energia solar

4 dicas de marketing para o setor de energia solar

Não é preciso ser da área de física, de ecologia ou de quaisquer tipos de estudos científicos para saber que o planeta tem demandado iniciativas mais sustentáveis. Um dos maiores exemplos é o caso da energia solar, que já pode fazer uma boa diferença.

De fato, como o próprio nome já sugere, trata-se de uma fonte alternativa de energia, que não depende de petróleo, queima de árvores e todo um ecossistema de impactos danosos à natureza. Mas apenas da luz do sol, convertida em energia renovável.

O que poucos sabem é que ela pode ser convertida em grandes escalas, como para abastecer indústrias, ou para usos menores e mais nichados, como para abrir e fechar o motor de portão da garagem, que é bem mais simples.

Além da preservação que isso gera em relação ao meio ambiente, também podemos falar da economia fantástica que isso traz, uma vez que, obviamente, ninguém precisa pagar para captar a luz do sol, que é uma fonte interminável de recursos.

Assim, gasta-se apenas com as instalações uma única vez, e logo em seguida já se começa a desfrutar de uma economia considerável na conta de luz, seja para uso doméstico ou empresarial, como referido anteriormente.

Além dessa questão ambiental, existe também um aspecto social que costuma ser ignorado, mas já faz parte dos planos de grandes governos no mundo todo. Imagine um asilo para idosos, por exemplo, que conta com poucos recursos financeiros.

Ou ainda, comunidades inteiras de pessoas de Classe C e D, que têm muita dificuldade de se instalar em termos de infraestrutura básica, podendo faltar energia e luz para atividades básicas. Com a iniciativa governamental da energia solar, isso pode ser mitigado.

Também assim, seu aspecto de energia limpa, renovável e sustentável ajuda a pensar nas gerações futuras, o que cria uma aliança global no sentido de estimular cada vez mais as deliberações necessárias para investir nessa alternativa.

Ou seja, o mercado de energia solar não apenas está grande no momento, como sua tendência é crescer cada vez mais. Por essa razão é que decidimos elaborar este material completo, trazendo as 4 melhores dicas de marketing para desfrutar dentro desse setor.

Ao mesmo tempo, trabalhamos com exemplos práticos e bem concretos, que ajudam a compreender o assunto de modo conceitual e, ao mesmo tempo, prático. Sem isso, é muito comum ler sobre o assunto mas não conseguir tirar proveito.

Um ponto interessante é justamente o fato de que hoje as alternativas de aplicabilidade crescem, indo desde campos inteiros de energia fotovoltaica, até carregamento de bateria de carro 60 amperes, o que também contribui para o aumento da aplicação do marketing.

Deste modo, se o seu interesse é o de compreender de uma vez por todas como o marketing e a publicidade podem ajudar um negócio da área de energia solar, atraindo mais clientes e aumentando as vendas, então basta seguir até o fim da leitura.

Contexto da energia solar no Brasil

Antes de partir às aplicações mais práticas, é preciso que o empreendedor ou autônomo dessa área compreenda melhor o mercado em que está entrando.

Na verdade, o benchmarking e o estudo de mercado é algo fundamental para qualquer estratégia de marketing, de publicidade e de vendas como um todo.

Por exemplo, é fundamental levar em conta o fato de que para certas classes a aplicação dessa tecnologia pode soar muito cara, por poder ficar entre sete e dez salários mínimos.

Porém, cabe ao marketing, justamente, mostrar que é possível relativizar essa conclusão. Por exemplo, um projeto de arquitetura para escolas que inclua a energia solar certamente terá um valor que acabará sendo abatido nos demais custos.

Ou ainda, é possível considerar uma projeção de médio e longo prazo, comparando as várias soluções existentes no mercado, tais como:

  • A geração solar e fotovoltaica;
  • A geração por usinas termelétricas;
  • A geração por centrais hidrelétricas;
  • A geração por usinas termonucleares;
  • A geração por centrais eólicas.

Enfim, há várias alternativas que podem até parecer mais em conta no curto prazo, como a conta de luz que chega em casa ou no escritório, que ficam bem longe do custo de sete ou dez salários mínimos, obviamente.

Contudo, como desconsiderar o fato de que, com o tempo, simplesmente deixar de pagar cerca de 90% da conta de luz é algo que vai se tornar muito mais barato no médio e longo prazo? O papel do marketing é esclarecer pontos dessa mesma natureza.

