O que é Google Pagespeed?
O Google PageSpeed é mais um recurso oferecido pelo maior buscador do mundo, para auxiliar os proprietários de sites e garantir o melhor desempenho para as páginas.
A presença na internet deixou de ser uma tendência para se transformar em algo necessário, tanto para as empresas quanto para as pessoas. É por essa razão que as plataformas usadas para isso foram se ajustando conforme a tecnologia evoluiu.
Um exemplo claro dessas mudanças é o fato de que os canais atuais se adaptam ao tamanho da tela que o usuário está utilizando para navegar, afinal, a chegada dos smartphones abriu um leque de possibilidades de se navegar na internet.
Só que, alguns anos antes, ter um site responsivo era um diferencial para a marca. Hoje em dia, para não perder oportunidades e clientes, toda empresa precisa de uma plataforma que permita a navegação pelos dispositivos móveis.
As estratégias de otimização de páginas (SEO) também são cruciais, pois caso contrário, as páginas não vão se encaixar nas exigências do Google.
Garantir a boa experiência do usuário é o objetivo do maior buscador do mundo, e é por isso que ele desenvolve ferramentas como o Google PageSpeed. Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre este recurso.
Afinal, o que é Google PageSpeed?
Se tem uma coisa que ninguém gosta é de perder tempo, independentemente da tarefa que esteja realizando.
Todos estão muito exigentes em relação à organização de sua rotina, e por essa razão é raro encontrar alguém disposto a esperar o site carregar, ou então vai ficar passeando em várias páginas até encontrar o que quer.
O Google já mostrou que quando alguém faz alguma pesquisa, tal como sobre frutas secas para dieta, não quer esperar mais do que 2 ou 3 segundos até que a página carregue.
O buscador também mostra que as plataformas que não oferecem uma boa navegabilidade, com menu, fotos, informações, entre outros recursos, possuem uma grande taxa de rejeição.
A ferramenta Google PageSpeed oferecida pelo Google entrega uma análise completa sobre as características de um site, tendo como objetivo melhorá-lo cada vez mais.
O proprietário descobre o que pode deixar seu portal mais lento, encontra sugestões para melhorar a navegabilidade e o que pode fazer para aprimorar a experiência do usuário como um todo.
A navegação pode ser feita em duas etapas, ou seja, tanto via dispositivo móvel quanto via desktop. O software é completo e mostra como está o desempenho da plataforma.
Por que usar o Google PageSpeed?
É por meio do Google PageSpeed que a empresa descobre como está o desempenho de seu site e se ele atende às exigências do Google. A plataforma atribui uma nota para o portal, e quanto mais alta ela for, melhor.
Quando isso acontece, significa que o site de um fabricante de massa folhada facil alcançou uma configuração satisfatória no que diz respeito à otimização de suas páginas.
Quanto à velocidade, a melhor maneira de saber sobre ela é usando essa ferramenta, sendo um aspecto fundamental para o posicionamento do site nos resultados das pesquisas. Tanto é que o próprio Google vem destacando a importância desse fator.
Quando as páginas são ágeis, garantem uma boa experiência ao usuário, reduzem as taxas de rejeição, fazem com que o visitante permaneça mais tempo, aumentam o tráfego e ajudam a marca a conquistar mais leads.
Para as plataformas e-commerce, investir no Google PageSpeed é ainda mais importante porque a taxa de conversão, o número de vendas e o abandono de carrinho são fatores afetados pela nota.
O tempo de carregamento é um fator tão essencial que uma pesquisa realizada pelo Walmart mostrou o impacto que ele produz em suas páginas de conversões.
Esses fatos estão diretamente relacionados à jornada do consumidor, uma vez que as compras virtuais eram restritas às residências, empresas e lan houses. Mas os smartphones mudaram essa realidade e as pessoas podem comprar a qualquer momento.
Os próprios usuários estão mais familiarizados com as plataformas digitais, vendas e transações pela web de modo geral.
Assim, uma empresa de aluguel de van com motorista compreende que os consumidores estão muito mais críticos quanto à segurança dos sites que acessam.
Por essa razão, quando eles estão muito lentos, principalmente no checkout e no pagamento, qualquer falha pode trazer desconfiança.
Para entender um pouco mais a relevância dessa ferramenta, é imprescindível saber quais são suas funcionalidades.
