importância dos anúncios institucionais

Saiba a importância dos anúncios institucionais

Compreender a importância dos anúncios institucionais é uma necessidade para as organizações, considerando que os diversos setores do mercado dependem da publicidade para se manterem ativos.

Além disso, estas práticas ajudam os negócios a aumentarem seus lucros e, quando devidamente trabalhadas, levam a marca ao conhecimento de um número maior de pessoas, impactando diretamente nas vendas.

Justamente por isso, as empresas entendem a importância de investir em anúncios, tanto online quanto offline, pois eles destacam as soluções oferecidas e posicionam a companhia como a melhor opção para o consumidor.

Dentre os vários tipos de anúncios está o anúncio institucional, que tem como objetivo promover a empresa ao invés das soluções que ela oferece, ou seja, a intenção não é vender algo especificamente.

Se parar para pensar, vai se lembrar de algumas marcas que considera politicamente corretas, ambientalmente conscientes, que respeitam as diferenças sociais ou que valorizam a diversidade cultural no país.

Mas você só conhece essas características dessas empresas porque elas foram divulgadas, e isso acontece por meio dos anúncios institucionais.

Para esclarecer todas as dúvidas em relação a esse assunto, neste artigo, vamos explicar o que é anúncio institucional e quais são as principais diferenças entre publicidade comercial e publicidade internacional. Confira!

Entenda o conceito de publicidade institucional

Publicidade ou anúncio institucional é uma estratégia também conhecida como publicidade corporativa, e seu objetivo é promover a empresa, ao invés de seus produtos e serviços.

Ou seja, trata-se de uma estratégia que não tem como meta vender alguma coisa, apenas projetar uma imagem positiva para o negócio, atrair a atenção dos clientes e educá-los em relação à filosofia da companhia.

Por exemplo, ao fazer um anúncio sobre a nova sinalização de estacionamento para deficiente, um shopping center projeta uma imagem positiva perante os consumidores e informa o público sobre seu trabalho em várias vertentes, como:

  • Saúde;
  • Educação;
  • Meio ambiente;
  • Combate à pobreza.

Estes são apenas alguns exemplos de causas sociais que podem ser promovidas por meio da publicidade institucional, de modo a valorizar a reputação da marca no mercado em que atua.

Para divulgar seus ideais, as companhias podem usar mídias digitais, televisão, rádio, imprensa e outros meios populares.

Além disso, o maior objetivo do anúncio institucional é promover a reputação da marca ao invés de abordar sobre seus produtos e serviços.

Seu propósito é mostrar o esforço da corporação e promover sua missão, visão, valores e princípios. Também é uma maneira de construir uma imagem positiva ao longo do tempo e mantê-la no mercado.

Essa forma de propaganda costuma ser usada para destacar as características das empresas e o modo como elas se destacam de seus concorrentes.

Com isso, uma empresa de limpeza de fachada comercial tem mais facilidade para conquistar a confiança dos clientes e oferecer um atendimento de excelência.

Vantagens do anúncio institucional

Investir em publicidade institucional traz muitas vantagens para os negócios, e dentre as que mais se destacam estão:

1 – Cria uma identidade única

Em um cenário onde a publicidade institucional tem como foco determinado tema, acaba criando uma identidade única para a marca.

Quando a empresa está voltada para seu público, considerando seus dados demográficos, como no caso da classe trabalhadora, utiliza símbolos que transmitem essa mensagem.

2 – Discurso de vendas subliminar

Como falamos anteriormente, o foco da publicidade institucional não é vender, mas acaba desenvolvendo um discurso de vendas sutil.

Os clientes estão expostos a esse tipo de anúncio o tempo todo, mas não percebem que são atraídos pelas soluções oferecidas pelas marcas.

Como consumidor, ao ver que determinada empresa defende uma causa que você também defende, automaticamente se interessa por seus produtos e serviços, mesmo que o foco da propaganda não seja esse.

3 – Melhora o perfil da organização

O reconhecimento da corporação aumenta quando sua reputação é aprimorada, por meio dos anúncios institucionais.

Por exemplo, se uma empresa que oferece serviço de chapa galvanizada para portão e quer atrair um público de alta renda, investe em um anúncio com símbolos de luxo, como a fachada de uma casa de alto padrão.

Isso atrai o público-alvo e faz com que as pessoas gastem mais a cada compra, mesmo que o objetivo da estratégia não seja vender.

4 – Ajuda a lidar com atitudes negativas

Às vezes, alguma situação pode provocar uma percepção negativa por parte do público, mas a publicidade institucional ajuda a resolver esse problema.

