engajamento

5 Dicas de Como Melhorar o Engajamento com seus Clientes

Um bom engajamento é sinônimo de impressões positivas que aumentam as chances de conversão em vendas, uma condição valiosa para as empresas que se inserem no comércio virtual. 

Melhorar o engajamento de suas páginas e consequentemente, a interação com o cliente, é um objetivo que exige um diagnóstico do que foi feito até o momento, a fim de encontrar pontos de transformação. 

O posicionamento dos perfis empresariais em sites, redes sociais e e-mails varia de acordo com as características do negócio, o setor em que está localizado e o seu público-alvo. Identificar e esmiuçar todos estes fatores é tarefa de marketing

Neste artigo, o leitor entenderá o conceito por trás da palavra e em 5 dicas, como aplicá-lo em qualquer negócio, incluindo os serviços prestados por profissionais liberais não-vinculados a qualquer organização impessoal privada. 

Afinal de contas, o que é engajamento?

Engajar é interagir com uma audiência, o conceito está relacionado ao estabelecimento de uma linha de comunicação entre o emissor e receptor de uma pessoa, com reações de ambas as partes. É um nível além da simples produção de conteúdo. 

Um blog de alimentação vegana publica uma série de artigos sobre o tema e recebe interações visíveis.

Isto é, as pessoas que entram em contato com o conteúdo não apenas visualizam, mas deixam impressões, comentam ou compartilham o texto. 

Esta é a definição de engajamento, a motivação gerada, de maneira orgânica, no receptor de uma mensagem em interagir com ela, ao invés de consumi-la passivamente. 

Outras definições apontam o engajamento como “colaboração em uma causa”. 

Criar engajamento com o cliente é a porta de entrada para a formação de leads, termo designado para a parcela da audiência que não apenas interage, mas cede informações de contato para a marca em questão, a fim de receber mais conteúdo. 

Interessar o leitor de maneira passiva, isto é, produzindo um conteúdo relevante, de modo que o potencial cliente seja o primeiro a tomar a iniciativa de contato, é um elemento fundamental do marketing de atração, também chamado inbound marketing. 

O inbound marketing cresceu com as ferramentas virtuais de pesquisa por palavra-chave e as redes sociais, visando aproveitar os ciclos de interesse do público para aumentar o fluxo de tráfego para um canal, totem fotográfico ou página específica. 

Uma vez direcionado, o potencial cliente é conduzido por uma série de estratégias de persuasão, desde a produção de conteúdo até fichas de cadastro para brindes.

De modo a expandir o tempo de vida deste engajamento e transformá-lo em venda. 

Otimizando o engajamento em 5 passos

Melhorar o engajamento de uma página é uma das vertentes de maior popularidade no marketing digital.

Uma vez que suas técnicas são utilizadas por pessoas físicas e empresas para melhorar a comunicação com seu público-alvo. 

Quem produz conteúdo deseja ser lido ou ouvido, independente da perspectiva de lucro financeiro. 

Otimizar o engajamento é tão atraente por conceder aquilo que o criador de artigos, vídeos ou fotos mais deseja. 

Assim, esta lista vai demonstrar 5 passos para melhorar o engajamento com seus clientes, uma abordagem voltada para empresas. 

Envolvendo práticas e métricas de avaliação, aplicar os itens de cada tópico garante um melhor aproveitamento das táticas de marketing.

1- Estabeleça uma abordagem omnichannel

A abordagem omnichannel parte do princípio da presença empresarial em múltiplos canais, sejam estes online e offline. 

Além de aumentar a percepção de autoridade da marca, os múltiplos canais contribuem para uma melhor experiência do usuário. 

Muitas pessoas exibem preferências por uma plataforma em detrimento de outra. 

Isso acontece porque cada um destes canais apresentam diferentes dinâmicas que afetam a produção de conteúdo e a interação entre perfis e letreiro de loja

Uma restrição de caracteres por publicação, a resolução e formato de fotografias exibido, o destaque de comentários em cada post na página inicial e os algoritmos para recomendação de conteúdo afetam profundamente a experiência com a plataforma. 

Por esta razão, é importante que a empresa ofereça uma experiência múltipla, adaptando sua linguagem e infraestrutura para diferentes canais de comunicação. 

No entanto, esta é apenas uma parte da abordagem omnichannel, incompleta sem o elemento da integração. 

A integração acontece quando todas as plataformas são sincronizadas de modo que o ciclo de venda culmine em um ou dois pontos fixos, como o site da loja ou um ponto de venda físico. Os demais canais são pontes que direcionam o cliente até esses locais. 

Desta forma, são reduzidas as chances de conflitos de comunicação, competição interna e o mau compartilhamento de informações. 

Ao mesmo tempo, mantém-se a flexibilidade do atendimento por múltiplos canais e garante o conforto para o consumidor. 