Outra objeção muito comum a ser quebrada tem a ver com a questão da demanda noturna por luz, já que de noite os painéis não contam com o sol. Primeiramente, já é possível instalar o sistema com geradores que abastecem de dia e fornecem energia de noite.

Segundo, a proposta não é suprimir totalmente os demais meios de geração de energia, mas sempre conciliar com outras que não sejam tão vantajosas, apenas para cobrir os 10% de margem de erro para quando a solar não estiver disponível.

1. Conheça bem sua persona

Já tendo falado do estudo de mercado e do contexto da energia elétrica no Brasil, certamente um esforço próprio do marketing é o de conhecer melhor o público, não apenas no sentido financeiro e técnico, mas também comportamental.

Antigamente as empresas faziam estudos demográficos e censos profissionais para entender isso melhor, mas hoje é possível utilizar as próprias redes sociais.

Assim, uma empresa que faz licenciamento ambiental cetesb pode entender a fundo vários traços que depois ajudarão e muito no sentido de aumentar a assertividade do marketing.

Inclusive, se antes o esforço era por compreender o público-alvo (centrado em perguntas como profissão, classe social, formação, gênero e afins), hoje se fala em perfis da persona de público, algo bem mais eficiente. As perguntas mais comuns nesse sentido são:

  • Onde encontrar meu cliente ideal?
  • Como ele consome novidades e notícias?
  • Quais redes sociais são utilizadas por ele?
  • Ele curte que tipo de música, filme e séries?
  • O que ama e odeia em uma marca?

Ou seja, você consegue compreender os hábitos dele, especialmente no tocante ao universo digital, que é onde o marketing mais se desenvolve atualmente.

2. A importância do website

Depois de compreender bem o seu público, ter um site próprio é um modo de estabelecer um verdadeiro portal digital pelo qual a comunicação com ele se dá.

Após evoluir para outras frentes, como blogs, redes sociais e até aplicativos de celular, é fundamental que tudo comece pelo site.

Também assim, uma empresa de manutenção ar condicionado split precisa de uma boa hospedagem e um bom servidor, para que as páginas sejam rápidas e seguras.

Igualmente, é preciso que o site seja intuitivo e tenha boa usabilidade. Hoje isso se chama UX (User Experience), que tem a ver com a Experiência do Usuário.

Gerar algo positivo nesse sentido é a certeza de que ele voltará, ainda mais na temática de energia solar, que já é um segmento naturalmente associado à tecnologia e inovação.

3. Blog e Otimização de Páginas

O blog já pode ser anexado ao domínio logo no começo, pois permite que a empresa crie conteúdos originais e de qualidade que têm alto potencial de atrair leads e clientes.

Um exemplo de artigos assim são os famosos “X motivos para contratar buffet corporativos”, nos quais a pessoa consome informações de modo atrativo, agradável e facilitado.

Depois, o blog já é um modo de pensar no SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização de Páginas para Motores de Busca, que ajuda na hora de ser bem ranqueado nos motores de busca.

De fato, o Google, o Bing, o Yahoo! e até o Ask Brasil estão entre os mais utilizados em nosso país, sendo que já se tornaram uma das maiores vitrines do mundo.

Então, é fundamental que as páginas sejam otimizadas para cumprir com os algoritmos dessas plataformas, assim, o cliente sempre encontrará sua empresa de energia solar quando buscar por essa palavra-chave.

4. Poder do e-mail e da automação

Muitos ouvem falar de marketing e pensam que o e-mail é algo antigo, mas esse é um erro e tanto, pois esse recurso continua sendo super eficiente.

Tanto que, após fechar uma consulta em um ortopedista para cachorro pelo site, uma das primeiras ações que qualquer pessoa faz é consultar seu e-mail, para ver a confirmação.

Esse recurso funciona ainda melhor quando o marketing é automatizado, por meio de softwares e programas que tornam o disparo em massa mais fácil, possível de ser feito com poucos cliques dos programadores da campanha.

Considerações finais

Falar em marketing e em energia solar é um modo de tratar de duas tendências igualmente promissoras e capazes de trazer grandes resultados.

Com os conceitos fundamentais e os conselhos práticos trazidos acima, fica ainda mais fácil aplicar as estratégias e conseguir um resultado sólido e sustentável.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.