Pesquisa qualitativa e quantitativa

Qual a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa?

Pesquisa qualitativa e quantitativa são dois exemplos diferentes de pesquisas, enquanto a pesquisa quantitativa usa uma metodologia que se baseia em números, cálculos e métricas, a quantitativa tem caráter subjetivo.

Isso significa que seu resultado não mostra números concretos, mas narrativas, experiências e ideias individuais de todos os participantes.

Algumas pessoas simplesmente não estão familiarizadas com esses termos, mas é fundamental saber um pouco mais sobre eles. Isso porque estamos falando de métodos fundamentais para embasar as tomadas de decisão.

As organizações podem utilizá-las para lançar produtos no mercado, avaliar o perfil dos consumidores, dentre outras possibilidades. Mas, para que isso aconteça, é fundamental dominar a proposta da pesquisa que será colocada em prática.

Antes de escolher uma metodologia, primeiro é necessário compreender as diferenças entre elas, pois dependendo do que se quer pesquisar, uma pode ser mais indicada do que a outra.

Portanto, se quer fazer uma pesquisa para o seu negócio ou para qualquer outra finalidade, não deixe de ler este artigo até o final.

Vamos explicar o conceito de pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa, e falar um pouco mais sobre as diferenças entre elas.

O que é pesquisa qualitativa?

Antes de explicar o conceito de pesquisa qualitativa, primeiro é importante dizer que qualquer um dos tipos é fundamental para diversas finalidades, como:

  • Avaliar reputação de marca;
  • Avaliar o mercado;
  • Testar campanhas de marketing;
  • Analisar tendências.

Esses recursos também devem ser usados para verificar a aceitação de um produto ou serviço no mercado. Mas, voltando para a pesquisa qualitativa, trata-se de uma metodologia que se baseia no caráter subjetivo.

Em outras palavras, ao investir nessa prática, um fabricante de tanque cilíndrico vertical vai utilizar uma opção que não se baseia em números concretos, mas em narrativas, experiências individuais e ideias.

Os dados são obtidos por meio de palavras, ideias e concepções dos participantes, assim sendo, é comum que seja realizada por meio de entrevistas.

Ao contrário de identificar percentuais, seu propósito é encontrar motivações que explicam um comportamento ou preferência, portanto, estamos falando de uma abordagem aprofundada.

Por conta disso, a abordagem precisa ser menor, ou seja, o responsável pela pesquisa deve selecionar poucos indivíduos em relação à quantidade utilizada em uma pesquisa quantitativa.

Entretanto, esse método é capaz de extrair insights provenientes da subjetividade do participante e vai um pouco além dos números.

O que é pesquisa quantitativa?

A pesquisa quantitativa, como o próprio nome sugere, se baseia em quantidades, portanto, em cálculos matemáticos, métricas e números.

Se uma empresa de pavimentação de asfalto utilizar essa opção, ao obter os dados, eles serão traduzidos para percentuais e números, e com isso obter respostas objetivas.

Um exemplo disso é quando a empresa deseja identificar o número de pessoas que comprariam um certo produto que pretende lançar. 

Para obter essa informação, é realizada uma abordagem aleatória e composta por uma grande quantidade de participantes.

Quanto mais pessoas participarem de uma pesquisa quantitativa, mais próximo da realidade estará o resultado.

Ao final do processo, o resultado costuma aparecer como estatística e percentual, resultantes de cálculos, com base nos números coletados. Este modelo é capaz de identificar preferências, tendências e comportamentos entre os consumidores.

Diferenças entre elas

Depois de entender o conceito de cada pesquisa, fica mais fácil compreender quais são suas diferenças. Não existe uma opção melhor ou pior, na verdade, tudo depende daquilo que você quer saber.

Em outras palavras, escolher o método depende muito do problema que deseja solucionar e do tipo de resposta que quer obter. Os principais elementos que se diferenciam são:

Resultados obtidos

Ao realizar uma pesquisa quantitativa, conforme falado anteriormente, os resultados obtidos aparecem em formato de números ou percentuais.

Um fabricante de vidro verde blindex pode visualizar esses resultados com muito mais facilidade, por meio de tabelas, gráficos e outros recursos.

Por outro lado, na pesquisa qualitativa, os resultados são relatórios em formato de texto, como trechos de entrevistas, exemplos, frases, ideais e outras coisas que partem do entrevistado.

Métodos de abordagem

Outra distinção está na abordagem, pois como dito anteriormente, enquanto a pesquisa quantitativa precisa de uma grande quantidade de pessoas, a qualitativa não tem essa mesma necessidade.

