Marketing de experimentação: o que é e quais os benefícios?

Marketing de experimentação. Vivemos em dias onde a concorrência e a busca por estratégias rápidas de marketing são notáveis em grande escala. Contudo, algumas empresas nessa euforia acabam deixando de lado táticas que mesmo com o passar do tempo, continuam eficazes.

Um exemplo disso é o Marketing de Experimentação. O que acha de relembrarmos essa estratégia? Acompanhe a leitura a seguir.

O que é marketing de experimentação?

No passado, o foco das empresas era demonstrar as características funcionais e os benefícios dos produtos. Hoje, para o sucesso nas vendas dos produtos, elas devem proporcionar experiências sensoriais, emocionais, cognitivas e comportamentais nos possíveis consumidores.

Nessa perspectiva, o conceito de marketing de experimentação parece complicado, mas não é! No marketing tradicional, as empresas pensam em como encaixar seus produtos e serviços no segmento de mercado. Observamos muitos outdoors, panfletos, anúncios e comerciais.

Mas o que dizer do Marketing de Experiência? Temos certeza que você já teve contato com essa ferramenta! Por exemplo, você já ganhou algum produto no supermercado para provar? E passou a consumir após ter gostado do que comeu?

Experimentação nada mais é do que seu cliente ter um gostinho do seu produto antes de adquiri-lo. Geralmente, essa estratégia é utilizada na divulgação de novos produtos ou produtos não tão conhecidos, como os de linha com baixo giro.

Qual o seu objetivo?

O objetivo é provocar estímulos, emoções e desafios para que os consumidores realizem seus sonhos e que também se divirtam. Isso pode acontecer em um teste drive cheio de emoções para o lançamento de um jipe, em um ambiente super aconchegante de uma cafeteria ou mesmo na interação do cliente com as inovações de um novo celular.

Na hora de promover um produto, não basta exceder as expectativas do cliente, é necessário garantir um espaço definitivo no coração dele, por proporcionar experiências inéditas. Atualmente, a loja não é apenas vista como um ponto de venda, ela é o centro de espetáculos e ofertas para o seu cliente.

Quais seriam os principais benefícios?

  •  Fortalecimento da relação de confiança com o público.
  • Agregação de valor à marca.
  • Validação de produtos, por meio de diversos feedbacks.
  • Mensuração dos resultados, sabendo qual rumo seguir e o que não fazer.
  • Entre outras vantagens!

Como traçar uma meta eficaz para o marketing de experimentação?

Toda estratégia de marketing requer certas atitudes e com o Marketing de Experimentação não é diferente! É preciso que você conheça e analise o perfil do seu público-alvo. Os dados coletados podem ajudar na escolha de locais de distribuição das amostras, quantidade de produtos e a duração da ação.

Além disso, é necessário planejar como a mensuração dos resultados será realizada. Por exemplo, se será no momento da distribuição ou posteriormente.

Sabemos que conquistar destaque frente a concorrência é uma tarefa difícil. Entretanto, investir na experiência do cliente ainda é uma ação fundamental, pois estabelecerá vínculos com o consumidor. Se assim fizer, você fortalecerá sua marca na região e garantirá resultados significativos ao seu negócio.

Observou como o Marketing de Experimentação ainda é muito proveitoso? Compartilhe em suas redes sociais! Ajude outros a relembrar dessa ferramenta de relacionamento com o público. 

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