A criação de press kits para divulgação de empresas se tornou um grande sucesso nos últimos anos. Além de proporcionar uma boa experiência para quem recebe esse material, ajuda a criar mais relevância e visibilidade para os produtos e marcas que estão sendo lançados.
Mas, para que isso seja possível, é necessário utilizar os brindes certos para essa ação. Assim, você terá um feedback positivo e encantará os seus clientes.
Quer saber como criar um press kit para a divulgação da sua empresa? Neste artigo você verá:
- o que é press kit?
- dicas para criar um press kit da forma correta;
- como criar um press kit de sucesso — conheça o passo a passo.
O que é press kit?
O press kit, também conhecido como kit de imprensa, é uma ação de marketing, que reúne uma quantidade de materiais, a fim de apresentar um produto ou serviço para a mídia.
Geralmente ele tem como base uma carta de apresentação chamada release, que explica um pouco sobre a história da empresa e quais os produtos e serviços oferecidos.
Essa é uma ação que parecia ter perdido força na última década, mas ganhou grande relevância após influenciadores, cantores e celebridades no geral começarem a utilizar frequentemente para divulgação da sua marca.
Além de ser uma oportunidade de gerar mais conhecimento para a sua empresa, os press kits servem para proporcionar uma experiência única para quem recebe. É uma forma de demonstrar a real utilidade do seu produto e serviço e demonstrar o valor que está por trás daquela divulgação.
Dentre os materiais utilizados em press kits, estão:
- brinde personalizado ( caderno, caneta, mochila, chaveiros, etc);
- material impressos personalizados (flyer, folder, cartão, fotos, etc);
- objetos que expressam a característica da ação (decoração, presentes personalizados, etc);
- o produto que está sendo divulgado.
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Dicas para criar press kit da forma correta
Apesar dos press kits serem uma excelente forma de divulgação da empresa, é fundamental que ele seja feito da maneira correta, para evitar que você desperdice tempo e dinheiro com essa ação.
Por isso, é essencial que no momento de escolher os materiais que serão colocados na sua divulgação, você pense se eles realmente serão úteis e inesquecíveis para quem está recebendo.
Além disso, de nada adianta sobrecarregar o press kit com diversas informações, dificultando o entendimento e tirando o foco do produto ou serviço que merecia ter maior destaque.
Em razão disso, antes de colocar o planejamento em prática, é necessário pensar em todos os itens que irão compor a ação. Assim, as chances de erros e de feedbacks negativos dos clientes serão menores.
Como criar press kits de sucesso? Conheça o passo a passo
Agora que você já sabe o que é um press kit e qual a relevância para as empresas quando feito da maneira correta, é o momento de aprender o passo a passo para criar o seu.
Veja a seguir:
Tenha um bom planejamento
O planejamento é a primeira etapa da ação, a partir do momento que fica definido a utilização do press kit para a divulgação de um produto ou serviço da marca.
Além de ser o momento de organizar as ideias e colocá-las no papel para entender a viabilidade e se será de fato satisfatório, o planejamento é essencial para verificar se o orçamento está dentro do esperado pensando nas estratégias que serão realizadas.
Defina o objetivo da ação
Ninguém quer enviar um press kit só por enviar, não é mesmo? É necessário ter todo o cuidado e atenção para não parecer uma estratégia sem objetivo. Por isso, é fundamental que após o planejamento seja definido o objetivo desta ação.
É de extrema importância que quem recebe esse material perceba que ele foi bem pensado e elaborado conforme os interesses deles.
Use a criatividade
A criatividade será fundamental no momento de criar o press kit. Pensando no seu público-alvo e nas características que eles possuem, fica mais simples determinar a identidade visual que será utilizada.
A personalização é uma etapa muito importante para chamar ainda mais a atenção dos clientes e mostrar a o cuidado e atenção que a marca teve em todos os detalhes, principalmente, se esse material tiver o nome ou algo que identifique quem irá receber.
Para saber sobre esse tema e entender melhor sobre o mundo do marketing promocional, leia o artigo: Live Marketing — A Comunicação Na Era Do Protagonismo Dos Consumidores