co-marketing

Entenda o que é co-marketing e quais os seus benefícios

O que é co-marketing? Observamos que quando uma empresa é afetada pela crise econômica do país, a princípio ela geralmente opta por fazer cortes a quantias destinadas ao marketing e a quantidade de colaboradores. A partir dessa situação, se torna urgente ações e tomadas de decisões para o retorno “estável” do empreendimento.

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Muitos tem utilizado o co-marketing como solução. E você, conhece essa tática?

Já ouviu o ditado popular que a união faz a força? É justamente isso que o co-marketing possibilita! É uma estratégia de marketing recente no mercado, onde ocorre uma união de interesses entre duas marcas, pessoas ou organizações para produzirem algum tipo de ação.

A intenção é que o resultado dessas ações se transforme em vendas e novos clientes. Essa estratégia possibilita vantagens para ambos os lados. Vamos descobrir algumas delas? Acompanhe a seguir!

VANTAGEM Nº 1 – ALCANCE DE NOVAS AUDIÊNCIAS.

Muitas empresas adotam esse método por possuir um curto orçamento ou uma equipe de pequeno/médio porte e quando as metas têm sido difíceis de alcançar. Então, elas se unem a outras empresas com interesses em comum, para atingir resultados que sozinhas não conseguiriam.

Com esse método, podem usufruir de parcerias de marketing, os desafios são reduzidos e as chances de sucesso aumentam significativamente. Recurso atraente, não acha?

VANTAGEM Nº 2 – CONSTRUÇÃO DE AUTORIDADE.

Criar parceria com empresas de referência se torna vantajoso, pois trará respeito e novos clientes a sua lista. Uma empresa com autoridade no mercado tem o poder de influenciar muitas pessoas, devido a confiança conquistada.

Então, estar aliado a essa marca fará com que também confiem em experimentar consumir os produtos de sua empresa.

VANTAGEM Nº 3 – REDUÇÃO DE CUSTOS.

Por meio dessa parceria, as empresas conseguem fazer mais com menos. Como assim? De acordo com o combinado, tanto os custos quanto os esforços são divididos.

Imagine que em determinada promoção ou campanha de marketing, você gastaria um valor “X”. Com essa parceria, você desembolsará metade ou até mesmo partes do valor “X”.  Desse modo, os objetivos serão alcançados com mais facilidade.

VANTAGEM Nº 4 – IMPACTOS MAIORES.

Mesmo que as duas empresas contem com um público-alvo similar, os clientes não são iguais. Com isso, o impacto é maior, pois com a parceria os clientes são influenciados a conhecer a outra empresa/marca devido a indicação clara da marca que consomem.

DICAS PARA ESCOLHER O PARCEIRO IDEAL.

Para alcançar as vantagens acima, você precisará escolher o parceiro ideal e certos critérios devem ser levados em consideração, como:

  • Ser uma empresa relevante no mercado
  • Possuir interesses em comum
  • Público-alvo semelhante
  • Vender produtos da mesma área ou similares, sem ser concorrente

É claro que não será fácil encontrar parceiros com todas as características acima, mas quanto mais se aproximar delas, melhor será! Essa busca exigirá uma análise minuciosa pois envolverá o seu negócio.

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Além disso, é interessante ressaltar que durante o planejamento dessa parceria, os combinados detalhados devem ser documentados atentamente. O combinado não sai caro, não é?

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