Toda marca deve ter em mente seu próprio potencial para crescimento. Claro que clientes antigos são extremamente importantes para o seu negócio. Porém, como o objetivo é crescimento da marca, além de fidelizar antigos clientes é importante angariar novos adeptos ao seu negócio.
Uma das formas de fazer isso é através das ações promocionais em eventos. Alistaremos ao menos 5 dicas que te ajudarão na hora de investir no marketing promocional.
Eventos corporativos
Uma maneira eficaz de ação promocional é a realização de um evento especialmente voltado para os clientes em potencial. Organizar um evento para o seu público-alvo transparece o quanto sua empresa se importa com ele.
Interagir frente a frente com o público alvo faz com que o cliente se sinta especial e isso humaniza a marca.
Degustação de produtos
Já passou em uma rede de supermercados, por exemplo, e se deparou com a degustação de um produto que você nunca ouviu falar? Talvez, após experimentar aquele produto, você se sentiu compelido a levar para casa a marca.
Talvez, se você não tivesse experimentado, nunca teria levado para casa produtos daquela marca. Bingo! A estratégia funcionou. Essa é a maior carta da manga da degustação: angariar clientes novos que nunca ouviram falar da marca.
Incentivos
Uma estratégia muito utilizada por grandes companhias aéreas e cartões de créditos são os programas de milhas – adorados por todos os clientes. A receita é simples: dê incentivos para que seus clientes não se interessem por outra marca.
Isso fideliza clientes antigos, que satisfeitos, comentarão com seus amigos parentes e afins e serão marqueteiros ambulantes do seu negócio.
Ofertas diversas
Já se perguntou por que a Black Friday faz tanto sucesso? Ofertas sem limites numa determinada época do ano. Existem lojas quer até mesmo fecham as suas portas no dia porque a capacidade de pessoas excede o ambiente.
Essa jogada de marketing relacionada a grandes ofertas é excelente para que produtos empacados saiam do estoque e é chamariz de vendas, mesmo de produtos que não estão na promoção.
Ação sensorial
Já passou em frente a uma loja, sentiu a essência do local, se apaixonou e entrou dentro do ambiente só para sentir o aroma por mais um tempo? Sim. Essa também é uma ação promocional.
Quantas vezes já foi impelido a comprar a essência MMartan apenas para estar em contato com aquele cheiro inconfundível da loja? Estratégias sensoriais aproximam clientes e solidificam a marca associada à ação sensorial.
Erros que podem destruir ações promocionais em eventos
Mas será que existem erros que podem destruir ações promocionais? Sim. Confira alguns deles:
- Equipe de atendimento falha
- Metas indefinidas para a ação
- Falta de divulgação
- Programação inconsistente
Se a sua empresa faz uma mega produção mas não treina a equipe para a “pegada” de marketing promocional, pode colocar todo o esforço por terra. Definir um público-alvo para o seu evento também ajudará a entender a persona por trás dos seus consumidores.
Divulgar pouco seu evento também pode ser uma das maneiras de destruir sua ação promocional, além de um cronograma de promoção inconsistente. Mas se você já montou sua estratégia de marketing promocional, que tal conhecer alguns brindes que fazem sucesso entre os clientes?