucesso nos últimos anos. Além de proporcionar uma boa experiência para quem recebe esse material, ajuda a criar mais relevância e visibilidade para os produtos e marcas que estão sendo lançados.

Mas, para que isso seja possível, é necessário utilizar os brindes certos para essa ação. Assim, você terá um feedback positivo e encantará os seus clientes. 

Quer saber como criar um press kit para a divulgação da sua empresa? Neste artigo você verá:

  • o que é press kit?
  • dicas para criar um press kit da forma correta;
  • como criar um press kit de sucesso — conheça o passo a passo.

O que é press kit?

O press kit, também conhecido como kit de imprensa, é uma ação de marketing, que reúne uma quantidade de materiais, a fim de apresentar um produto ou serviço para a mídia. 

Geralmente ele tem como base uma carta de apresentação chamada release, que explica um pouco sobre a história da empresa e quais os produtos e serviços oferecidos. 

Essa é uma ação que parecia ter perdido força na última década, mas ganhou grande relevância após influenciadores, cantores e celebridades no geral começarem a utilizar frequentemente para divulgação da sua marca. 

Além de ser uma oportunidade de gerar mais conhecimento para a sua empresa, os press kits servem para proporcionar uma experiência única para quem recebe. É uma forma de demonstrar a real utilidade do seu produto e serviço e demonstrar o valor que está por trás daquela divulgação. 

Dentre os materiais utilizados em press kits, estão:

  • brinde personalizado ( caderno, caneta, mochila, chaveiros, etc);
  • material impressos personalizados (flyer, folder, cartão, fotos, etc);
  • objetos que expressam a característica da ação (decoração, presentes personalizados, etc);
  • o produto que está sendo divulgado.

Dicas para criar  press kit da forma correta

Apesar dos press kits serem  uma excelente forma de divulgação da empresa, é fundamental que ele seja feito da maneira correta, para evitar que você desperdice tempo e dinheiro com essa ação. 

Por isso, é essencial que no momento de escolher os materiais que serão colocados na sua divulgação, você pense se eles realmente serão úteis e inesquecíveis para quem está recebendo. 

Além disso, de nada adianta sobrecarregar o press kit com diversas informações, dificultando o entendimento e tirando o foco do produto ou serviço que merecia ter maior destaque. 

Em razão disso, antes de colocar o planejamento em prática, é necessário pensar em todos os itens que irão compor a ação. Assim, as chances de erros e de feedbacks negativos dos clientes serão menores. 

Como criar press kits de sucesso? Conheça o passo a passo

Agora que você já sabe o que é um press kit e qual a relevância para as empresas quando feito da maneira correta, é o momento de aprender o passo a passo para criar o seu. 

Veja a seguir:

Tenha um bom planejamento

O planejamento é a primeira etapa da ação, a partir do momento que fica definido a utilização do press kit para a divulgação de um produto ou serviço da marca. 

Além de ser o momento de organizar as ideias e colocá-las no papel para entender a viabilidade e se será de fato satisfatório, o planejamento é essencial para verificar se o orçamento está dentro do esperado pensando nas estratégias que serão realizadas. 

Defina o objetivo da ação

Ninguém quer enviar um press kit só por enviar, não é mesmo? É necessário ter todo o cuidado e atenção para não parecer uma estratégia sem objetivo. Por isso, é fundamental que após o planejamento seja definido o objetivo desta ação. 

É de extrema importância que quem recebe esse material perceba que ele foi bem pensado e elaborado conforme os interesses deles.

Use a criatividade

A criatividade será fundamental no momento de criar o press kit. Pensando no seu público-alvo e nas características que eles possuem, fica mais simples determinar a identidade visual que será utilizada. 

A personalização é uma etapa muito importante para chamar ainda mais a atenção dos clientes e mostrar a o cuidado e atenção que a marca teve em todos os detalhes, principalmente, se esse material tiver o nome ou algo que identifique quem irá receber.

Para saber sobre esse tema e entender melhor sobre o mundo do marketing promocional, leia o artigo: Live Marketing — A Comunicação Na Era Do Protagonismo Dos Consumidores

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.