Marketing de experiência: o que é e por que aplicá-la ao negócio?

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Muito mais do que só pensar nas vendas, as empresas, agora, estão trabalhando a experiência do consumidor quando adquire o produto ou serviço. Essa boa vivência é que fará com que a pessoa tenha boas lembranças da marca e torne-se um fiel comprador dela.

É assim que o marketing de experiência trabalha, agindo não só com mercadorias, mas também em eventos corporativos. Ele se preocupa com todo o processo, desde a intenção até o uso por parte do cliente. Quer saber mais sobre o assunto? Então, veio ao texto certo.

Vamos explicar o que é essa estratégia, a sua importância, como desenvolvê-la e, até mesmo, como relacioná-la com eventos corporativos. E aí, quer aprender? Então, acompanhe a leitura!

O que é marketing de experiência?

Todo processo de compra acaba criando estímulos, e eles, por sua vez, geram respostas emocionais que são aliadas à experiência de adquirir algo. Com o tempo, as marcas finalmente compreenderam que ter um produto ou serviço de qualidade não é o suficiente para trazer a fidelização dos clientes. É necessário encontrar quais são as ações que resultam em vivências positivas e deixam-nos satisfeitos.

Então, é aí que entra o marketing de experiência ou sensorial, que, se formos explicar de uma forma resumida, acontece com o uso das emoções dos compradores para conseguir conquistar, engajar e trazer a fidelidade deles junto à marca.

Qual a importância de mexer com as emoções?

As pessoas costumam ficar muito encantadas quando são estimuladas por meio do emocional e, por isso, conseguir envolvê-las com um contato a mais é muito importante para os negócios. É possível desenvolver a ação com a criação de bons relacionamentos, atendimento de forma diferenciada ou, até mesmo, abordagens sensoriais, criando ambientes em que o empreendimento seja reconhecido pelo consumidor e que ele dê mais valor à marca.

E, no contexto, o uso dessa estratégia de marketing se tornou um aliado das empresas, porque representa mais uma chance de envolver e cativar os compradores. Assim, eles vão se tornar mais do que possíveis clientes, mas, sim, verdadeiros fãs do que o negócio tem a oferecer.

Como desenvolver a estratégia?

Saber o que é e a importância desse assunto ajuda a compreender a força que a ferramenta tem, mas é preciso ir além e aprender como aplicá-la na empresa. Na realidade, não é um processo fácil e é preciso conquistar os clientes com uma sensação positiva e um produto ou serviço arrebatadores. Para ajudar no processo, separamos quatro dicas para incluir a estratégia na empresa:

  • saia do ponto de vendas padrão, investindo em lojas físicas e virtuais para que o público tenha mais acesso à marca;
  • inove e busque soluções diferentes, trabalhando uma abordagem em vários ângulos para os seus clientes;
  • invista em mudanças dentro da empresa e engaje todos os seus funcionários no marketing de experiência;
  • explore as ferramentas de relacionamento, seja online, seja offline, mas não deixe de se aproximar dos compradores.

Como relacioná-lo a eventos corporativos?

Existe algo mais satisfatório do que ouvir feedbacks positivos sobre um evento que realizou? E sentir que o público está com aquele gostinho de quero mais? Para um organizador, não tem sensação melhor. Por meio do marketing sensorial, é totalmente possível receber toda essa boa crítica. Para desenvolvê-lo, no entanto, é preciso prestar atenção a detalhes, como:

  • coletar informações sobre o perfil do público;
  • checar as verbas disponíveis para o trabalho;
  • fazer um planejamento;
  • realizar uma boa divulgação;
  • escolher bem o local;
  • desenvolver ações de interação;
  • distribuir brindes;
  • surpreender o público com inovações.

Com este texto, queremos esclarecer sobre o marketing de experiência, a sua importância e como desenvolvê-lo nas empresas e, até mesmo, em eventos corporativos. Para obter sucesso na estratégia, é necessário ter um bom conhecimento do seu público-alvo e clareza nos objetivos, além de entender que é uma ferramenta com resultados em longo prazo. Por isso, não espere efeitos imediatos e invista na qualidade para conseguir fidelizar os clientes!

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