Tanto é que muitas companhias investem nessa prática para neutralizar uma possível marca negativa. Uma rápida pesquisa na internet pode mostrar muitos exemplos de empresas que resolveram grandes impactos negativos dessa forma.

No entanto, antes de trabalhar os anúncios institucionais e aproveitar todas as vantagens trazidas por ele, uma escola de aula de guitarra jazz deve saber as diferenças entre a publicidade institucional e a publicidade comercial.

Diferenças entre anúncios comerciais e institucionais

Anúncios comerciais e institucionais são os tipos mais comuns usados pelas marcas para promover causas, ideias, produtos e serviços, só que enquanto a publicidade comercial converte uma oferta, a institucional quer conscientizar o público.

Vamos mostrar alguns exemplos para que você compreenda melhor as diferenças entre esses tipos, mas é interessante conhecer um pouco sobre o conceito de anúncio comercial, antes das comparações.

Quando uma empresa investe em anúncio comercial, sua ideia é convencer o cliente a respeito de seus produtos e serviços e o quanto eles atendem às suas necessidades.

Para persuadi-los, é necessário criar argumentos sólidos e mostrar para o público as vantagens, características, preços e outras informações sobre as ofertas.

Essa prática utiliza gatilhos emocionais que despertam o desejo de consumo, procurando destacar os benefícios do produto ou serviço para mostrar ao cliente de que maneira ele pode se beneficiar com a compra.

As estratégias na internet de um restaurante para mini wedding também podem ser consideradas como ações comerciais, e para entender a diferença entre elas e os anúncios institucionais, é necessário conhecer alguns exemplos.

Exemplos de propaganda comercial

Os exemplos de propaganda comercial são muitos, como no caso de um anúncio feito no metrô, algo muito comum no Brasil e no mundo.

Os banners e cartazes espalhados nesse ambiente mostram características dos produtos e todas as vantagens que eles podem trazer para o consumidor.

Outro clássico desse tipo são os anúncios comerciais na TV e na internet, afinal, o audiovisual é o formato mais tradicional para oferecer uma solução para os consumidores.

Existem tantos comerciais de TV que é impossível citar todos eles, e nem precisamos fazer isso. Afinal, todo mundo conhece esse tipo de estratégia.

Na internet, um ensaio fotográfico em família pode ilustrar o lançamento de uma construtora no YouTube, nas redes sociais e em vários outros canais digitais.

A publicidade comercial também pode ser vinculada em eventos, onde a marca aproveita as atrações do espaço para transmitir uma mensagem.

Em estádios de futebol, por exemplo, vemos muitas propagandas próximas ao campo, que além de impactarem os torcedores também se destacam durante a transmissão dos jogos pela TV.

Eventos de música também são excelentes canais para a publicidade comercial. Por fim, os anúncios no varejo se destacam, pois as lojas aproveitam seu próprio espaço para anunciar promoções, condições de pagamento e lançamentos.

Exemplos de propaganda institucional

Assim como existem as propagandas comerciais, também existem as institucionais e costumam ser veiculadas em ambientes propícios, como os anúncios em aeroportos.

Uma clínica de lipoaspiração abdominal masculina pode anunciar neste espaço para mostrar às pessoas a importância de uma boa dieta, mesmo durante as viagens, para garantir a saúde e a boa forma física.

Os pontos de ônibus também são ambientes propícios para a publicidade institucional, como uma editora que pode estimular a importância da leitura para a cultura do indivíduo e o autoconhecimento.

Também é possível fazer propaganda institucional na internet, principalmente nas redes sociais, onde as ações costumam se espalhar rapidamente.

Uma publicação sobre qualquer assunto pode ser compartilhada pelos seguidores e impactar uma quantidade maior de usuários.

Por meio de um letreiro luminoso personalizado, o estabelecimento consegue fazer anúncio institucional no varejo, defendendo uma causa, como a doação de parte das vendas do dia para uma instituição.

Além de mostrar que defende e que apoia determinada necessidade social, consegue aumentar suas vendas por meio de consumidores que querem aumentar a doação oferecida.

Considerações finais

Os anúncios institucionais são muito importantes para promover e posicionar uma empresa em relação àquilo que ela acredita e no modo como pode cooperar com a sociedade.

Embora o foco não seja promover os produtos e serviços em si, acaba fortalecendo as vendas porque cria uma identificação entre a marca e seu público. Em acréscimo, leva ao conhecimento das pessoas que o seu negócio é uma empresa de valor.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.