brindes em uma estratégia de marketing

Por que adotar brindes em uma estratégia de marketing ?

O crescimento do comércio remoto, em número de consumidores e concorrentes, impulsiona os negócios na direção de soluções criativas para as vendas, inclusive a oferta de brindes ao público.  

Oferecer um brinde, como forma de persuadir o consumidor a fechar uma venda em sua empresa, parte do princípio de benefício mútuo, uma proposta será mais rapidamente aceita quando o cliente visualiza uma vantagem imediata. 

Com estimativas que ultrapassam os três milhões, as lojas virtuais se espalham por todas as redes e plataformas de comunicação via internet. 

Restringir-se a um site é exceção, muitos dos antigos diferenciais já se converteram em regra no contexto atual. 

Assim, diante de um mercado extremamente competitivo, é comum a sensação de esgotamento no que tange às estratégias de marketing. 

Para o gestor, tudo já foi testado e estabelecido, inovar é uma tarefa árdua. 

Contudo, criar um diferencial é imperativo para a sobrevivência de uma empresa neste mercado. 

Os novos nomes entram com uma ampla desvantagem: ainda são desconhecidos, é necessário transformar este quadro. 

Para isso, renasce antigos métodos de atração do cliente, estratégias que, ao ganhar adaptações contemporâneas, se mostram ainda muito efetivas para impulsionar vendas de um serviço de limpeza de estofados, por exemplo. A oferta de brindes é uma delas. 

Portanto, a adoção de brindes é parte de um movimento das equipes de marketing, um retorno às raízes e a visualização do comércio tradicional com olhos contemporâneos, buscando desvendar o segredo da longevidade destas metodologias. 

Brinde é uma estratégia velha, mas nunca obsoleta

Em um mundo habituado à transformação e à rapidez das informações, é fácil concluir que velhas práticas são, intrinsecamente, obsoletas. 

O mundo digital, com suas publicações que morrem na velocidade com que nascem, intensifica essa ilusão de ótica. 

A cultura dos espaços virtuais valoriza a jovialidade, o novo. A oferta de brindes, assim como outras estratégias de marketing, podem ser vistas como algo que não cabe nesta realidade, um profundo engano. 

Muitas das coisas que são antigas, devem sua longevidade à eficiência. O tempo pode ser cruel e um mundo analógico, ainda que em menor velocidade, também costumava ser repleto de transformações que significam vida para alguns negócios e morte para outros. 

O uso de brindes como uma estratégia de marketing pode ser traçado muito antes da era digital ou do crescimento das principais teorias da administração. 

É possível visualizar esta prática de maneira muito orgânica, nas grandes feiras livres artesanais. 

Os brindes de lojas e empresas estão presentes nos objetos pessoais de indivíduos de várias gerações, seja uma caneta com a logo de uma empresa de impermeabilização de estofados ou um calendário, ganhando status afetivo para muitos. 

Além de tudo, adotar brindes para uma estratégia de marketing é um diferencial que pode provocar impactos positivos no relacionamento entre marca e usuário. 

Fidelização do cliente

A fidelização do cliente é o processo pelo qual o consumidor de uma marca é convertido em cliente recorrente.

Em outras palavras, o usuário passa a ver um valor agregado no produto proveniente daquela empresa, preferindo sempre comprar dela. 

A oferta de brindes para clientes já estabelecidos aproxima empresa e indivíduo, construindo um vínculo afetivo que se refletirá nas suas próximas decisões de compra. 

Brindes para clientes já adquiridos demonstram cuidado com a satisfação do consumidor. 

Uma empresa que comunica sua preocupação com a experiência do cliente é vista como confiável, competente e idônea, o que constrói uma reputação positiva em torno de seus canais, produtos e parceiros, um diferencial em rótulos adesivos para embalagens

Autoridade de marca

Uma questão que é ignorada quando se comenta sobre brindes aplicados à estratégia de marketing, diz respeito à publicidade orgânica provocada por estes produtos criativos. 

Publicidade orgânica é o fator primário para alavancar a autoridade de uma marca. 

A autoridade de marca é percebida através do modo como um nome ou logotipo é identificada e considerada pelo público de determinada fração do mercado, além de empresas que competem no mesmo setor. 

É fato que as maiores marcas, consideradas especialistas em sua área, são reconhecidas de imediato, a partir da simples menção de seus símbolos. 

Quando uma empresa que produz placa de vidro personalizada distribui brindes, está também distribuindo totens que representam sua marca, seja pela gravura de sua logotipo ou nome no objeto, ou a associação natural entre produto e fabricante. 

Test-drive do produto

Muitas vezes, os brindes escolhidos para uma campanha podem destoar do conjunto de objetos mais utilizados: canetas, calendários, chaveiros e agendas

Quanto mais criativa for uma campanha neste sentido, melhores são suas chances de resultados duradouros. 

