marketing promocional

Fique por dentro dos benefícios de investir em marketing promocional

É muito comum ouvir falar de marketing promocional, mas você já se perguntou o que realmente significa o termo? O Marketing promocional é, na realidade, um conjunto de estratégias capazes de construir uma marca e aproximar a empresa de seu público.

Para ajudá-lo a entender melhor sobre o tema, neste artigo vamos explicar qual é a definição de marketing promocional e por que é tão importante investir nesse tipo de conceito corporativo de propaganda.

Marketing promocional se trata de um conjunto de estratégias capazes de construir uma marca e aproximar a empresa de seu público. Acompanhe no desenrolar da matéria quais são os benefícios dessas estratégias de marketing e como ele pode ser aplicado. Continue a leitura para conferir todos os detalhes!

A importância do marketing promocional

O marketing promocional tem um conceito de fácil definição: aproximar o cliente para a marca fidelizando o consumidor e aumentando o numero de vendas. O marketing promocional não é invasivo. As estratégias utilizadas nesse tipo de conexão com o público-alvo são interessantes para os prospectivos clientes.

Entre as principais vantagens do marketing promocional, podemos alistar as mais importantes:

  • atração de clientes novos
  • engajamento de fãs para a marca
  • fidelização de clientes dispostos a conhecer mais serviços da sua marca

Dito de maneira simples, o marketing promocional é essencial para que sua empresa eleve o patamar de vendas e isso pode ser feito de várias maneiras. Amostras grátis, por exemplo, são excelentes ferramentas para angariar fãs da marca.

Mas o leque de opções para o marketing promocional varia muito. Vamos alistar ao menos 3 maneiras para que a sua empresa atinja esse objetivo.

Qual é a relação entre o marketing promocional e o conceito de Merchandising?

É comum que as pessoas confundam a estratégia do marketing promocional com Merchandising. Contudo, a associação não está equivocada, pois o Marketing Promocional é uma das diversas possibilidades de Merchandising.

O Merchandising também tem como objetivo promover e fortalecer uma marca, serviço ou produto de forma eficaz, em locais como dentro do ponto de venda, fora do seu ambiente natural e online.

O Merchandising pode ser usado durante um programa de televisão, como em uma novela quando os atores cometam sobre um produto de forma natural. Hoje em dia, uma opção que também tem sido muito utilizada é a contratação de um digital influencer.

Assim, o Marketing Promocional conta com o mesmo objetivo do Merchandising, ou seja, conquistar clientes por meio de ações que não são comuns e que proporcionam experiências inovadoras. Sempre que o consumidor e a marca são conectados de maneira diferenciada, uma técnica de Merchandising está sendo aplicada.

Como é possível realizar o marketing promocional?

Contudo, o leque de opções para o marketing promocional varia muito. A seguir, vamos listar ao menos 3 maneiras para que a sua empresa atinja esse objetivo.

Degustação

Experimentar um produto antes de compra-lo é uma estratégia que funciona no marketing promocional. Pense bem: ao decidir comprar algo novo de uma marca, você prefere se aventurar no desconhecido ou experimentar como funciona o produto antes?

Degustação

Empresas de grande porte costumam oferecer demonstrações ou degustação do serviço antes mesmo da compra final. É o caso, por exemplo, da gigante Microsoft, por exemplo, que fornece serviços não-pagos por 30 dias para que o cliente conheça o produto antes de comprá-lo — o que demonstra confiança na marca e as chances de aumentar as vendas crescem de maneira considerável.

Sorteios

Sorteios são chamarizes de vendas. A maioria das pessoas gosta de desafios e oportunidades para ganhar prêmios. Investir no famoso clichê “a cada R$ 100,00 em compras ganhe um número para participar do sorteio” faz com que o cliente queira comprar mais até atingir o valor que é necessário para ter mais chances.

Sorteios

As datas comemorativas, como no final de ano, são ótimas oportunidades para realizar sorteios, já que, durante esses períodos, mais pessoas vão às compras. E um detalhe importante: quanto maior o prêmio maior as chances de vendas aumentarem.

Brindes

Os brindes são, sem sombra de dúvidas, grandes aliados tanto no pré quanto no pós-venda. Garantir um presente para o cliente na hora da compra é um bônus da sua marca para atrair o consumidor.

Brindes

Nos casos em que o brinde é fornecido após uma venda bem-sucedida, se trata de um mimo que agrada e fideliza seus clientes para uma próxima compra satisfatória.

