palavras-chave

Saiba como as palavras-chave podem aumentar as vendas do seu negócio!

As palavras-chave estão presentes em boa parte dos conteúdos que estão na internet, estando ligadas às estratégias de marketing de uma empresa cujo objetivo é ter visitantes em suas páginas ou então, de forma mais descontraída em blogs pessoais. 

Elas são termos que podem ser de uma ou mais palavras e também são chamadas de keywords, as palavras-chave são o que um usuário pesquisa na internet dentro de uma plataforma de busca para achar o que deseja. 

Seja uma pesquisa para saber sobre os serviços de envelopamento de ônibus ou qual é o posto de gasolina mais próximo do trabalho, é através delas que os usuários podem obter respostas e encontrarem aquilo que buscam. 

Podendo também serem usadas como uma forma de estratégia de marketing, as palavras-chave são o que contribuem para o direcionamento a determinada página de um site ou de um blog que trata do assunto pesquisado. 

De modo que, ao clicar no resultado mostrado, o usuário pode começar uma navegação pelas páginas e abas disponíveis, gerando um conhecimento a mais do que aquele que havia antes de iniciar a pesquisa por tintas tampográficas, por exemplo. 

Saber utilizar as ferramentas que contribuem para o aumento das vendas, como as palavras-chave, acaba sendo uma cooperação com outras estratégias da empresa, fazendo com que até mesmo a posição da marca dentro do mercado possa ser alterada.

Quando uma empresa tem um bom posicionamento dentro dos mecanismos de busca, que trabalham por meio de palavras-chave, as chances de seus resultados aumentarem e novos clientes se interessarem pelo produto oferecido são muito altas. 

Por isso, saber usar e compreender a importância das palavras-chave, faz com que uma empresa de limpeza de fachada possa ter bons resultados em relação às demais do mercado. 

A importância da palavra-chave ao marketing 

Dentro do campo online, com o crescimento cada vez maior das estratégias de marketing e as possibilidades que são oferecidas em diversas plataformas, as palavras-chave se tornaram uma das ferramentas mais importantes no marketing digital.

Isso porque, inseridas nas estratégias de marketing, pode-se ter pontos vantajosos e importantes ao empreendimento como:

  • Aumento de leads;
  • Maiores chances de vendas;
  • Relevância no conteúdo criado;
  • Visibilidade. 

Por exemplo, em nichos concorridos como o de uma pista de dança iluminada, saber estruturar as palavras-chave de um modo adequado, faz com que um usuário que esteja pesquisando por esse produto encontre seu empreendimento mais facilmente. 

Com as palavras-chave, também é possível que os feedbacks de outros compradores sejam mais fáceis de serem vistos, ajudando no aumento das vendas devido a experiência que outros clientes tiveram, algo importante para a reputação de um comércio. 

Outro ponto importante é que, o site ou blog faça uma otimização de seus conteúdos, de modo que não apenas demonstre que estão atuando dentro do mercado, mas que também possam gerar oportunidades para fechamento de parcerias ou de investimentos. 

Saber se posicionar dentro do mercado é algo que faz a diferença, e usar estratégias como as palavras-chaves pode ser muito vantajoso para mais de um setor dentro do empreendimento. 

Como ajuda no aumento das vendas?

A competição no mercado é algo que existe desde que as práticas de compra e venda começaram nos séculos passados, fazendo com que cada empresa ou comerciante buscasse formas de fazer seu produto ou serviço se sobressair em relação aos outros. 

Com os avanços tecnológicos e a migração para as ações de compra e venda aos meios digitais, o marketing que antes era estabelecido do lado de fora, passou a também ser usado dentro dos ambientes digitais. 

Sendo modificado ao longo dos anos, e também ganhando novos meios de ser feito no formato digital e pelas plataformas que vem surgindo, o marketing digital proporcionou uma maior visibilidade e gerando ainda mais competição dentro do mercado.

O uso das palavras-chave fez com que empresas de diferentes nichos passassem a compreender ainda mais o que o negócio de tela de proteção transparente poderia fazer para os clientes, e com isso, saber moldá-las para atrair a atenção. 

Em algumas plataformas e ferramentas de busca, a empresa também pode fazer uma configuração para que as palavras-chave que não possuem nenhum significado ou relação possam ser excluídas, de modo que, a empresa seja ainda mais fácil de ser encontrada. 

Com isso, o aumento de vendas através das palavras-chave pode ocorrer também devido a segmentação com os termos usados de acordo com a empresa, algo que em alguns casos, é de conhecimento e utilização de um público-alvo. 

