PDI

Você sabe o que é PDI ?

O desenvolvimento profissional está atrelado ao desenvolvimento pessoal, investir nestes aspectos auxilia no crescimento de carreira e no atingimento de metas. Especialistas em gestão de pessoas criaram o chamado PDI para ajudar nesse sentido.

O trabalho em equipe é uma competência amplamente esperada por empresas, dado que essa característica é primordial para que um hospital veterinário consiga cumprir com seus compromissos para com os pacientes.

Todavia, muito se fala acerca do contexto coletivo mas as pessoas no geral esquecem que para o sucesso da coletividade está em uma equipe constituída por indivíduos com o bom ordenamento das questões pessoais.

Isto é, a exigir que as pessoas tenham bom desempenho ao exercerem trabalhos em equipe sem que haja fatores como inteligência emocional, certamente não é a atitude indicada por empresas e projetos exitosos.

É verdade que o trabalho em equipe se destaca como característica essencial para o funcionamento de projetos, a colaboração com diferentes perspectivas de melhorias nos processos confere maior dinamismo para a rotina das corporações.

Mas, tão importante como o trabalho para fomentar o engajamento entre grupos, focar na interação do indivíduo com si mesmo e suas próprias demandas têm grande relevância também.

O fornecimento de mão de obra qualificada para os departamentos de recursos humanos deve ser embasado no encontro de profissionais que reconheçam a importância dos âmbitos interno e externo e proponham formas de enriquecer ambas as partes.

Cuidando de pessoas para alcançar objetivos

O cuidado de uma organização para com seus colaboradores vai muito além de oferecer as condições básicas de trabalho, é preciso que as empresas estejam atentas para a valorização do funcionário, agregando para sua qualidade de vida.

Ambientes de trabalho devem ser saudáveis, obviamente que sempre em concordância com o profissionalismo e bom senso, mas não deixando de lado a humanização de processos.

É comum ver colaboradores adentrando para as equipes ministradoras de treinamento designado CIPA em empresas consideradas ótimos espaços para trabalhar. Isso porque a CIPA apoia na obtenção de estabilidade nas organizações.

De mesmo modo, empresas que não se dedicam para o cuidado com os colaboradores enfrentam cada vez mais o chamado turnover, termo do inglês que se refere à rotatividade de funcionários.

A dificuldade em encontrar e reter talentos tem se tornado frequente para as organizações, no entanto, podemos ver que esse déficit pode estar relacionado com a delegação excessiva de tarefas e a falta de vantagens competitivas apresentadas.

Uma prestadora de serviços administrativos terceirizados enxergou seu gap dentro do escopo da gestão de pessoas, acontece que não havia um plano de desenvolvimento que demonstrasse clareza acerca do cuidado para com os funcionários.

Visando então contar com soluções assertivas para o problema em questão, a prestadora implementou um plano de desenvolvimento individual para os colaboradores, contando com diferenciais como:

  • Aprendizagem de uma nova atividade profissional;
  • Participar de algum projeto com outros departamentos;
  • Desenvolver nova competência interpessoal;
  • Focar mais tempo em um hobbie.

Estes quatro diferenciais tornam nítida a preocupação com o crescimento profissional tal como o bem-estar dos colaboradores, fazendo com que esses se sintam relevantes para o contexto empresarial, reforçando seu valor no mundo corporativo.

Com esses aspectos, certamente que os colaboradores se sentem motivados a entregarem resultados positivos, logo investir em pessoas é o mesmo que investir no sucesso do próprio negócio.

Afinal, o que é o PDI?

O plano de desenvolvimento individual pode ser compreendido como um mecanismo que promove o autoconhecimento e serve como indicador do caminho percorrido para atingir objetivos dentro da carreira.

O plano é aplicado majoritariamente no cenário corporativo, mas cabe enfatizar que seus benefícios não se resumem a tão somente esse contexto. 

Para um colaborador, um de seus objetivos pessoais era ter um empreendimento paralelo à carreira como CLT.

Contar com uma jornada dupla de trabalho requer muita atenção para controlar processos, finanças e sem dúvidas, a gestão. Embora seja complexa, a jornada dupla é possível de acontecer desde que sejam trabalhadas as competências suficientes para isso.

Com o apoio de um plano trabalhado em conjunto com o departamento de recursos humanos, o colaborador focou em equiparar suas competências e dedicar tempo para adquirir novos conhecimentos para que enfim, pudesse abrir seu próprio negócio.

Em paralelo às suas atividades corriqueiras, o colaborador então passou a ser proprietário de um negócio dedicado para a locacao de tendas e barracas para eventos.

