Confira dicas incríveis na hora de escolher brindes personalizados
Vivemos em uma era em que o tempo é um dos nossos maiores aliados, uma vez que a correria do dia-a-dia faz com que muitas vezes nos esqueçamos de quem é mais importante para nós, o que resulta em uma sociedade carente e emocionalmente dependente de ser lembrado. Você deve estar pensando o que isso tem a ver com brindes personalizados, não é mesmo? A resposta é tudo.
Quando uma pessoa é lembrada, isso desperta nela a vívida impressão de que é reconhecida. Isso vai além de uma estratégia de marketing: toca o coração. Tendo isso em mente, pense em seu prospectivo cliente.
Ele deve ser mais que um número, pois ajuda sua marca a atingir potencial e, portanto, merece ser recompensado por isso, reconhecido e lembrado — motivos pelos quais é importante não errar no momento de escolher brindes personalizados.
Esse é o objetivo deste post: ajudar sua marca a pensar em escolher brindes personalizados para presentear aqueles que são os principais responsáveis pelo crescimento do seu negócio: os clientes. Continue a leitura para conferir as nossas dicas!
1. Defina seu público-alvo
Em primeiro lugar, é preciso entender qual é o público que receberá o brinde personalizado. Antes de pensar no brinde em si, como canetas, agenda e afins, é importante definir um perfil claro das pessoas que devem ser brindadas com esse mimo especial.
Trata-se de um fator importante porque o objetivo é fazer com que o brinde seja um item funcional em suas vidas. Sempre lembrando de que aquele brinde não só irá fazer parte do dia-a-dia dos clientes como será uma lembrança de que sua empresa se importa com ele.
2. Qualidade em primeiro lugar
Se um dos objetivos de presentear pessoas com um brinde é fazê-las se lembrar de sua marca, não faz sentido brindá-las com itens de má qualidade, certo? Afinal, elas sempre vão ligar aquele brinde à sua empresa.
Associar sua marca a itens de qualidade é uma estratégia essencial para que o brinde atinja o seu objetivo principal e os clientes se lembrem de quão memorável sua empresa é.
3. Trace os principais objetivos da entrega dos brindes
Para que a entrega de brindes personalizados seja um sucesso, defina os motivos que estão por trás do presente. Nesse momento, é importante fazer questionamentos como: é uma data comemorativa? É um presente pelo dia da profissão?
Ter em mente a ideia por trás do brinde faz com que a escolha seja ainda mais filtrada e atinja o seu objetivo. No caso de uma data especial, por exemplo, o mais recomendado é fazer um brinde temático de acordo com a ocasião.
4. Criatividade na entrega
Algumas pesquisas de marketing indicam que faz toda a diferença como a sua companhia entrega o brinde. O presente pode ser oferecido após o término de uma grande venda ou, então, em uma ocasião inesperada para o cliente, por exemplo.
A realidade é que a marca que é responsável por decidir a ocasião que melhor se encaixa em seus objetivos, se lembrando sempre que o momento ideal é aquele que surpreende e encanta seu público.
5. Saiba os resultados de escolher brindes personalizados
É muito importante para a sua companhia saber o que o cliente pensa a respeito dela. Da mesma forma, quando sua marca utiliza brindes corporativos como estratégia de marketing, é relevante descobrir o que eles realmente acharam do presente.
Preocupar-se com esse aspecto demonstra interesse da sua parte e ajuda a mensurar se os resultados foram positivos ou negativos, para que no futuro sua marca possa repetir a dose — ou evitar aquele brinde em especial.
6. Não tenha medo de inovar
Fuja do “mais do mesmo” na hora de escolher o brinde ideal. Escolher brindes personalizados é um convite à criatividade, pois eles podem ser fabricados com diferentes materiais e cores, por exemplo, o que certamente chamará a atenção. Além da aparência, a utilidade do brinde pode ser inovada também.
Por exemplo, um dono de uma loja de biquínis poderia investir em toalhas de praia personalizadas, viseiras e squeezes para que os seus clientes usem ao frequentar a praia, a fim de aumentar a exposição de sua marca.
Aos fornecedores de empresas há a possibilidade de se atingir grandes resultados, em cadeia, com brindes direcionados aos profissionais para uso durante atendimentos. Por exemplo, um fotógrafo pode fabricar pen drives com o seu logo para entregá-los com fotos aos seus clientes. Nesse caso, há o direcionamento do da empresa marketing para seus clientes e também ao público deles.
7. Valorize a sua marca
Aumente a fidelidade de seu público ainda mais criando uma política de compras. Você pode promover uma ação para a distribuição de brindes aos clientes que acumularem determinada quantia de pontos pela compra de seus produtos ou a utilização de seus serviços.
Caso tenha interesse, uma boa ideia nesse sentido é montar um diagrama com os brindes disponíveis e também a quantidade de pontos para a troca por cada item, a ser exposto no local físico da companhia, bem como nos canais virtuais. Não se esqueça de estipular o prazo para a ação promocional.
Fazendo isso de forma bem pensada certamente suas vendas serão maiores, pois os clientes tendem a comprar mais para conquistarem os itens de maior interesse.
8. Escolha brindes personalizados que façam parte da rotina dos clientes
Procure por itens que se adequam à rotina dos seus clientes nos mais variados locais que podemos imaginar, como em algum cômodo de sua residência, no carro, no local de trabalho, ao praticarem esportes ou em seus momentos de lazer.
Pensar em algo ineficaz faz com que o brinde seja “esquecido” em alguma gaveta ou armário e, como consequência, sua marca não é lembrada e o objetivo principal não é atingido. Assim, é muito mais eficaz dar acessórios que sejam úteis e que tenha um design legal, como uma almofada, caneca ou até mesmo álcool em gel personalizado.
9. Diferencie-se perante seus concorrentes
Nunca é demais lembrar que você deve procurar sempre melhorar o seu produto, de modo que ele nunca perca sua competitividade no mercado, não é mesmo? Por isso, jamais deixe de pesquisar a concorrência, essa é uma estratégia eficaz e de grande importância.
Quais resultados você pretende alcançar com a distribuição dos seus brindes? Com toda a certeza podemos esperar a associação da sua marca pelos seus clientes com o seu nicho de produto, e também fidelidade por parte deles.
Por essa razão, é importante investir em brindes que tenham mais qualidade, utilidade, durabilidade e que sejam mais chamativos (design) do que os brindes oferecidos pelos seus concorrentes.
Como vimos, é importante aliar várias estratégias diferentes para escolher brindes personalizados que se encaixem no perfil de seus clientes para o objetivo principal seja atingido — aumentar o alcance de sua marca.
Se você deseja escolher brindes personalizados de qualidade para seus clientes, entre em contato conosco que a nossa equipe conta com profissionais de alta patente que podem ajudá-lo a definir estratégias que realmente funcionam!