A abordagem da quantitativa é direta e tem como meta gerar respostas objetivas, por meio de questionários. Por outro lado, a abordagem qualitativa utiliza amostragem menor e os participantes respondem perguntas subjetivas que geram insights profundos.

Vantagens da pesquisa quantitativa

Para facilitar a escolha em relação ao tipo de pesquisa que seu negócio vai realizar, vamos mostrar um pouco sobre as vantagens de cada uma delas.

O principal benefício da pesquisa quantitativa é entender numericamente o resultado. Por exemplo, no caso de um Pet Shop, é possível descobrir quantas pessoas procurariam banho e tosa para gatos e quantas procurariam para cachorros.

Ela também é fundamental para destacar dados que a corporação tem uma dimensão, mas que não são ambíguos. Com isso, é possível ver com clareza tudo aquilo que atrai ou não o público do negócio.

Não existem meios termos com os números, pois ou as pessoas gostam ou não gostam, ou algo existe ou não existe, dentre outras definições que são comprovadas pelos números.

Além dessas vantagens, vale dizer que a pesquisa quantitativa deve ser utilizada quando a intenção é confirmar uma hipótese, comparar dados e mensurar tendências de mercado.

Ela vai ajudar a companhia a compreender o que está em alta em seu segmento, se realmente existe a possibilidade de crescer, de que maneira a marca é vista pelo público, dentre outras informações relevantes.

Ao usar essa metodologia, os resultados obtidos por uma empresa de locação de tenda para festa de casamento serão estatísticos, portanto, é fundamental dar atenção à amostragem.

Verifique quem são as pessoas que vão responder às perguntas, tendo em vista que a marca vai utilizar métricas baseadas dentro de um grupo de indivíduos.

Se o público-alvo for formado por pessoas entre 20 e 30 anos, é necessário procurar perfis que se encaixam a esta faixa etária, afinal, fazer a pesquisa com pessoas idosas não vai trazer os resultados que a companhia precisa.

Sabendo qual é o público que deve responder às perguntas, tudo o que a organização precisa fazer é encontrar essas pessoas. Basta responder um questionário online ou até mesmo em papel para determinar o que será usado e onde o público está presente.

Vantagens da pesquisa qualitativa

Muitas vezes, as empresas podem ficar em dúvida em relação ao caminho que devem seguir e quais métricas devem avaliar. Para resolver essa questão, um fabricante de escada em mármore travertino pode utilizar a pesquisa qualitativa.

Essa metodologia traz uma percepção muito melhor do mercado, pois além de conversar com um grupo de pessoas, a marca consegue observar o que é atrativo e por que um produto ou serviço chama a atenção do público.

Tanto é que, em alguns casos, pode-se observar algumas barreiras no comportamento do cliente ou problemas estruturais pertencentes ao negócio, mas que antes eram muito difíceis de enxergar.

A pesquisa qualitativa deve ser aplicada quando a organização não tiver uma informação concreta sobre o assunto, se não houver dados que mostram um caminho melhor, quando não se sabe a métrica que deve ser avaliada ou para entender ações e crenças.

Em linhas gerais, um fabricante de biombo para escritório deve utilizar esse tipo de pesquisa quando quiserem entender o comportamento dos consumidores, desenvolver métodos para atrair o público e identificar problemas.

Para aplicá-la, primeiro é necessário selecionar um grupo de pessoas, considerando as características do público-alvo e assim escolher uma amostragem que se enquadre.

Tenha em mente que para fazer uma pesquisa qualitativa, a primeira coisa a ser feita é selecionar poucas pessoas, visto que é necessário ouvir, entender o que elas dizem e observar a maneira como agem e pensam.

No caso de uma empresa de limpeza de carpete empresarial, é necessário elaborar um guia para verificar os tópicos que devem ser abordados.

Por exemplo, ela pode querer descobrir de que maneira as pessoas pensam individualmente, o que motiva determinadas atitudes, quais são os problemas que precisam ser resolvidos, além de identificar tendências de mercado.

Considerações finais

Sendo assim, fazer pesquisas para compreender melhor o mercado e o público é fundamental para que o negócio possa crescer, se desenvolver e alcançar o sucesso.

Como vimos, diferentes tipos de negócios podem escolher entre dois tipos de pesquisas, que possuem suas próprias metodologias e finalidades.

Tudo o que o empreendedor precisa fazer é determinar qual é o seu objetivo ao pesquisar essas informações, para assim escolher o método que mais se encaixa às suas necessidades.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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