Os brindes podem ser utilizados pela empresa como um modo de exibir seu produto de maneira parcial, um equilíbrio entre a oportunidade de testar as qualidades do item vendido, a um custo de produção menor que a fabricação da mercadoria integral. 

Assim, os brindes se tornam uma espécie de “test-drive” da marca, eficiente para os novos consumidores.

Isto é, usuários em seu primeiro contato, um serviço expresso de entrega desenvolve um brinde e um jogo de medição do tempo de entrega, por exemplo. 

Maior presença de mercado

As campanhas de distribuição de brindes são, por natureza, eventos que envolvem um grande número de pessoas. 

Uma empresa que possui uma metodologia que envolve este tipo de operação terá mais oportunidades de tráfego intenso de visitantes. 

Situações onde a procura por uma empresa é acima do normal podem ser desencadeadas por algumas ações, entre elas, a distribuição de brindes para o público. 

Representam casos extraordinários de atração do cliente, que devem ser convertidos em retenção. 

Aplicar esta metodologia em suas ações de marketing, além de transformá-lo em um parceiro valioso para outros negócios, aumenta o raio de alcance da marca na opinião pública, alavancando sua presença de mercado. 

Como adotar brindes em uma estratégia de marketing ?

Para aproveitar todos os benefícios da oferta de brindes em uma estratégia de marketing, é necessário observar certos cuidados no momento de implementação, medidas que podem otimizar a comunicação com o público e assim, alcançar mais pessoas. 

Seja criativo

Por maior que seja a tentação, visto que as opções mais tradicionais de brinde são as escolhas mais baratas, usar a criatividade na confecção e distribuição destes produtos é decisivo para o sucesso da estratégia. 

Durante o planejamento da campanha, é importante que equipe e gestores atentem para os seguintes fatores: 

  • Grau de relevância do objeto para o cliente; 
  • Formas de entrega disponíveis; 
  • Tamanho e peso do brinde; 
  • Possíveis associações com eventos e parceiros.

A empresa deve aplicar estes aspectos de acordo com sua cultura organizacional, a proposta da campanha e da empresa, refletindo no brinde uma personalidade forte e conectada com o cliente.

Trace um objetivo

Como em qualquer outra campanha de marketing, traçar um objetivo é o primeiro passo para um bom planejamento. 

Sem uma finalidade bem definida, o processo decisório fica severamente comprometido, devido à superabundância de opções. 

Uma empresa de equipamentos de saúde, por exemplo, fabricante de jaleco personalizados, pode fazer miniaturas de equipamentos vendidos na loja, ou oferecer um jogo de peças relacionado ao seu segmento como brinde, por exemplo. 

Se o objetivo é atrair mais clientes, focar em brindes funcionais é uma boa alternativa. 

Por outro lado, prêmios mais simbólicos são recomendados para desenvolver o relacionamento com o cliente já atraído pelas estratégias de marketing da empresa. 

Considere um evento

A distribuição dos brindes é um aspecto tão importante como seu conteúdo, um elemento que pode alavancar ou mitigar os resultados deste tipo de campanha. 

Para alcançar um número maior de pessoas, a promoção de um evento deve ser considerada. 

Eventos empresariais, voltados para o público consumidor, podem ser apresentados sob a forma de feiras, congressos e shows, alinhando entretenimento e informação. 

Por seu alto custo, muitos destes eventos são financiados por parcerias corporativas. 

Uma loja com a proposta de Barraca para evento impermeável, pode apresentar seu produto de maneira divertida em uma feira, propondo um torneio que testa o potencial do item, ao passo em que fornece brindes para seus participantes. 

Recorra aos influenciadores digitais

Os influenciadores digitais são uma nova profissão, gestada durante a expansão das redes sociais. 

Tratam-se de pessoas públicas, conhecidas e acompanhadas pelo público, que realizam parcerias publicitárias com empresas. 

Um modelo de brinde adaptado para estas relações é o press kit, uma caixa com presentes, enviada a um influenciador digital a fins de avaliação e divulgação. 

Uma loja de móveis, pode fechar parcerias com arquitetos para divulgação de cadeira jantar moderna

Este é um dos numerosos exemplos de como alinhar o conteúdo publicado por pessoas públicas à proposta de uma empresa. 

Na oferta de brindes, um influenciador digital pode ser a catapulta necessária para ampliar a veiculação de sua campanha. 

Conclusão

Os brindes são uma estratégia importante para o posicionamento de novos empreendimentos em um cenário competitivo. 

Seu preço e aplicação flexível é o que torna uma técnica tão antiga com algo ainda relevante. 

Adotar brindes na metodologia de vendas de uma empresa pode ser o diferencial que um negócio precisa, aumentando a percepção de valor agregado da marca, do lado do consumidor. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.