Independente do tipo de marketing promocional que utilizará tenha em mente que a estratégia funciona e eleva o potencial da sua marca. Existem diversas maneiras de fazer com que a sua empresa construa uma base sólida no mercado.

Quer conhecer mais uma opção de fidelizar e atrair novos clientes? Leia essa matéria que a Hakuna Matata preparou para você de como apostar em ações de live marketing.

É muito comum ouvir falar de marketing promocional. Mas você já se perguntou o que realmente significa o termo? Neste artigo, vamos explicar qual é a definição de marketing promocional e por que é tão importante investir nesse tipo de conceito corporativo de propaganda.

Esse modelo trata-se de um conjunto de estratégias capazes de construir uma marca e aproximar a empresa de seu público. Acompanhe, no desenrolar da matéria, quais são os benefícios dessas estratégias e como ele pode ser aplicado. Boa leitura!

Quais são as principais vantagens do marketing promocional?

O marketing promocional tem um conceito de fácil definição: aproximar o cliente da marca, fidelizando o consumidor e aumentando o número de vendas. O marketing promocional não é invasivo. As estratégias utilizadas nesse tipo de conexão com o público-alvo são interessantes para os prospectivos clientes.

Atualmente, o marketing promocional também é conhecido como live marketing e as suas técnicas vão além de descontos oferecidos em determinados produtos a fim de gerar mais compradores, uma vez que elas buscam proporcionar uma experiência memorável aos consumidores — antes, durante e após a compra. Confira, a seguir, quais são as suas principais vantagens.

Atrai novos clientes

Ao segmentar as ações promocionais, novos consumidores começam a surgir. Com isso, a ideia passa a ser não apenas a venda, mas também a criação de um relacionamento com o cliente. Para isso, é possível encontrar diferentes formas de incentivos que o aproximem da marca. Por exemplo, o uso de brindes ou testes gratuitos.

Fideliza os consumidores

Por meio desse tipo de marketing, é possível tornar a sua marca a primeira que vem à mente dos consumidores. Mesmo que existam diversos produtos de outras empresas, seu consumidor fiel esperará o lançamento da sua versão devido às ações interessantes e à qualidade do produto/serviço. Isso acontece porque ele sabe o valor do seu negócio e não arriscará comprar de outras companhias — mesmo que o preço seja mais em conta.

Nessa etapa, suas ações precisam tocar a emoção dos clientes. É a partir disso que eles criam interesse pelo que você vende. Essa estratégia pode ser feita de diversas formas, como com a criação de um atendimento receptivo e personalizado.

Promove a interação do público com a sua empresa

As redes sociais são uma ótima forma de estabelecer uma relação com o consumidor. Nelas, eles se sentem livres para fazer elogios, comentários, críticas, avaliações etc. Assim, é possível coletar essas informações e mensurar as reações. Isso servirá para realizar melhorias em produtos e serviços e criar ações mais direcionadas. Então, não deixe de investir nesses meios de comunicação.

Dito de maneira simples, o marketing promocional é essencial para que sua empresa eleve o patamar de vendas e isso pode ser feito de várias maneiras. Amostras grátis, por exemplo, são excelentes ferramentas para angariar fãs da marca.

No entanto, o leque de opções para o marketing promocional varia muito. Confira as dicas a seguir para que a sua empresa atinja esse objetivo.

Promoção da marca

Hoje em dia, promover a marca é fundamental e não somente por meio de estratégias de Marketing Digital, afinal, ao proporcionar uma experiência legal e inovadora para o consumidor, a empresa é, automaticamente, colocada em sua memória afetiva.

Dessa maneira, com a estratégia correta é possível promover os conceitos e valores da sua empresa e, por meio dessas ações, colocar a sua marca em destaque.

Formação de uma base de clientes mais sólida

Atrair novos clientes é importante para que uma estratégia de Marketing dê certo. Contudo, formar uma base sólida de consumidores também é fundamental para o sucesso da empresa.

Por isso, é importante dar atenção para os clientes que já confiam na sua marca e consomem os seus produtos e serviços. Ao aplicar as ações de Marketing Promocional correta, a tendência é, inclusive, conseguir aumentar a sua taxa de fidelização ao oferecer ao usuário novas experiências, como ao oferecer brindes exclusivos.

Vantagem competitiva

Atualmente, o mercado está cada vez mais concorrido e os consumidores mais exigentes. Por isso, é necessário ter criatividade para se destacar entre os demais. O Marketing Promocional, por sua vez, é um relevante diferencial competitivo para atrair destaque e superar a concorrência.

