Com o mercado se tornando mais competitivo, empresas e agências de publicidade inovam cada vez mais nas estratégias de comunicação e marketing. Reter um cliente e gerar engajamento tem sido difícil, justamente por conta da competição acirrada. São tantas novidades, que se perder em meio a tantos nomes e conceitos dessas técnicas é compreensível. Assim, você sabe o que é live marketing?
A estratégia está sendo bastante utilizada por grandes empresas e agências para gerar interação com os consumidores. Porém, a técnica é um pouco diferente do clássico marketing promocional. Por isso, continue a leitura para conhecer o conceito de live marketing e descobrir as diferenças entre essas ações e o marketing promocional.
O que é live marketing
Em uma tradução para o português, live marketing é o marketing ao vivo. Esse tipo de estratégia busca fazer com que o público tenha uma experiência marcante com as empresas, gerando o tão cobiçado engajamento. Utiliza-se o contato, experiências sensoriais e sinestesia para gerar uma relação de construção de marca, venda e fidelização.
Outro objetivo é fazer com que as ações despertem reações empáticas e imediatas por parte do público impactado. O envolvimento e o diálogo com a marca em questão são a resposta de sucesso de quem se empenha para planejar e executar essas ações.
Quais são as ferramentas do live marketing
Estar próximo do público é um preceito básico do live marketing para que seja possível ativar a interação com as pessoas. As ações são pensadas para que haja diálogo entre marca e consumidores. Pensando nisso, existem algumas oportunidades para aplicar a estratégia. São elas:
- congressos, eventos e feiras que prospectem a persona de interesse
- ações promocionais como brindes, liquidações, degustações, entre outras
- ações de merchandising
- marketing de incentivo, endomarketing e ativações de marca
- peças publicitárias
- ações em mídias sociais, aplicativos e em outros campos virtuais
Quais são as diferenças entre live marketing e marketing promocional
Na realidade, o live marketing é uma evolução do marketing promocional. Nesse último, o objetivo das ações é convencer quem ainda não conhece o produto a experimentá-lo e torná-lo mais atrativo e reconhecido. Outra meta é melhorar a imagem da empresa no mercado. Na prática, a diferença entre os dois métodos está na interação com o público.
Por exemplo, uma marca está lançando um novo modelo de poltrona. No marketing promocional, as ações poderiam se basear em panfletos explicativos com indicação das vantagens do produto e da possibilidade de desconto para quem apresentasse o encarte na compra.
Já no live marketing, poderia ser montado um stand para que o público pudesse se sentar nas poltronas a fim experimentá-las e comprovar as vantagens anunciadas. Assim, contato é sensorial e chama muito mais atenção, além de permitir que as pessoas tenham contato direto com o produto.
Neste post você entendeu o que é live marketing, suas principais ferramentas e a diferença entre essa categoria e o marketing promocional. Além disso, pôde notar que, apesar de ser uma estratégia nova, está sendo muito utilizada pelas empresas por aproximar a marca do público, gerando simpatia e engajamento.
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