O PDI é um conjunto de atividades que promovem o autoconhecimento, dando abertura para que o colaborador consiga colocar em prática ações que o levará a atingir suas metas de carreira, sem deixar as conquistas pessoais de lado.

O monitoramento do cumprimento dos objetivos deve ser feito com a interação de atores importantes para o êxito de colaboradores, ou seja, gestores, responsáveis pela gestão de pessoas em uma organização e incluindo o engajamento do próprio colaborador.

É comum ver empresas de recepção planejando um cronograma de treinamentos com a finalidade de qualificar novos funcionários, apoiando na democratização do acesso à informação e agregando na carreira.

Porém, essa deve ser uma via de mão dupla. Devendo existir a iniciativa de funcionários e empresa, afinal o maior interessado e beneficiado com a implementação do plano certamente é o colaborador.

Potencializar a produtividade

A produtividade tem peso para diferentes esferas, impacta desde o relacionamento interno entre colaboradores e reforça o posicionamento de mercado de uma empresa, com o impacto na qualidade na entrega de produtos e serviços.

A falta de autoconhecimento dos colaboradores faz com que estes não enxerguem seus pontos de melhoria, o que dificulta o ordenamento das relações interpessoais, pois com a ausência de autoconhecimento é difícil desenvolver soft skills.

São chamadas de soft skills as competências que se referem a postura pessoal e profissional, ao contrário das hard skills que fazem uma análise de competências por uma perspectiva de conhecimentos específicos.

A produtividade é um fator que ocorre somente com a existência do alinhamento de soft skills dentro de uma equipe, isso quer dizer que para que os departamentos consigam atender a prazos, os membros devem se engajar.

Mas, somente com o autoconhecimento pode haver uma comunicação clara dentro de grupos, isso não é o mesmo que estar sempre de acordo com as ideias propostas, porém um diálogo respeitoso é requerido neste sentido. 

A implementação de um plano que promova o autoconhecimento acrescenta também para que o colaborador que vise buscar seu crescimento de carreira, saiba exatamente quais competências a serem desenvolvidas, priorizando melhores entregas.

Melhor convivência entre as equipes

Não é novidade ver nas empresas equipes multidisciplinares trabalhando em um projeto específico, pois em determinadas atividades é recomendado que haja a presença de diferentes perspectivas com a finalidade de enriquecê-lo. 

Porquanto, onde há duas ou mais pessoas inseridas, os conflitos podem vir a aparecer, o que é considerado normal, a princípio. O problema começa quando tais conflitos impedem a convivência no âmbito profissional e gera prejuízos para a empresa.

O meio para solucionar esse problema é dispor de mecanismos que encorajem as pessoas a saírem de sua zona de conforto, desafiando-as a analisarem as vantagens de ter outros pontos de vista sob as circunstâncias. 

A partir do plano de desenvolvimento, os departamentos de recursos humanos podem trabalhar em estratégias que fomentem linhas de raciocínio diferentes em função das utilizadas regularmente.

Sugerir a quebra de rotina também agrega nesse elemento, como sugerir passeios com barco para aqueles que têm certa resistência quanto a essa atividade.

A iniciativa para o rompimento de padrões e pré-conceitos é essencial e deve ser trabalhada com a aplicação do planejamento de carreira.

Melhor atingimento de metas e alinhamento de objetivos

As metas alcançadas por uma corporação são de mérito compartilhado, isto é, nenhuma diretoria ou gestão é capaz de cumprir com suas metas agindo na individualidade. Pelo contrário, com o senso de coletividade é que tais compromissos podem ser atendidos.

Um ambiente de trabalho horizontal é aquele que não faz acepção de pessoas, dando tratamento semelhante para colaboradores que realizam serviço de copa e também para altos cargos de gestão. 

O tratamento, na verdade, se refere a ações básicas para ressaltar o valor do funcionário e de seu escopo de trabalho para uma companhia. 

Quando recebem o devido reconhecimento, os funcionários se sentem mais confortáveis em pensar além do habitual, pesquisando a fundo por alternativas de ferramentas que os auxilie a colaborar com as metas apresentadas. 

Por isso, além de acrescentar para o clima organizacional e na carreira, o plano serve como método de motivar os funcionários a persistirem no caminho necessário a ser percorrido para atender as expectativas de metas.

Considerações finais

Investir em pessoas aponta para o investimento no próprio negócio, incluindo as esferas profissional e pessoal dentro do escopo de investimento. A gestão de pessoas é chave primordial para o sucesso de qualquer modalidade de negócio.

Contudo, visando atender as demandas, o mercado hoje conta com métodos que facilitem a interação com colaboradores no sentido de gerir, portanto meios como o plano de desenvolvimento individual surgiram para apoiar o processo de gestão de pessoas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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