Afinal, o que é imagem corporativa e como isso impacta nos negócios? Chegou a hora de entender tudo sobre isso. Sim, neste conteúdo, nós vamos te explicar detalhe por detalhe.
E o mais interessante… Também vamos dar cinco dicas práticas sobre como melhorar a imagem da sua própria empresa.
Dessa forma, você poderá bater metas e metas a curto, médio e longo prazo. Muito bom, não é mesmo? Então, continue por aqui e aproveite as grandes informações para sair à frente da concorrência!
Boa leitura!
O que é imagem corporativa de uma empresa?
Sabe quando você pensa em uma empresa e automaticamente a associa a uma cor, logo ou slogan?
É isso que chamamos de imagem corporativa. É como a identidade da empresa, o que a diferença das outras.
A expressão corporativa inclui desde a forma como a empresa se apresenta aos clientes até suas políticas internas e valores, e é essencial para gerar confiança e fidelidade.
Então, já viu como é importante cuidar dessa imagem caprichando nos detalhes? Jamais subestime o poder de uma boa identidade visual, hein!
Quais fatores podem influenciar na imagem corporativa de uma empresa?
Quando pensamos na imagem de uma empresa, muitos fatores podem contribuir para a sua formação e reputação.
Desde o seu posicionamento no mercado até as estratégias de comunicação adotadas, tudo pode influenciar diretamente na percepção do público. Mas não para por aí…
A maneira como a empresa se relaciona com seus colaboradores e fornecedores, sua postura diante de problemas e críticas, além da qualidade dos produtos e serviços entregues, também contribuem para a construção da sua imagem.
É importante lembrar que a imagem corporativa é como uma marca registrada e que pode ser positiva ou negativa, portanto, é necessário cuidado e atenção em todos os aspectos da empresa.
Por que é importante cuidar da imagem corporativa da sua empresa?
Já dizia aquele velho ditado popular: “a primeira impressão é a que fica”. Ter uma boa imagem corporativa é fundamental para atrair clientes, parceiros e investidores.
Quem nunca olhou para uma marca e pensou: “nossa, essa empresa é super profissional, eu confiaria nela”? É justamente isso que você quer que seus potenciais clientes pensem ao verem sua empresa.
Além disso, ter uma imagem bem cuidada traz mais visibilidade, reconhecimento e, consequentemente, mais vendas.
Então, invista um tempo e profissionalismo na imagem da sua empresa! Se precisar, chama a gente aqui para ajudar.
5 dicas de como cuidar da imagem corporativa da sua empresa
Agora, sim, chegou a hora de conhecer quais são as ações que te ajudam a construir uma boa imagem da corporação. Vamos lá, conheça as atitudes infalíveis:
1. Mantenha um bom relacionamento com os clientes e colaboradores
Primeiramente, a empresa precisa se preocupar muito com a experiência de seus colaboradores dentro do próprio ambiente de trabalho.
Além disso, a comunicação e o espírito de colaboração entre os times devem estar presentes diariamente. Outro foco, claro, é o bom relacionamento com os clientes. Não importa se o seu atendimento é presencial ou pela internet, trate bem seu público-alvo.
Fora isso, mantenha uma comunicação ativa com eles e se mostre sempre à disposição para tirar dúvidas, receber sugestões e críticas, enfim.
2. Aprimore a cultura organizacional
Bom, vale lembrar que a cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e comportamentos de uma empresa.
Então, para mostrar aquela imagem excelente, a cultura organizacional tem que ser aprimorada, sabe?
Ou seja, as práticas da empresa têm que expressar boas intenções, sensatez, preocupação com as pessoas (colaboradores e clientes), preservação do meio ambiente, responsabilidade social, etc., etc.
3. Invista em conteúdos relevantes on-line que atraiam os consumidores
Hoje em dia, não dá para desconsiderar o poder da internet. Isso não significa que você, obrigatoriamente, tem que criar uma loja on-line ou vender pelas redes sociais.
Mas, apesar disso, é bom investir em conteúdos relevantes e que, assim, despertem a atenção, curiosidade e desejo em seus clientes.
Com a internet, dá para ter um alcance, muitas vezes, até imensurável e inesperado. Que tal começar a apostar nos meios digitais, hein?
4. Realize pesquisas de satisfação com seus consumidores e funcionários
Mais uma das maneiras de melhorar a imagem da empresa é por meio de pesquisas de satisfação com seus funcionários e consumidores.
Essas pesquisas podem ajudar a identificar pontos fortes e fracos da empresa, além de fornecer informações valiosas sobre o que os clientes e funcionários esperam da empresa.
Diante dessas informações, as empresas podem tomar medidas para melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços e melhorar a experiência do cliente e do funcionário.
5. Distribua brindes e materiais que exponham a marca de forma positiva
Agora, vem a cereja do bolo, ou seja, brindes e materiais que ajudem a fixar — para clientes, colaboradores e parceiros — o quanto a imagem da sua empresa é excelente.
“Qual ou quais brindes escolher?” Bem, a variedade de mimos é imensa, há opções para todas as necessidades e preferências. A escolha deve se basear na expressão (específica) que você deseja passar e, claro, no perfil do seu público-alvo.
Para se ter uma ideia da variedade, alguns tipos de brindes são os seguintes:
- porta cosméticos;
- chinelo personalizado;
- bolinha anti-stress personalizada;
- copos personalizados;
- fones de ouvido;
- kit yoga personalizado;
- Coletes personalizados;
- dentre muitos outros.
Então, já tem ideia de quais serão os brindes escolhidos para seus colaboradores e/ou clientes?