Atualmente, ouve-se falar bastante em eventos de Workshop e seus benefícios. Mas e você? Já teve a oportunidade de participar de um evento desse porte? Se não, saiba que é uma ferramenta útil para capacitar e motivar os participantes, sabe porque? Você vai entender um pouco mais no artigo a seguir e saberá como montar um workshop com 5 dicas essenciais para seu evento.
Em primeiro lugar, por meio desse artigo, responderemos as seguintes perguntas:
- O que é Workshop?
- O que está envolvido na realização desse evento?
- Quais são as vantagens?
WORKSHOP – O QUE É?
Falando de forma clara, Workshop é uma reunião com um grupo de pessoas, onde o palestrante e convidados conversam e debatem sobre um tema. A ideia portanto, é fazer com que as pessoas saiam da zona de conforto e exponham suas opiniões.
Mas como elaborar um workshop bem-sucedido? A partir de agora, forneceremos a você 5 passos simples, mas que são essenciais. Confira a seguir!
Passo Nº 1 – Defina o tema do workshop
Ao programar um evento como esse, deve-se pensar em quais serão os objetivos a serem alcançados e que mensagem deverá ser transmitida. Desse modo, a escolha do tema será crucial para o sucesso do evento, de acordo com o que você busca.
Dica: Seria interessante pesquisar assuntos do momento, como temas atualizados, que cativem a atenção e que instiguem ao debate.
Passo Nº 2 – Escolha o espaço e o local
Busque espaços que deixem os convidados confortáveis. Portanto, não esqueça a quantidade certa de cadeiras, banheiros, som e iluminação.
Portanto, durante o evento, faça pequenas pausas e ofereça um Coffee break! Proporcione um momento descontraído, para que os participantes se conheçam e troquem experiências. O clima de leveza ao retornar à palestra será nítido.
Passo nº 3 – Selecione os palestrantes
A escolha do palestrante definirá como será a eficácia do evento. O Workshop deve ser interativo, portanto, onde os convidados e o palestrante:
- Trocam experiências.
- Debatem assuntos específicos.
Tendo em vista esse objetivo, em primeiro lugar, procure alguém que além de dominar o assunto, que consiga lidar bem com as pessoas. Ele deve fazer com que os convidados reflitam e saiam encorajados a melhorias.
Passo Nº 4 – Faça um planejamento estratégico
Em seguida, use a divulgação como um planejamento estratégico! Aposte na criatividade e instigue a curiosidade do público utilizando:
- Materiais impressos em pontos de fácil acesso e visualização.
- Redes sociais, panfletos, folders ou e-mails.
- Sorteios de ingressos, caso seja cobrado.
Passo n° 5 – Busque patrocínios para o evento
É claro que elaborar um evento envolve gastos e o que pode ajudar tanto em sentido financeiro como em divulgação é o patrocínio. No entanto, os patrocinadores podem contribuir com:
- Dinheiro.
- Responsabilidades antes, durante e após o evento.
- Divulgação.
BENEFÍCIOS DO WORKSHOP
Entre os diversos benefícios do workshop, podemos alistar alguns que se destacam, porque:
Propõe engajamento entre os funcionários;
- Incentiva a atitudes proativas e aumenta a confiança dos participantes;
- Fornece capacitação e treinamento atualizados e práticos;
- Estimula a inteiração e a comunicação entre os colaboradores;
- Entre outros resultados positivos!
Portanto, invista os recursos em um workshop e com certeza sua empresa não vai se arrepender!
Já pensou em que brindes fornecer para os convidados? Não? Então veja nosso artigo “Como escolher brindes para eventos corporativos?”. Temos certeza que todas as informações disponíveis nessa matéria te ajudarão na escolha certa de brindes assertivos.