Brand awareness: o que você precisa saber sobre a consciência de marca

Brand awareness
Powered by Rock Convert

O que vem em sua mente quando você vê um palhaço com roupas de listras amarelas e vermelhas acompanhado do slogan “Amo muito tudo isso”? Não precisa dizer com todas as letras que estamos nos referindo ao Mc Donalds. Lê-se nas entrelinhas qual é a empresa em questão.

Porque isso acontece? Simples: essa e outras marcas usaram uma métrica chamada Brand awareness ou consciência de marca.

O que é Brand awareness?

O nome Brand awareness significa ao pé da letra “consciência de marca” e refere-se ao impacto que uma identidade visual tem em seu público-alvo.

Quer ver outros exemplos? Ao passar pelas prateleiras de um mercado, você procura por Gilette ou lâmina de barbear? E no setor de produtos de limpeza você olha em sua lista de compras e vê esponja de aço ou Bombril? Já na papelaria, você busca por notas adesivas ou Post it?

Talvez você use o termo correto para determinadas coisas, mas a grande maioria das pessoas usa o nome de uma determinada marca para referenciar todos os produtos daquela linha. Dito de maneira simples, a consciência de marca é imprescindível para o crescimento dos negócios e a familiaridade que a empresa tem com o público em geral.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Quais são os principais benefícios do Brand awareness?

Consciência de marca é ação e reação. Acompanhe abaixo as principais vantagens de aderir ao Brand awareness:

·       Aumento das vendas,

·       Ganhar notoriedade,

·       Maior alcance das estratégias de marketing,

·       Crescimento do negócio,

·       Diferenciar a marca,

·       Fazer com que a marca seja bem lembrada pelo público.

Se o seu negócio ainda não empregou o conceito de consciência de marca, já é hora de mudar esse paradigma. A Hakuna Matata separou 4 dicas de estratégias que podem te ajudar a implantar o Brand awareness em seus negócios. Acompanhe no tópico a seguir.

Estratégias de Brand awareness

Toda a ideia envolvida na consciência de marca não se resume apenas em ser reconhecido por um slogan ou um logotipo impactante. O conceito vai muito além. Envolve a construção de uma ponte direta entre você e o cliente. É preciso agregar valor ao seu negócio.

Acompanhe a seguir quatro formas de fazer isso:

  • Concursos e Sorteios nas Redes Sociais

“Curta a página tal, indique 3 amigos, compartilhe a foto oficial e concorra a X produtos”. Essa estratégia, além de triplicar o número de seguidores, ainda faz com que pessoas que nunca tiveram contato com determinado produto, tenham acesso a ele, aumentando as vendas.

  • Indicações

“Indique um amigo e ganhe 50% de desconto em tal produto”. Essa é uma excelente estratégia para atingir novos públicos e ganhar visibilidade. Em suma, o consumidor te ajuda a angariar novos clientes e é recompensado por isso.

Conheça bem o público-alvo

Hoje em dia, existe uma facilidade muito grande de ter uma conversa mais informal com o freguês. As redes sociais propiciaram esse contato mais íntimo, que também pode ser uma faca de dois gumes se a empresa não agrega valor a sua marca.

  • Marketing de Conteúdo

Para que a sua página tenha relevância em mecanismos de busca, não adianta só ter um layout bacana e uma produção de conteúdo incrível. Estratégias de SEO e Marketing podem te ajudar a ficar entre as principais buscas em sites de pesquisa, o que resulta em possíveis clientes para o seu negócio.

O Brand awareness é uma maneira eficaz de tocar no subconsciente do seu público, angariar novos consumidores e carimbar sua identidade visual para qualquer pessoa que entre em contato com a sua marca. Experimente!