Funcionalidades do Google PageSpeed
Como você já sabe, essa ferramenta desenvolvida pelo Google tem como objetivo informar o desempenho de uma página para computadores e dispositivos móveis. Para isso, dispõe das seguintes funcionalidades:
1 – Otimizações necessárias
As sugestões de utilização dizem respeito às práticas recomendadas que uma empresa de aluguel de ônibus para excursão pode empregar para melhorar seu próprio site.
Se o carregamento for rápido, as otimizações necessárias ficam ocultas porque elas já estão entre as primeiras páginas do conjunto de dados, em outras palavras, as melhorias são desnecessárias.
O desempenho de uma conexão pode variar, assim sendo, as otimizações abordam pontos independentes da rede que se relacionam diretamente ao desempenho da página, como a estrutura HTML, uso de recursos como imagens, entre outros.
Quando o proprietário da plataforma implementa essas sugestões, a tendência é que o desempenho da página melhore muito.
Contudo, o desempenho ainda depende um pouco da conexão que o usuário está utilizando. De qualquer forma, a velocidade de carregamento pode ser afetada por vários fatores.
Os ciclos de bloqueadores de renderização são importantes para exibir recursos bloqueados de renderização. Quando a maioria deles está bloqueada, a ferramenta do Google considera que a página tem muito espaço para utilizar.
Para otimizar sua página, um fabricante de carrinho de supermercado deve ponderar algumas regras, tais como:
- Não redirecionar da página de destino;
- Eliminar JavaScript e CSS bloqueadores;
- Usar o armazenamento em cache;
- Priorizar conteúdo visível;
- Reduzir o tempo de resposta.
Quanto ao tamanho da resposta, esta considera os principais recursos HTML e os sub-recursos. Se boa parte do conjunto de respostas for eliminada, a ferramenta considera que existe muito espaço para otimização.
2 – Pontuação de otimização
O PageSpeed também avalia se a página respeita as práticas recomendadas de desempenho, atribuindo uma nota de 0 a 100, que também mostra o espaço disponível para otimizar o desempenho.
É possível saber se é necessário interferir no tempo de carregamento acima da dobra, que diz respeito ao tempo entre um momento em que o usuário acessa uma nova página e o tempo que o conteúdo acima da dobra é renderizado.
Um fabricante de ar condicionado pequeno também pode saber um pouco mais sobre o tempo de carregamento da página inteira. Ou seja, o tempo decorrido entre a solicitação de uma nova página e o momento em que ela é totalmente processada.
Nesse caso, a pontuação pode ser boa, média ou ruim, sempre levando em conta o objetivo do desenvolvedor de manter a aparência e a funcionalidade da página.
Outra seção da ferramenta são as estatísticas da página, que mostra os ciclos de ida e volta necessários para carregar os recursos que bloqueiam a renderização.
Também descreve os bits usados e indica a necessidade de alterar a aparência e a funcionalidade da página.
3 – Informações sobre velocidade
O software desenvolvido pelo Google também incorpora informações presentes no relatório de experiência do usuário oferecido pelo navegador Chrome, que exibe dados de desempenho real de uma página.
Ao usar essa ferramenta, um escritório de projetos arquitetônicos tem acesso às métricas de exibição de conteúdo e carregamento de conteúdo.
A mediana de cada métrica é comparada a outras páginas monitoradas por esse relatório. Cada uma das métricas se encaixa em uma categoria que depende da distribuição, podendo ser rápida, lenta ou média.
Para fazer o cálculo da pontuação geral, as categorias de cada métrica são consideradas. As distribuições de carregamento da página trabalham com a distribuição das métricas de exibição de conteúdo e carregamento.
A distribuição dessas métricas também acontece por categorias, sendo rápida, média e lenta. Ademais, a distribuição é atualizada toda semana.
Considerações finais
Toda empresa, como uma de conserto de máquina de lavar, precisa de um site para construir sua presença na internet e se comunicar de maneira mais simplificada com seus clientes.
No entanto, para alcançar esse objetivo, não basta apenas ter um site. É necessário garantir que ele funcione bem e que atenda às imposições do Google para aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.
O buscador oferece várias ferramentas de otimização e uma delas é o Google PageSpeed, que avalia a velocidade de carregamento das páginas para dispositivos móveis e computadores.
Por meio dele, as empresas garantem que suas plataformas sejam de rápido carregamento, oferecendo a melhor experiência de acesso aos usuários. Com isso, a tendência é construir uma presença positiva na web e obter bons retornos com o site.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.