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Sorteio ou concurso? Saiba quando usar cada um na sua estratégia promocional

Se você tem dúvidas entre sorteio ou concurso para se aproximar do público, saiba que é preciso conhecer bem o formato para ganhar credibilidade. Por esse motivo, todo cuidado deve ser redobrado com regras e meios de divulgação.

Ao fazer um planejamento eficiente, fica mais simples identificar as possibilidades de trazer resultados positivos e proporcionar novas chances de mostrar os conceitos internos ao mesmo tempo em que se destaca da concorrência.

Quer saber mais? Vamos explicar as diferenças entre sorteio e concurso e como aplicá-los. Acompanhe!

Defina objetivos

O primeiro passo para ter sucesso tanto na realização de sorteios quanto na realização de concursos está na conquista de objetivos. Para isso, você precisa fazer um planejamento detalhado que ajude a identificar de quais resultados seu negócio mais precisa.

Seja fidelizar clientes, seja aumentar as vendas, seja se posicionar no mercado, seja desbancar a concorrência — tudo costuma ficar muito mais simples quando existe uma boa estratégia. Além disso, pense também nas preferências de seu público-alvo como forma de criar uma linguagem adequada na hora de se direcionar aos clientes.

Priorize as regras

Outra questão que precisa ser levada em consideração é a importância de definir regras. Isso porque, em qualquer tipo de promoção ou ação que incentive a interação, o público deve sentir a seriedade da empresa envolvida.

Assim, se torna muito mais simples garantir engajamento e fazer com que as campanhas viralizem, já que, em ambos os casos, a divulgação nas redes sociais é essencial. Em um sorteio, por exemplo, ao pedir para os participantes marcarem outras pessoas, sua marca consegue ter um alcance muito além do imaginado inicialmente e as próximas ações ficam muito maiores.

Aproveite o alcance dos sorteios

Quando bem planejados, os sorteios representam uma excelente estratégia para aumentar as vendas. Tudo depende, na verdade, de encontrar o momento certo de colocá-los em prática. Dessa maneira, faça uma avaliação interna e defina se é preciso eliminar um estoque, lançar um novo produto ou até mesmo se destacar em uma data comemorativa.

A partir disso, o melhor caminho é usar o sorteio como argumento de venda e manter a equipe alinhada sobre todas as ações. Outro ponto indispensável envolve relacionar os produtos escolhidos com o segmento de sua empresa. Como resultado, a distribuição de um brinde, por exemplo, deixa clara a preocupação da empresa com serviços de qualidade.

Comunicação do sorteio

Ao colocar uma ação em prática, o mais importante é investir esforços na comunicação. Na prática, de nada adianta ter uma campanha identificada com o público se ela não alcançar todo o seu potencial. Pense em diferentes formatos de divulgação e vá além das datas comemorativas.

Nesse momento, fica muito mais simples se destacar da concorrência de maneira original e fazer com que o nome de sua empresa seja lembrado no momento em que o potencial consumidor precisar do seu produto. Tudo isso por conta do impacto positivo gerado nos primeiros contatos com brindes.

Vale lembrar que como os sorteios envolvem sorte dos participantes e acompanham uma série de regras, a principal delas é o pagamento de taxas e o registro do sorteio na Caixa.

Pense no concurso como uma forma de aproximação

Diferentemente dos sorteios, os concursos culturais não têm regras rigorosas e nem pagamentos de taxas. O diferencial envolve o proposito da premiação. Aqui, o relacionamento com o consumidor precisa falar mais alto, pois o prêmio oferecido não pode ser um produto da empresa em formato de promoção.

Os concursos também devem ser apresentados de maneira estratégica, pois a divulgação ao cliente tem que ser feita nos meios tradicionais sem redes sociais ou contatos digitais. Leve em consideração que dados em cadastros estão fora da proposta por conta de a opção ser voltada à aproximação aos valores e aos conceitos da marca.

Pronto! Agora, você já sabe a melhor hora de escolher sorteio ou concurso para promover engajamento em sua empresa. Dessa maneira, é importante contar com uma equipe bem preparada e parceiros de qualidade que ajudam a ganhar credibilidade no mercado em longo prazo.

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