O mundo dos negócios tem um desafio para todos que querem crescer dentro dele, que é o fato de que as características dos consumidores costumam mudar de tempos em tempos, o que é bem desafiador.
De fato, se pudéssemos comparar um cliente ou comprador das décadas de 1980 e 1990 com os atuais, iríamos verificar uma série de mudanças estruturais em termos de comportamento, expectativas e até mesmo convicções de vida.
Lembrando que não são apenas as regras ou fenômenos de mercado que garantem isso.
Por exemplo, quando o público de uma fábrica de carimbo personalizado enfermagem muda tanto, no fundo há fatores que são macro culturais e vão muito além.
Como no fato de que tais carimbos são “personalizados”. Afinal, esse é um dos principais traços das novas gerações, que já não aceitam produtos e serviços impositivos e estagnados, mas sim as soluções que podem ser customizadas.
Basicamente, o que as pessoas querem hoje é poder montar seu lanche do seu jeito, escolhendo os ingredientes que entram e que saem, em vez de aceitar um cardápio que já chega pronto e não permite alterações.
Mas, como dizemos, a origem disso tudo não está no próprio mercado, pois o dinheiro ou o capitalismo não teriam forças suficientes para mudar algo tão profundo.
Trata-se, no fundo, de uma questão conjuntural, que envolve vários aspectos de uma sociedade.
Basta imaginar o caso de uma pessoa que contrata o serviço de instalação de rede de proteção para playground.
Se antigamente os únicos meios de comunicação com a empresa era o telefone fixo, hoje a tecnologia permite recursos que vão muito além.
Assim, se antes era normal um cliente ter de ficar horas a fio pendurado no telefone, esperando uma empresa resolver seus problemas, hoje o cliente pode usar a internet para entrar nas redes sociais e deixar sua opinião sobre aquela firma.
Basicamente, o poder está nas mãos do cliente e, graças à informática, à internet e à mobilidade, ele pode fazer a fama de uma marca ou destruí-la em poucos minutos. Daí que seja tão importante conhecer as características dos consumidores na internet.
Assim, com este artigo nós pretendemos não apenas demonstrar a importância de uma marca conhecer o perfil da sua clientela, mas também o que se pode esperar disso em termos estratégicos, tanto no curto quanto no médio e longo prazo.
Um aspecto bem interessante disso tudo é que hoje a internet está tão evoluída, que ela já pode ser utilizada por qualquer tipo de empresa, seja para vender produtos populares no varejo ou para prestar serviços como acupuntura para enxaqueca.
Em todo caso, o negócio vai poder marcar presença e, por meio das principais plataformas digitais, atrair cada vez mais pessoas.
Portanto, constantemente gerar leads e novas oportunidades, fechando mais negócios e fidelizando o cliente.
Desta maneira, se o interesse mais urgente e genuíno do leitor é o de compreender de uma vez por todas as características fundamentais dos seus consumidores dentro da internet, ganhando com isso um horizonte de crescimento, então basta seguir adiante.
De onde vêm as características?
Do que falamos até aqui já ficou suficientemente claro que as características básicas de determinada clientela são algo que supera e muito os valores de mercado.
Tanto é assim que há diversas disciplinas acadêmicas que podem ajudar um departamento de marketing a compreender melhor o seu público-alvo e os perfis da sua persona.
As principais são a própria Sociologia e a Psicologia, que podem ajudar a explicar o comportamento das pessoas enquanto compradoras.
Um exemplo clássico disso é o das famosas Gerações Y e Z, que fazem parte de estudos propriamente antropológicos e culturais, os quais já foram absorvidos pelo marketing.
Assim, se uma empresa atua na área de pet shop para adotar cachorros, ela precisa entender os valores das pessoas nascidas de meados de 1980 e dos anos 2000 para cá, respectivamente. Já que este é precisamente o recorte de idade das gerações citadas.
De fato, as pessoas nascidas nesse arco de tempo foram as primeiras a ter acesso redobrado à tecnologia, começando pelo microcomputador e pela internet, para hoje chegarem no smartphone, no tablet e na conexão 5G.
Dessa forma, os traços principais desse comprador são os seguintes:
- Ele é hiperconectado;
- Ele é consumidor de conteúdo;
- Ele é um influenciador digital;
- Ele é mais pesquisador;
- Ele é mais crítico e mais ativo.