Como funciona o marketing promocional na prática?

Para esse tipo de estratégia ser eficiente, não há exatamente uma regra. Porém, é importante ter um bom planejamento. Assim, é possível produzir uma ação que fique marcada na memória do cliente e conceba uma experiência relevante.

Normalmente, uma instituição pode ter vários tipos de consumidores. Isso dependerá do segmento a que o produto pertence. Por essa razão, tudo deve ser alinhado de forma que o negócio não corra riscos ou seja impactado por efeitos negativos. Outros pontos importantes são os profissionais que criam essas ações. Eles precisam ter:

  • conhecimento
  • criatividade
  • noções de segmentação de mercado
  • capacidade de definir um público-alvo
  • condição de criar um cronograma amplo com as estratégias.

Quais são os principais tipos de ações promocionais?

Existem diferentes tipos de ações promocionais, a seguir, vamos apresentar algumas delas que podem ser feitas tanto online quanto offline.

Canais off-line

Em canais off-line, as seguintes ações podem ser realizadas:

  • distribuição de brindes e prêmios
  • ofertas
  • amostra grátis
  • sorteios
  • concursos
  • eventos
  • bonificações e outros programas de incentivo

Canais online

Já em canais online, em geral, as seguintes ações costumam ser adotadas:

  • Banners interativos
  • Hotsite
  • e-mails promocionais
  • games e aplicativos
  • disponibilização de material interativo (como e-book, white paper, webinar etc.)
  • concursos culturais em redes sociais
  • sorteios
  • cupons com códigos de descontos
  • testes grátis de serviços

Promova a degustação de um produto

Experimentar um produto antes de comprá-lo é uma estratégia que funciona no marketing promocional. Pense bem: ao decidir comprar algo novo de uma marca, você prefere se aventurar no desconhecido ou experimentar como funciona o produto antes?

Empresas de grande porte oferecem demonstrações ou a degustação do serviço antes mesmo da compra final. É o caso da gigante Microsoft, por exemplo, que fornece serviços não pagos por 30 dias para que o cliente conheça o produto antes de comprá-lo.

Isso demonstra confiança na marca e as chances de aumentar as vendas triplicam.

Invista em sorteios

Sorteios são chamarizes de vendas. A maioria das pessoas gosta de desafios e de oportunidades para ganhar prêmios. Investir no famoso clichê “a cada R$ 100,00 em compras, ganhe um número para participar do sorteio” faz com que o cliente queira comprar mais para ter mais chances.

As datas comemorativas são ótimas oportunidades para realizar sorteios. E um detalhe importante: quanto maior o prêmio, maiores as chances de as vendas aumentarem.

Crie um programa de incentivo

Essa é uma técnica que ajuda a estimular os compradores a continuarem adquirindo os produtos da sua marca. Com ela, os clientes tendem a manter uma relação com seu negócio, já que cada compra se torna um benefício para eles. Geralmente, são distribuídos pontos que podem ser trocados por prêmios. Outros exemplos são aqueles oferecidos pelas empresas de cartão de crédito. Existem, também, as milhas das companhias aéreas.

Em suma, é possível usar esses programas como uma moeda de troca. Pense nas instituições que dão pontos quando um usuário convida outro para a sua plataforma. Nesse caso, todos se beneficiam, principalmente você, que terá novos clientes que podem fazer acordos na sua plataforma.

Aposte no poder dos brindes

Os brindes são, sem sombra de dúvidas, grandes aliados na pré ou no pós-venda. Garantir um presente para o cliente na hora da compra é um bônus da sua marca para a atração do consumidor. Se o brinde for fornecido após uma venda bem-sucedida, é um mimo que agrada e fideliza os seus clientes para uma próxima compra satisfatória.

Independentemente do tipo de marketing promocional que a sua empresa pretende utilizar, tenha em mente que a estratégia funciona e eleva o potencial da sua marca e, como vimos, existem diversas maneiras de fazer com que a sua empresa construa uma base sólida no mercado, como por meio da distribuição de brindes.

Para obter o resultado esperado é fundamental organizar um bom planejamento e implementar as ações no seu negócio a fim de aumentar o número de clientes e fidelizar consumidores, além de contar com o auxílio de uma empresa séria e consolidada para ajudá-lo em suas ações, como a Hakuna Matata Brindes!

Gostou das vantagens do live marketing? Para investir na criação de brindes promocionais, entre em contato com a Hakuna Matata e conheça mais sobre o nosso trabalho.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.