O que são touchpoints e como defini-los para meu negócio?

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Você sabe o que são touchpoints? Importante ferramenta do marketing, eles são essenciais para melhorar o relacionamento com os clientes, potencializar a imagem da sua marca no mercado e alavancar o seu negócio como um todo.

Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, vamos explicar tudo o que você precisa conhecer sobre os touchpoints e o que deve ser feito para defini-los para o seu negócio. Continue a leitura e descubra!

O que são touchpoints?

Os touchpoints, ou pontos de contato, são todos os canais de interação e exposição que o consumidor tem com uma determinada marca. Ou seja, de modo resumido, podemos dizer que eles são os locais onde o seu negócio é visto e percebido pelo mercado.

Esses contatos podem se dar de diferentes maneiras, sejam elas presenciais ou virtuais, em forma tangível ou abstrata. Os touchpoints podem ser representados por um lugar, pessoa, objeto, embalagem, brinde, e-mail, ligação e até mesmo por uma situação específica.

Por que eles são importantes para o seu negócio?

Como falamos anteriormente, um touchpoint é o ponto de contato de uma marca com os seus consumidores. Logo, todo cuidado é pouco quando desenvolvemos uma estratégia para esses canais.

Por menor que seja, um erro em um touchpoint pode gerar uma experiência negativa para o seu cliente. Essa situação pode prejudicar a imagem da sua marca no mercado e abrir espaço para crescimento da concorrência.

Um bom trabalho na estratégia de touchpoint vai garantir uma experiência positiva do cliente com a sua marca em cada um dos pontos de contato que ele encontrar, contribuindo para que ele se torne fiel aos seus produtos e serviços.

Como trabalhar os touchpoints na prática? 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a importância dos touchpoints, deve estar se perguntando sobre como eles funcionam na prática, não é mesmo? Pensando nisso, listamos as três principais formas de trabalhá-los. Confira:

Identifique seus pontos de contato atuais

O primeiro passo para estabelecer uma estratégia de sucesso é identificar os pontos de contato atuais com o seu público. Como a sua marca está se comunicando e quais são os principais canais de interação com os clientes? É preciso fazer um diagnóstico completo da situação.

Analise a jornada do cliente

Esse é o momento de entender o funcionamento dos seus serviços do ponto de vista dos clientes. Faça um mapeamento da jornada de compra dos usuários dos primeiros contatos com a sua marca até a concretização da venda. Quais são as principais dificuldades encontradas?

Identifique as melhorias necessárias para suas estratégias

Após esse momento inicial de estudo e análise da situação, é hora de pensar em melhorias para os seus touchpoints. Afinal, ao identificar os erros e acertos é possível criar ações para otimizar a sua estratégia e melhorar a experiência dos clientes.

Lembre-se de, sempre que possível, ouvir o feedback dos seus consumidores. Assim, é possível entender como eles percebem os seus pontos de contato e, a partir disso, trabalhar nas melhores formas de interação.

Muito legal, não é mesmo? E agora que você já sabe o que são touchpoints, deixe um comentário no post contando para a gente como você pretende usá-los a favor do seu negócio.