2- Produza conteúdo interessante 

Um dos principais erros de pequenos negócios é o investimento inadequado de recursos na produção de conteúdo para plataformas online. 

Seja marcado pela falta de acabamento profissional em peças gráficas ou publicações de baixa relevância para o público. 

É compreensível que o primeiro impulso de um empreendedor seja atrair clientes o mais rápido possível, contudo, é necessário traçar uma estratégia sólida para alcançar este objetivo. A produção de conteúdo de qualidade é indispensável nesta fase. 

Realizar pesquisas de público com o auxílio de ferramentas estatísticas de motores de busca, por exemplo, é uma excelente alternativa para reconhecer os interesses da audiência de maneira simples, verificável e gratuita.

A criação de conteúdo deve ser multi-interface e adaptada para cada plataforma. Materiais gráficos como logotipos, banners, fotos de catálogo e vídeos devem transmitir a natureza de um empreendimento voltado para produtos de limpeza hospitalar, por exemplo. 

3- Construa uma rotina de eventos

Os eventos promocionais são episódios de grande sucesso para o engajamento nos canais oficiais de uma marca, provocando picos de tráfego no conteúdo da marca, são exemplos de eventos:

  • Sorteios;
  • Liquidações;
  • Festivais;
  • Congressos abertos ao público. 

Construir um cronograma de eventos é uma estratégia mais recomendada do que sua realização esporádica, em cima da hora. 

Tal ênfase no planejamento é justificada pela facilidade em alcançar resultados de curto prazo e dificuldade em mantê-los a longo prazo. 

Organizar uma ação promocional de açaí em atacado, por exemplo, dará resultados mais efetivos caso combinada às demais técnicas de marketing de atração para alavancar e manter os efeitos de um alto engajamento mesmo após o final do evento. 

Datas comemorativas e feriados também são grandes oportunidades para este tipo de técnica. 

Um evento, no entanto, pode ser remoto e mais sutil, como a entrega de embalagens personalizadas ou brindes em determinados dias do calendário comercial. 

4- Desenvolva um funil de vendas

O funil de vendas é uma técnica de marketing de atração que envolve a segmentação de seu público em três grandes fases, com a primeira maior que as demais, reduzindo de tamanho a cada avanço, como um funil. 

O mecanismo é muito citado quando se fala da prospecção de clientes, e seu entendimento confere um nível mais profundo de interação com o consumidor, controlando todo o processo, desde as primeiras impressões até o final da compra. 

A primeira fase, também chamada de topo do funil, é composta por todas as interações com a página, isto é, todo o tráfego engajado até o momento. 

Um site de andaime aluguel pode analisar seus acessos sob esta perspectiva da seguinte maneira: 

  • Ciclos de tráfego: qual perfil de publicações engajam mais; 
  • Qual percentual de acessos corresponde ao perfil compatível ao produto; 
  • Taxas de rejeição e canais de saída; 
  • Principais interesses do público-alvo. 

Desta forma, constrói-se uma estratégia de conversão dos acessos em leads, palavra que designa os usuários que engajam em uma página de modo a ceder informações de contato para acessar mais conteúdo do site. 

Um exemplo comum de geração de leads é a inscrição, por meio de cadastro, em cursos gratuitos na plataforma de uma empresa. 

Esses cursos são projetados de acordo com o interesse do público-alvo, com o objetivo de qualificar esse lead. 

Uma vez transformado em lead, o processo de qualificação consiste em estender o engajamento ao educar a audiência, ou seja, demonstrar a importância de seu serviço na solução de problemas tangentes, esta é a segunda fase do funil. 

A terceira corresponde ao momento em que o usuário está mais propício a fechar uma venda. 

Note que o ciclo de engajamento em um canal de limpeza de tapete a seco, por exemplo, pode dobrar ou triplicar com a inserção de um funil de vendas.

5 – Invista no relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente é uma fase essencial para manter um histórico consistente de bom engajamento. 

Isto porque o cliente é seu principal embaixador, o stakeholder capaz de influenciar as visões externas sobre uma marca. 

O cuidado com a experiência do usuário deve estar presente desde a prospecção até a entrega, seja numa loja digital ou através da terceirização de serviços para transportadoras e fábricas de software para atendimento. 

Conclusão

Sendo assim, melhorar o engajamento com os clientes é uma tarefa que exige planejamento prévio e um olhar atento aos interesses do consumidor e aos ventos que sopram sobre seu mercado. 

A aplicação de técnicas gratuitas e simples pode potencializar os resultados da estratégia. 

Inserir-se no mercado digital é um processo árduo para muitas organizações de pequeno e médio porte, bem como profissionais livres, diante da concorrência com grandes corporações. As soluções de marketing nascem para facilitar esta adesão. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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