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10 formas de resolver Falta de Valor agregado

Falta de Valor agregado

Falta de Valor agregado

Escuta-se muito sobre agregar valor a um cliente no meio digital, em especial depois do advento das redes sociais. Mas você sabe realmente o que essa expressão significa e como ela pode ajudar a expandir seu negócio?

Uma pesquisa rápida no dicionário mostra que a palavra agregar significa por definição “reunir”. Portanto, agregar valor seria literalmente reunir informações, fatos ou ações que trazem utilidade ou atribuem importância a um produto.

Um dos maiores desafios entre as corporações é agregar valor ao cliente, ou seja, fazer com que a marca seja relevante, que faça o seu público se tornar dependente dela, em sentido emocional ou funcional.

Separamos uma lista com 10 formas de resolver de uma vez por todas a falta de valor agregado. Acompanhe a leitura a seguir.

Sua empresa gera valor agregado?

O que faz uma joia ser considerada de valor? Em diversas culturas, materiais como ouro, prata e outras preciosidades são transformadas em obras de arte anualmente. Quanto mais raras, maior a estima artística ou o valor monetário.

E essa coroa de valor não foi concedida da noite para o dia. 

Pedras preciosas são milenares e se destacam por sua singularidade, raridade e capacidade de causar prazer e alegria. Aliás, o conceito de joia por definição é exatamente esse.

A questão toda aqui então se resume em gerar valor através de um destaque.

No meio corporativo, atribui-se esse termo para ações que sejam perceptíveis para o cliente, benefícios que façam com que as empresas se destaquem em algum aspecto – gerem valor.

Mas que ações são essas?

O que faz com que a Maria faça compras no mercado X e não no mercado Y? 

A resposta para essa pergunta é: as decisões de compra de Maria são tomadas pela capacidade desse estabelecimento de resolver algum problema. Realizamos escolhas diárias com base no que trará o maior benefício para nós enquanto consumidores.

Se a Maria faz compras no mercado X, é porque ele atendeu suas principais demandas do dia: era perto da sua casa, os preços estavam melhores, só esse mercado oferece a marca de sorvete que a família consome, eles fornecem app de descontos, etc.

Trazer soluções para as principais demandas do seu público-alvo é a chave para se destacar no meio corporativo.

Pare de VENDER por um momento. Isso mesmo, você não leu errado. Pare por um momento de ser vendedor e coloque-se no lugar do seu cliente. Quais são suas reclamações? O que ele gostaria de ter que o seu empreendimento ainda não oferece? 

Olhar para o negócio através das lentes do seu público ensina muito sobre o que falta para a sua empresa ser estimada por ele. 

A grande maioria das empresas que estão pipocando de feedbacks positivos têm algo em comum: elas sabem encantar o cliente de alguma forma. 

Pode ser através de um brinde personalizado enviado com a compra, pode ser através de uma carta escrita à mão com a essência da loja, a experiência de compra em si, os preços diferenciados, a facilidade de acesso ao site.

O ponto é: encontre o seu “diamante”. Algo no seu negócio deve se destacar dos demais. 

Vamos supor que a empresa X trabalhe com cremes faciais. Como ela pode gerar valor através das redes sociais e matérias em blogs? 

Postar vídeos de passo a passo, receitas de máscaras caseiras e como utilizá-las, métodos de finalização para todos os tipos de cabelos e assuntos do tipo podem chamar atenção desse público

Logo, a empresa X se cerca de um exército de mulheres que se tornam defensoras da marca. E tudo por quê? A empresa soube gerar valor sobre o seu negócio solucionando problemas rotineiros entre o seu público.

Portanto, use as redes sociais a favor da sua empresa.

Ao realizar uma compra, o que o cliente realmente quer? Pare um pouco e pense: quando Carlos compra um carro, ele não quer apenas um automóvel. Ele busca atender algumas expectativas: status, praticidade de tempo, locomoção etc.

Logo, a empresa entende que gerar valor depende muito da perspectiva do que se espera do produto. Entender quais são as expectativas do cliente pode abrir portas para fidelização de clientes antigos e conversão de novos.

Esse item não é sobre o preço do produto em si, mas tudo o que ele carrega consigo como valor agregado. Ou seja: o quanto ele consegue solucionar um problema?

Isso envolve detalhes como: durabilidade, confiabilidade, design, desempenho, funções e assim por diante. Qualquer pormenor diferenciado pode ser um ponto a mais na hora da tomada de decisão.

Tire um pouco o ego do caminho e dê espaço para ouvidos atentos. É difícil ouvir reclamações e muitas vezes elas parecem sem sentido e infundadas. Mas exerça a empatia e entenda o que está por trás da insatisfação. 

Se um cliente chega até você com uma reclamação é porque acredita no potencial da sua empresa de oferecer algo melhor. Acredite, seria muito pior se ele apenas virasse as costas e difamasse a empresa para meio mundo antes de tentar resolver as coisas.

Portanto, escute a voz do seu público. 

A era tecnológica trouxe muitas facilidades para o dia a dia das empresas. Porém, dificultou um pouco o atendimento humanizado. Quem nunca sentiu o dissabor de passar horas e mais horas conversando com robôs e sendo passado de “atendente” a “atendente” sem de fato ter o problema solucionado?

Pois é. O mesmo acontece com robôs em sites que “enchem linguiça” no atendimento. O calor humano é importante durante as negociações, não o subestime!

Tratar o cliente de maneira única antes da venda e depois fingir que ele não existe é como dar um tiro no pé. O pós-venda não deve ser ignorado e o cliente precisa ser “alimentado” mesmo depois que já efetuou a compra.

Dar atenção ao feedback do pós-venda é uma maneira eficaz de descobrir se as expectativas alheias foram atendidas e quais são as avaliações ou reclamações do cliente após a compra do produto. Só assim é possível agregar valor à marca com base nas opiniões sinceras do público-alvo.

Recentemente, uma costelaria no interior de São Paulo saiu nas matérias de jornais como um dos melhores restaurantes da região. Apesar de os preços do buffet serem mais altos do que os concorrentes, o que fazia com que os clientes sempre retornassem era a exclusividade com que eram tratados, além do sabor da comida.

Aos domingos, o dono do estabelecimento visitava mesa por mesa, dando uma bela aula de história da costela e levando as famílias para conhecerem os bastidores da carne. Isso encantou os clientes e gerou uma fidelização entre os amantes de carne.

Portanto, encontre sua própria pepita de ouro. O que te difere dos demais? Explore isso e dessa forma resolverá de uma vez por todas a falta de valor agregado em seu negócio.

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