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Endomarketing: saiba o que é, e a sua importância

É comum que empresas novas e pequenas concentrem todos os seus esforços na construção de sua imagem através do desenvolvimento de estratégias de marketing, deixando o endomarketing de lado.

No entanto, essa ferramenta é extremamente importante para manter um ambiente de trabalho saudável e com funcionários alinhados sobre os objetivos e metas da empresa.

No decorrer deste artigo, será abordado o conceito do endomarketing, as vantagens que sua aplicação pode trazer para a sua empresa e algumas dicas de como aplicá-lo.  

O que é endomarketing?

O endomarketing, ou marketing interno, trata-se de uma estratégia de marketing voltada para dentro da empresa, ou seja, para os colaboradores.

Ao contrário do que muitos pensam, o endomarketing não é um boletim informativo pendurado no mural, ou e-mails informando sobre a situação da empresa, mas é algo que abrange muito mais do que isso.

O marketing é uma área que estuda e aplica estratégias para vender um produto ou serviço e entender o comportamento do mercado, como uma estrutura metálica tubular para manter a empresa no mercado.

O endomarketing é exatamente isso, só que voltado para os profissionais que trabalham em uma empresa e com o objetivo de despertar o desejo desses funcionários em adquirir um conjunto de metas, objetivos, valores e missões da organização.

Em tempos onde muitas empresas possuem produtos e serviços padronizados, buscando um alto rendimento para sair na frente na corrida do mercado de vendas, as relações com os próprios trabalhadores vão sendo deixadas de lado.

Inúmeras empresas dedicam recursos e tempo para atrair e reter clientes, mas é necessário ter em mente que é quase impossível fornecer bons produtos com uma equipe de funcionários desmotivados.

Um colaborador insatisfeito, cujas necessidades não estão sendo supridas em seu ambiente de trabalho, dificilmente irá proporcionar uma experiência única para o cliente, algo que faz diferença no mercado atualmente.

Quais os benefícios do endomarketing?

O endomarketing é uma ferramenta poderosa para unir funcionários, aumentar o desempenho da sua equipe e proporcionar experiências únicas para o cliente.

Mas as vantagens não se restringem a apenas isso, por isso, elaboramos uma lista com os principais pontos de importância para implementar um plano de endomarketing no seu negócio: 

  • Aprimora a comunicação de empresa x funcionário
  • Une diferentes áreas
  • Abre espaço para o diálogo
  • Gera maior motivação
  • Aumenta a satisfação do cliente
  • Gera reconhecimento de marca

Outra vantagem do endomarketing é que ele pode ser aplicado em qualquer organização, desde uma empresa que vende sapatos a uma empresa de segurança condomínio.

Comunicação entre empresa e funcionário

Quando se coordena um grande empreendimento, comunicar para todos os funcionários os planejamentos, projetos, metas e diversos outros planos é um grande desafio.

Diversas empresas disparam e-mails com recados sobre mudanças estruturais e lançamentos, mas isso não atinge todos os funcionários e muitos nem sequer gostam de ler esses e-mails.

Os funcionários não querem ser apenas espectadores do desenvolvimento da organização, eles querem contribuir para o seu desenvolvimento.

O endomarketing possui esse intuito, de ser um canal de comunicação entre os sócios e todos os funcionários da empresa, sejam quaisquer os cargos que possuam.   

Une diferentes áreas

Uma das consequências mais inusitadas do endomarketing é unir todas às áreas da companhia, coordenando todas de forma igual, o que permite desenvolver e implementar de forma mais fácil planos e estratégias.

Através dessa tática, as ideias dos gestores e até mesmo dos funcionários são evidenciadas por todos. Deste modo, uma empresa de zeladoria e portaria pode receber sugestões dos zeladores e porteiros, pois eles lidam com o público.

O funcionário fica a par de tudo que irá acontecer, quais os rumos a empresa tomará e ainda poderá opinar sobre isso e expor suas ideias.

Com a mobilização de toda a empresa, a quantidade de projetos que são deixados de lado será reduzida significativamente, pois colaboradores de outras áreas podem identificar falhas e ajudar a solucionar problemas. 

Abre espaço para o diálogo

Há diversas estratégias do endomarketing para abrir espaços para o compartilhamento de ideias entre funcionários e sócios. Até mesmo entre os funcionários de cargos menores e coordenadores.

Em algumas empresas, os estagiários, vendedores, caixas, operadores e diversos outros funcionários nunca viram seu coordenador ou o dono da empresa.

Criar uma ponte entre essas pessoas, abrindo um espaço seguro para diálogos, pode ser muito enriquecedor para ambos os lados.

Para o sócio, gestor ou coordenador, o diálogo com o funcionário proporciona a oportunidade de alinhá-lo com os objetivos da empresa e ouvir o que os funcionários anseiam por melhorias e até mesmo novas ideias.

