Os resultados da empresa estão estagnados e você está procurando por uma forma de potencializar a produtividade dos seus colaboradores? Uma solução para isso pode ser fazer uma campanha de incentivo!
Essa é uma ótima estratégia para motivar as equipes, especialmente aquelas que trabalham no formato home office, no qual muitas vezes ocorre um distanciamento com os processos da empresa.
Gostou dessa ideia? Para saber como fazer uma campanha de sucesso, confira as dicas que daremos a seguir!
Neste artigo, você verá:
- por que fazer uma campanha de incentivo?;
- como montar uma campanha de incentivo em cinco etapas.
Por que fazer uma campanha de incentivo?
Motivação é a peça fundamental para os bons resultados de uma empresa. Um levantamento da Consultoria Right Management concluiu que funcionários entusiasmados rendem 50% mais.
Contudo, por vezes, os colaboradores podem ficar desestimulados. Um bom gestor deve perceber os sinais que indicam que isso está acontecendo e traçar estratégias para dar uma injeção de ânimo no time.
Diferente do que se pensa, recompensas salariais não são motivadoras por si só. Reconhecimento, premiações e até mesmo brindes personalizados são ótimas formas de cativar os funcionários.
Mas, para implementar essas medidas, é importante ter organização e produzir uma campanha de incentivo concisa. Elas não são úteis apenas para reanimar um time, mas também para alavancar vendas de um produto que está estagnado, promover o alcance de metas ou bombar o lançamento de uma nova solução.
Além disso, implementar essa estratégia mostra que a empresa reconhece o esforço das suas equipes — o que contribui para a retenção de talentos, cria oportunidades de crescimento profissional e estimula o desenvolvimento dos seus colaboradores.
Ficou interessado? Então confira abaixo dicas para estruturar essa ação!
Como montar uma campanha de incentivo em 5 etapas
Para ser bem-sucedida, uma campanha de incentivo precisa ser elaborada em cima de três pilares:
- motivação;
- reconhecimento;
- recompensa.
Isso quer dizer que, para essa ação ser efetiva, ela precisa motivar os colaboradores, prestigiar os profissionais que se destacarem e retribuir os participantes.
Para te ajudar com isso, elencamos cinco etapas fundamentais dessa estratégia. Confira a seguir!
1. Planejamento
O primeiro passo é definir o objetivo da campanha, isso norteará toda a sua estratégia. Sendo assim, pense: o que é importante para a empresa agora?
Bater as metas do fim do semestre? Motivar o time de vendas? Impulsionar o lançamento de um produto?
São várias possibilidades e, para garantir que os resultados serão alcançados, é importante ter clareza de onde a sua empresa quer chegar.
Também é importante definir metas individuais, para reconhecer os profissionais que se destacarem, e eleger metas coletivas, a fim de integrar a equipe.
Mas é importante ter em mente que a campanha de incentivo não deve gerar custo para a empresa. Por isso, é preciso definir objetivos audaciosos, porém realistas.
Feito isso, estabeleça o prazo que os colaboradores têm para alcançar o resultado. E não se esqueça de definir os setores ou profissionais que participarão da ação.
Para aumentar o engajamento é importante definir uma temática que seja baseada no objetivo. Por exemplo, você pode aproveitar a sazonalidade das olimpíadas e basear a campanha nesse tema. Contudo, é importante avaliar o público-alvo e pensar em algo que faça sentido.
Por fim, defina as premiações, mas garanta que elas sejam atrativas para os colaboradores e alinhadas ao desafio. Aqui você pode pensar em cartões de presente, day off e kits personalizados. Mas também pode oferecer recompensas mais valiosas, como viagens, computadores, quantias em dinheiro, dentre outros.
2. Lançamento
Com todas as etapas da campanha de incentivo definidas, é hora de apresentar a ação para toda a empresa. Faça disso um evento!
É interessante produzir brindes personalizados com a temática, marcar uma reunião com todos os participantes e apresentar as metas e premiações de forma bastante atrativa.
3. Sustentação
Para garantir a motivação e engajamento dos participantes, é importante manter a energia da campanha lá em cima!
Por isso, promova workshops que irão ajudar os colaboradores a atingirem as metas, palestras de motivação, prêmios instantâneos, compartilhe diariamente indicadores dos resultados, etc.
4. Encerramento
Chegando ao final do prazo da campanha faça um evento de encerramento para realizar a distribuição dos prêmios.
Não deixe de parabenizar o esforço das equipes e reconhecer os resultados alcançados. Além disso, evidencie os profissionais que se destacaram, ressaltando as habilidades que favoreceram para que as metas fossem atingidas.
5. Relatório final
Por fim, elabore um relatório final mostrando o quanto a ação conjunta de todos foi um sucesso e permitiu que os resultados fossem atingidos. Aproveite esse momento para fomentar o trabalho em equipe entre os colaboradores.
Buscar formas de motivar os profissionais é fundamental para garantir o crescimento da empresa. As campanhas de incentivo são uma ótima estratégia, mas para equipes que estão trabalhando no formato remoto isso é um desafio ainda maior. Para saber mais sobre o assunto, confira o artigo sobre como engajar uma equipe em home office!