Enfim, são traços que aprofundaremos abaixo, mas que já servem para deixar bem claro como as várias disciplinas se interconectam e tornam esse assunto, literalmente, multidisciplinar.
Naturalmente, também não demorou muito até que as grandes marcas começassem a perceber essas tendências e inovações, para então começarem a colocar seu marketing e sua publicidade a favor disso tudo.
Sendo assim, não vale a pena lutar contra isso caso você não goste tanto assim de algumas dessas mudanças. O que uma marca consciente e madura faz é adaptar-se e inovar juntamente.
A importância de entender
Também vimos que a importância de entender o comportamento dos consumidores dentro da internet é algo real e urgente.
Agora precisa ficar claro que isso tem a ver com várias medidas práticas que uma empresa pode e deve tomar, e não tanto com teorias.
Lembrando que a teoria ou conceituação vem antes da prática como modo de definir suas bases e dar o apoio necessário para que a parte prática não fique desfalcada. Ainda assim, é fundamental se fixar na prática e querer resultados sólidos.
Por exemplo, quando alguém da área de limpeza de poço artesiano decide marcar presença digital, esse empresário ou gestor encontrará algumas barreiras.
Algumas delas dizem respeito à quantidade enorme de plataformas e soluções digitais existentes, que vão fazer a pessoa se perguntar qual delas é melhor e mais indicada.
No fundo, na maioria das vezes não há certo e errado, mas sim o que podemos considerar como melhor para cada um em seu caso específico, sem generalizações.
Daí que seja importante começar por entender as características do consumidor. Neste sentido, a presença digital continua seguindo a velha regra do marketing, de que é preciso estar onde seus clientes estão.
De fato, só isso pode garantir que você vai importá-los do jeito certo e na hora certa. Antes disso a empresa ainda está naquela margem amadora, de quem não tem exatamente um norte nem é capaz de projetar cenários futuros com segurança.
Um grande exemplo de aplicação
Algumas pessoas podem ler o que dissemos até aqui e achar que, no fundo, o marketing digital é muito complexo e indicado apenas para as grandes empresas.
Na verdade, o que ele faz é ir na contramão, já que ele acabou democratizando os veículos de divulgação, como no caso dos motores de busca e das redes sociais.
Se antes uma firma de solda ponto industrial não tinha muito espaço na televisão e no rádio, que eram os maiores veículos, hoje ela pode dominar a internet, que se tornou a maior vitrine do mundo, o que mostra sua democratização.
Inclusive, um exemplo de como isso pode ser feito é o do crescimento orgânico, que permite que um negócio cresça sem que a empresa precise pagar por isso.
No caso dos motores de busca é por meio do SEO (Search Engine Optimization), que faz a Otimização de Páginas para Motores de Busca.
No caso das redes sociais é por meio de conteúdos de qualidade também, só que geralmente impulsionado por parcerias, hashtags, lives e afins.
O que é ser hiperconectado?
Acima usamos esse conceito, que precisa de esclarecimentos, especialmente para explicar ainda mais as características do consumidor dentro da internet.
De fato, hoje a internet está literalmente na palma da mão das pessoas, que passam boa parte do seu dia conectadas pelo próprio celular, consumindo conteúdo e interagindo.
Assim, se a empresa faz um anúncio de letras caixas com LED, ela precisa considerar que, no fundo, ela está concorrendo por poucos segundos da atenção do cliente em potencial.
Isso é estar hiperconectado, já que algumas pessoas chegam a levantar no meio da madrugada apenas para verificar se chegou algum e-mail novo, alguma notificação no feed das redes sociais ou algum retorno em blogs que ela gosta de seguir.
A importância do conteúdo
Por fim, deixamos uma última dica sobre as características do consumidor atual, que é a de que ele gosta de criar conexão com as marcas, gerando experiências memoráveis.
Assim, se uma firma de extrusora aluminio quer realmente chamar atenção, ela precisa criar conteúdos em seu blog, nas mídias sociais e até nos aplicativos da plataforma digital.
São os conteúdos gratuitos e originais que provam que aquela marca entende da solução que presta, atraindo mais clientes, mais parcerias e melhorando os resultados.
Conclusão
Sendo assim, falar sobre as características dos consumidores dentro da internet é o mesmo que falar sobre um crescimento sério, sólido e sustentável para cada empresa.
Com as dicas e informações trazidas acima, fica bem mais fácil entender as características desses mesmos consumidores e aplicar as boas práticas da área.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.