Portanto, as palavras-chave contribuem para que não apenas as vendas sejam geradas, mas sim, para que o público-alvo descubra a empresa de modo que, mesmo que a venda não ocorra naquele momento, ele possa ser nutrido pelos conteúdos apresentados.

E deste modo, em casos de necessidade de uma persiana romana cascata, o cliente saiba diretamente a quem recorrer para ter seus desejos atendidos.

Os tipos de palavras-chave

Podendo ser usada de diferentes modos, existem três modelos de palavras-chave que uma empresa pode aderir, sendo elas a head tail, middle tail e long tail, que geram um impacto direto no resultado que as buscas apresentarem. 

O formato de head tail, ou de cauda curta, é quando as palavras-chave trazem termos mais simples e curtos que podem ser até mesmo em até duas palavras, sempre proporcionando algo mais direto e também, mais amplo sobre o assunto pesquisado. 

Já o middle tail, ou cauda média, são assuntos mais específicos com por exemplo comodato máquina café, visto que estão mais alinhadas as formas segmentadas de pesquisa que um usuário pode fazer. 

Oferecendo uma concorrência menor do que as palavras mais curtas, este por sua vez, acaba fazendo com que a empresa aplique termos técnicos em seus conteúdos para facilitar o encontro das páginas no momento da busca. 

Do mesmo modo que a long tail, ou cauda longa, com palavras ainda mais específicas ou então, afunilando ainda mais a pesquisa com termos referentes a locais ou algo que somente poucas empresas possuem. 

Saber quais são os tipos que serão usadas em uma página é importante, especialmente porque uma empresa pode tentar se sobressair através de termos que não possuem tanta concorrência mas que tragam alguma credibilidade e visibilidade para o negócio. 

Existem estratégias que podem englobar apenas um modelo ou até mesmo os três, é importante lembrar que o tipo de estratégia utilizado vai depender do modelo de negócio e da intenção pretendida.

Como escolher palavras-chave?

Para que uma empresa saiba escolher as palavras-chave corretamente, é necessário que haja um conhecimento da persona que deseja conquistar para acessar a página, é necessário ter um objetivo claro e um planejamento alinhado com outras estratégias. 

Ter um conhecimento de como o público-alvo se comporta em relação ao funil e as vendas, acaba sendo um contribuinte para moldar as estratégias usando as palavras-chave. Isso porque conhecer a linguagem e as expressões ajuda na criação de uma estratégia. 

E dessa forma, as chances da página se destacar em meio à outras que aparecerão na pesquisa torna-se mais fácil e como resultado garante uma boa visibilidade.

Os objetivos tanto da página, que pode ser um site ou um blog, assim como das palavras-chave, devem estar bem definidos e precisam ser monitorados para saber se as metas desejadas foram alcançadas.

Do mesmo modo que os objetivos estão alinhados, os planejamentos devem ter um cronograma em relação a postagem dos conteúdos, de modo que, com as constantes atualizações na página, o engajamento também aumente.

Essa técnica, atrelada às redes sociais ou newsletter de consumidores que se cadastraram, contribui para que um tráfego que seja feito no site, possa aumentar sua reputação e credibilidade no tema.

Assim, quando buscas futuras forem realizadas por outros usuários, a credibilidade naquela página irá ter aumentado e posteriormente, ganhando boas posições dentro do ranking de busca. 

Por isso, escolher as palavras-chave com um bom planejamento e alinhadas aos objetivos, pode fazer com que as estratégias da empresa envolvendo o marketing digital obtenha bons resultados.   

Considerações finais 

As palavras-chave são ferramentas importantes dentro de um ambiente online, que por estarem ligadas diretamente com as plataformas de busca, acabam oferecendo uma boa reputação e credibilidade para quem ocupa o topo do ranking. 

Sendo bem estruturadas, as palavras-chave oferecem a uma empresa uma chance de ganhar um aumento nas vendas e uma maior conversão de leads, dessa forma os feedbacks também se tornam auxiliares para melhor posicionar nas plataformas.

Criar e estabelecer um espaço sólido em meio a competição do marketing digital faz com que, um negócio de serviços de vigilante obtenha bons resultados em um longo prazo.

Por isso é essencial compreender como usá-las de forma correta para que agreguem a relevância necessária ao conteúdo publicado, e deste modo, proporcionem ao empreendimento a visibilidade e credibilidade certa no mercado.    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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