Nesse artigo falaremos a respeito de algo que está em alta entre as empresas: gestão de riscos em eventos corporativos. Mas quais são as vantagens de um evento bem-sucedido? O que fazer para que atinja o tão esperado sucesso? E com que se preocupar na elaboração do evento?
Responderemos esses e outros questionamentos a seguir. Acompanhe!
Por que é importante fazer a gestão de riscos em eventos
Em anos recentes, foi notado que eventos corporativos podem ser ferramentas estratégicas de marketing para a empresa, pois além de servirem para divulgação da marca, são vistos como oportunidade de fortalecimento de vínculos e construção de novos entendimentos.
Contudo, exige-se alguns cuidados específicos na sua elaboração para que atinjam os objetivos estabelecidos, seja em eventos de pequeno, médio ou grande porte. Necessita-se de um planejamento minucioso, levando em consideração possíveis imprevistos antes, durante e após o evento.
Dessa forma, a Gestão de riscos se torna uma aliada. Mas como fazer essa gestão? Descubra 3 etapas a seguir:
Identifique todos os riscos potenciais
Se está planejando um evento corporativo, com certeza deseja que o evento saia como programado, certo? Então nossa primeira dica é: pense nas situações negativas que podem acontecer no evento.
Isso mesmo! E não ache que se trata de pessimismo, pois a Gestão de riscos é a identificação e a avaliação de impactos futuros. É interessante pensar, analisar e até mesmo aceitar sugestões antecipadas do que poderá ser feito ou que atitudes poderão ser benéficas em ocasiões como essa.
Avalie os riscos
É fato que os riscos existem e precisamos lidar com eles da melhor forma possível. Para isso, é primordial que seja levado em conta todos os imprevistos que podem acontecer de acordo com o porte e a situação do evento.
Por esse motivo, analise como os possíveis contratempos podem ser contornados de forma imediata e quando falamos “possíveis”, nós reforçamos que devem ser previstos com antecedência e não no dia do evento.
Outro exemplo, são os fatores externos e internos. Como assim? Os impactos internos podem ocorrer devido a brechas ou falhas na organização e planejamento. Riscos externos são aqueles que fogem do controle da organização, como trânsito e clima.
Realize o monitoramento dos riscos em eventos
Para que os próximos eventos continuem tendo sucesso, o acompanhamento dos riscos precisa ser realizado! Diante disso, não deixe de documentar e arquivar todas as ações para o controle de antecedentes e ajustes futuros. É justamente nessa etapa que você fará:
- O acompanhamento dos riscos
- A identificação de novos riscos
- A avaliação de eficácia
- Os relatórios de processos de tratamento
Conte com planos de emergência na gestão de riscos em eventos
Deixamos claro acima que antes de tudo você precisa identificar, avaliar e monitorar os riscos, certo? Outra dica é elaborar planos de emergência. Mas como? Nesse planejamento, faça um detalhamento minucioso de possibilidades de ações para cada ameaça.
Como pode observar, a gestão de riscos minimiza e previne impactos negativos ao seu evento. Então, se sua empresa não possui essa gestão, o que está esperando? Fuja de dores de cabeça!
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