Encontrar o market fit para o seu produto ou serviço pode ser difícil; veja como encontrá-lo da melhor forma possível e alcançar sucesso na sua startup
Muitas startups até conseguem criar seu produto ou serviço, mas possuem dificuldades em encontrar o seu público-alvo correto.
De fato, se uma startup quer algum dia se tornar uma empresa global, ela precisa ter o seu market fit bem ajustado para conseguir crescer cada vez mais suas operações.
Esquecer o market fit pode ser o ponto crucial que faz com que muitas startups falhem depois de algum tempo. Com essa parte do processo de vendas bem definida, é possível crescer e se tornar cada vez mais relevante no mercado.
Por isso, separamos esse material que vai te ajudar a defini-lo da melhor forma possível e a conquistar muito mais clientes.
Afinal, o que é market fit?
De forma objetiva, market fit significa “ajuste de mercado”, em português. No ramo das startups, isso significa que o produto ou serviço que a empresa oferece deve ser ajustado às demandas reais dos clientes.
Ou seja: esse processo identifica se a empresa consegue ou não satisfazer os seus clientes com os seus produtos ou serviços, e como melhorar essa satisfação.
Sendo assim, o market fit é o encaixe entre o que a empresa oferece e o que o cliente quer. A intenção é diminuir cada vez mais essa distância para que a startup chegue cada vez mais perto do seu público-alvo.
O market fit tem uma importância muito grande, pois ele é o responsável por conseguir comunicar o que a empresa oferece, fazendo com que ela consiga cada vez mais clientes.
Isso faz com que ela cresça cada vez mais e consiga se tornar uma empresa consolidada, o objetivo de toda startup.
Como encontrar meu market fit?
Primeiramente, é preciso entender a proposta de valor que a startup oferece ao cliente. Qual é o principal argumento para o cliente que entra em contato com o seu produto ou serviço? Esse argumento precisa ser convincente.
Por exemplo: ele pode resolver determinado assunto mais rapidamente? Ele consegue fazer um processo de forma mais simples? Seus resultados são mais exatos? Tudo isso ajuda a estruturar o seu market fit.
Em segundo lugar, é preciso verificar se a solução que a startup oferece realmente cumpre a sua proposta. Entregar o que o cliente precisa de fato é a chave para que a empresa cresça de forma orgânica, com recomendações diretas dos primeiros clientes.
Além disso, é fundamental estudar o público-alvo do negócio. É possível, por exemplo, criar uma persona e definir seus hábitos de compra, seus objetivos pessoais e profissionais e influências na hora da compra.
Dessa forma, é possível entender mais claramente o que aquela pessoa está desejando na hora de procurar por alguma dor que ela tenha.
Testando o market fit
Uma vez que pontos como o público-alvo, a proposta do produto e as soluções que ele oferece estejam definidas, é preciso testá-lo para validar se o seu conceito foi corretamente acertado.
Assim, caso a startup ainda não tenha um produto definido, ela pode criar o seu mínimo produto viável: uma versão simplificada do que ela deseja oferecer. Dessa forma, ela pode pegar feedback dos primeiros clientes e melhorar ao longo do tempo.
Entretanto, caso a empresa já tenha um produto ou serviço, ela pode testar algumas modificações, como fazer campanhas de marketing para outro público-alvo ou modificar a sua proposta de vendas.
Por exemplo: uma empresa pode ter criado um app de controle financeiro para jovens e fracassou por conta das várias alternativas de mercado. Mas pode ser que ela consiga um maior sucesso entre pessoas mais velhas e sem tanta familiaridade com tecnologia se adaptar a sua comunicação.
O importante nessa fase é testar rapidamente a nova conformação do produto e validar esse conceito com clientes reais por meio de feedbacks.