Já para o funcionário, esses diálogos podem ser a chance de impulsionar a sua carreira, de trazer demandas e insatisfações do ambiente de trabalho, entre outros. Todos esses benefícios se culminam em uma convivência melhor dentro da empresa. 

Gera maior motivação

Um colaborador que compreende o que a empresa está fazendo e se sente fazendo parte do negócio é mais motivado e trabalha com maior empenho.

O endomarketing aumenta as chances do funcionário vestir a camisa da empresa ou o uniforme hospitalar feminino e ter orgulho da marca para qual trabalha.

Pois estimula a comunicação dentro da empresa, tornando-a um ambiente seguro e priorizando a saúde mental do funcionário. Afinal, todo mundo quer trabalhar em uma empresa empática e que escute suas ideias.

O marketing interno cria um ambiente competitivo, porém saudável, pois os funcionários são recompensados de forma clara e transparente, criando desta forma um ambiente propício para a produtividade. 

Maior satisfação no cliente

Existe um ditado popular que diz que o ser humano às vezes só consegue dar aquilo que possui dentro de si.

Então, se um funcionário só possui cansaço, desamor pelo seu ambiente de trabalho, indignação e desmotivação, ele não poderá tratar os seus clientes da forma que merecem.

Inclusive, lidar com o público não é uma tarefa fácil, podendo causar muito estresse. Um funcionário que está sendo estressado por todos os lados, acaba adoecendo.

Logo, uma empresa que priorize a saúde mental de seu funcionário terá reflexos no tratamento deles com a clientela, aumentando as suas chances de vendas.

Para os colaboradores que não lidam com o público, como uma empresa que realiza plano diretor de mobilidade urbana, o mesmo é válido, posto que um ambiente de trabalho saudável reduz a probabilidade de erros, estimula a criatividade e aumenta a motivação. 

Gera reconhecimento de marca

Atualmente, a meta das empresas é se destacar, e o endomarketing pode proporcionar isso através da construção da imagem da empresa.

Com um bom marketing interno, os próprios funcionários fazem um marketing da empresa que trabalham para seus colegas da faculdade, seus amigos e familiares.

Isso pode atrair funcionários cada vez mais qualificados e empenhados, além de construir a imagem de uma empresa eficaz, o que levanta a possibilidade de colocar a companhia na lista de melhores empresas para trabalhar.

Dicas para aplicar o endomarketing na sua empresa

Diante de todas essas vantagens, chegou o momento de apresentar alguns passos simples para implementar o endomarketing dentro do seu negócio: 

  • Promova iniciativas de integração
  • Recompense seus funcionários
  • Aplique treinamentos
  • Invista na comunicação interna

Com essas dicas, as chances do seu plano de endomarketing ser bem-sucedido são grandes, inclusive para um projeto arquitetura apartamento.

1 – Promova iniciativas de integração

Crie momentos em que os colaboradores possam se integrar com o restante da empresa, seja desenvolvendo planos de ações ou participando de treinamentos.

É importante que toda a companhia se conheça e compreenda o funcionamento de cada uma das áreas, pois dessa forma, todos irão entender o macro e perceber a sua importância dentro daquele espaço.

Além disso, conexões são geradas, surgem pessoas para se inspirar e trocar ideias e informações. Tudo isso gera um aumento do engajamento dos funcionários. 

2 – Recompense seus funcionários

Não adianta promover inúmeras atividades e palestras se os colaboradores não forem bem recompensados.

Crie planos de carreira realista, ofereça bonificações, prêmios por dedicação e novas ideias, crie pequenas competições e ofereça bons salários e exame pcmso e ppra.

O reconhecimento e a transparência também são recompensas que muitos funcionários esperam, nem sempre tudo é sobre valores monetários. 

3 – Aplique treinamentos

Organize treinamentos, palestras e eventos para que seus funcionários possam aprender conteúdos relevantes para o trabalho com pessoas experientes e especialistas no assunto.

Proporcionar conhecimento para o seu funcionário é uma outra forma de recompensá-lo pelos seus serviços e lhes dá ferramentas para melhorar. 

4 – Invista na comunicação interna

Faça uma reforma de sala pequena na sua empresa e crie um canal de comunicação interna na empresa e faça com que os funcionários participem do desenvolvimento desse canal.

Use e abuse das plataformas digitais para compartilhar os acontecimentos da organização e até mesmo da história dos integrantes das equipes. 

Considerações finais

Os benefícios de aplicar o endomarketing no seu negócio são inúmeros, e as dicas abordadas neste artigo certamente podem auxiliar seu negócio a melhorar a comunicação interna.

Afinal, o endomarketing fortalece o relacionamento entre o funcionário e a empresa, tornando-o algo saudável e forte, além de alinhado com a essência da marca empresarial.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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