Homem sorrindo felicitando colega de negócio, representando boas vindas ao novo colaborador

Confira 7 dicas de como dar boas-vindas ao novo colaborador

Quando um novo funcionário chega em sua empresa, é novidade para todos. Para a pessoa, é uma nova jornada, em que deve se acostumar com novas formas de trabalho, colegas e ambientes. Para a empresa, é uma nova pessoa que precisa se integrar à equipe e produzir. Por isso, para que esse processo seja tranquilo, vale a pena dar as boas-vindas ao novo colaborador de forma especial.

A seguir, confira porque isso é tão importante. Veja também 7 ideias de ações legais, que a pessoa vai adorar e vão ajudá-la a se acostumar com a sua empresa!

Por que dar boas-vindas ao novo colaborador é fundamental?

Geralmente, as boas-vindas a novos funcionários se resumiam a uma breve apresentação, deixando que se adaptassem aos poucos. Porém, isso pode ser um pouco difícil, já que eles não conhecem ninguém e nem sabem como a empresa funciona.

Por isso, cada vez mais é comum criar ações, a fim de deixar os novos colaboradores confortáveis e mostrar que a empresa se importa com cada um desde o início.

Ideias e exemplos de como dar boas-vindas ao novo colaborador

Jovem mulher sentada em frente ao notebook, com expressão pensativa e segurando caneta que está apoiada na testa. Com a outra mão, ela está com os dedos sobre um caderno aberto, simbolizando a dúvida de o que dar de presente a um colega de trabalho

Para que se sintam realmente bem-vindos, há muito o que o RH da sua empresa pode fazer. É claro que não é preciso bajular um novo talento e nem deixar de pedir o que é importante, mas há formas de tornar o primeiro dia de trabalho bem agradável. A seguir, confira 7 maneiras para saber como desejar boas-vindas a um novo colaborador!

1. Elabore um plano de boas-vindas

O ideal é que sua empresa tenha um plano de boas-vindas. Afinal, é estranho receber alguns funcionários de certa forma e, no mês seguinte, tratar outros de maneira diferente. 

Portanto, padronize essas ações. Assim, também fica mais fácil saber quanto se deve investir nelas. Por exemplo, como acontece com investir em um kit de boas-vindas para funcionários.

2. Torne-se acessível para tirar dúvidas

As boas-vindas na empresa também significam mostrar que a pessoa pode contar com ajuda no processo de se adaptar. 

Homem de terno com expressão feliz estendendo a mão para um cumprimento de boas vindas ao novo colaborador

Por isso, além de oferecer materiais de apoio que ela precisa, é importante indicar alguém que possa tirar todas as suas dúvidas em relação ao trabalho. Já em relação ao funcionamento da empresa, uma conversa com alguém do RH também ajuda.

3. Explique o papel do novo colaborador

Uma das melhores maneiras de evitar conflitos entre os funcionários é aproveitar as boas-vindas aos novos colaboradores para deixar claro os seus papéis.

Ou seja, você pode usar esse momento para que a pessoa saiba o que está sob sua responsabilidade ou não. Assim, ela e seus colegas entendem até onde vão seus limites, especialmente em um cargo de liderança, o que torna a situação mais fácil para todo mundo.

4. Integre-o fazendo a inclusão nos canais de comunicação da empresa

Para que o colaborador se sinta realmente parte da empresa, um gesto pequeno, mas importante, é inseri-lo nos canais de comunicação da empresa. 

Ou seja, se todos têm sua foto no site, ele também deve tê-la. Se há fotos dos funcionários no Instagram, também vale a pena postar uma da pessoa, inclusive, com uma mensagem de acolhimento. Assim, todos que acessarem esses canais oficiais vão saber sobre o novo funcionário e ver que sua empresa se preocupa em recebê-lo bem. 

5. Faça um comunicado oficial e inspire mensagens de boas-vindas

Embora você possa colocar o nome entre os funcionários no site e até postar nas redes sociais, como uma ação interna também é importante fazer um comunicado de novo colaborador na empresa.

É claro que não é preciso comunicar todos os departamentos, se o local for grande, mas pelo menos, a equipe deve ser informada. Assim, todos podem se preparar para receber o colega e ficar à disposição para conhecê-lo e ajudá-lo.

Aliás, uma boa ideia é engajar as pessoas na ação, incentivando que interajam com a pessoa e até que realizem uma festa. Afinal, uma pequena comemoração na empresa, especialmente se a equipe for pequena, é uma maneira de dizer que desejamos boas-vindas ao novo colaborador. Com isso, a pessoa, com certeza, vai ficar feliz e também disposta a se integrar mais rápido.

6. Agende um tour de apresentação ou onboarding

Empresário de óculos de grau e camisa branca social, soprrindo confiante, estendendo a mão para a câmera, que simboliza um parceiro de negócios e  boas vindas ao novo colaborador

O onboarding é o processo de adaptação de um novo funcionário à empresa. Por isso, nada melhor que vivenciá-lo em todos os aspectos.

Para isso, uma boa solução é fazer um tour por todo o ambiente, a fim de ambientá-lo com os locais de trabalho e áreas de uso comum. 

Além disso, você pode complementar esse processo com conversas com a equipe, momentos de apresentação e até algum curso de especialização, caso seja necessário. 

Aliás, essas iniciativas são extremamente importantes para a formação de novas equipes. Isso porque os novos colaboradores podem começar a conhecer o trabalho e os colegas ao mesmo tempo, ganhando segurança para realizar suas funções. Com isso, além de aprenderem mais rápido, podem se engajar em projetos e dar novas ideias, começando a sentir que fazem parte daquele lugar.

7. Ofereça um kit de boas-vindas com brindes personalizados

Não há nada melhor para mostrar o agradecimento de boas-vindas no trabalho, que usar um kit. Nesse caso, vale a pena apostar em itens neutros, que atendam a qualquer pessoa, bem como sejam úteis para ela.

Assim, o kit de boas-vindas para funcionários não é só um conjunto de itens que eles podem usar no trabalho, mas também em casa ou em outros locais. Dessa forma, é possível até divulgar a sua empresa por onde forem.

Curtiu as 7 possibilidades de dar boas-vindas ao novo colaborador e mostrar a presença da sua empresa? Conheça as nossas opções de kit onboarding pra você usar!

Conclusão

Desejar boas-vindas ao novo colaborador é uma maneira de receber bem a pessoa, mostrando que sua empresa se importa em deixá-la à vontade. Além disso, você integra melhor o novo funcionário à equipe, facilitando sua adaptação e mostrando que lá é um bom lugar para trabalhar. Portanto, vale a pena investir no kit onboarding para tornar essas boas-vindas ainda mais reais!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.