Marketing para startups – por onde começar? Em primeiro lugar, precisamos relembrar qual é a definição de marketing. Você saberia nos responder? Quando nos referimos a marketing, estamos falando de um conjunto de estratégias e conhecimentos que contribuem para o planejamento, lançamento e sustentação de produtos no mercado.
Observamos que as empresas investem bastante em táticas para se destacar e aumentar as vendas. Mas e você? Como está o andamento do seu empreendimento? Digamos que o seu negócio ainda está engatinhando: acha que as ações que você deve tomar são as mesmas das empresas veteranas no mercado, como por exemplo a criação de sites ?
Sabemos que não, pois tratam-se de realidades distintas. Desse modo, o marketing para Startup se difere das empresas com estabilidade firmada.
Marketing para startups
Atualmente temos diversas estratégias de marketing a nossa disposição e a cada dia surgem muitas outras. Mas será que todas elas funcionam? Depende de quem e como as põe em prática!
O marketing não é uma simples conta de mais ou menos. Assim como qualquer outra área, você precisa de esforço e muitos testes. Muitas agencias de marketing divulgaram suas táticas para o negócio crescer.
Tratam-se de estratégias especificas, que você precisa conhecer. Confira algumas delas a seguir!
Estratégias de marketing
· Marketing focado em captação de investimentos.
O marketing focado em captação de investimento, nada mais é do que grandes investidores. Claro que é difícil abrir sua startup e conseguir investimento de grandes empresas logo de cara. Por isso, você precisará “caçar” investidores que já estão no seu ramo e que tenham a mente aberta para novos projetos.
Desse modo, nossa dica é que compareça a eventos, feiras e outros locais propícios que podem gerar prospectivos investidores e apresente o melhor do seu produto. Contudo, evite transparecer que seu produto é perfeito e não precisa de nenhum ajuste. Deixe claro que ele atende uma dificuldade ou elimina dificuldades.
Além disso, outra forma de ganhar destaque é por produzir e compartilhar constantemente conteúdos de qualidade!
· Marketing escalado.
Agora você chegou a outro nível, você já conseguiu fazer seu produto ser visto e notado e muitas pessoas estão adquirindo ele, agora é deixar o marketing escalado continuar construindo sua escada para o topo. Mas como? Mostrando os resultados!
Você deve mostrar como o seu produto ou serviço fez a diferença na vida de outras pessoas. Uma boa sugestão é deixar que esses consumidores expliquem como foram beneficiados.
· Marketing para stakeholders.
Qual é o foco da sua empresa? Você que é dono de uma startup sabe quais são os seus “alvos”. Quando entramos em um negócio, sabemos que ele vai girar em torno de determinado “publico”, que será o foco das vendas. Esses são os stakeholders, o público que você mais vai atingir.
Como identificar esse público? Pesquisa de campo. Mas como? Você pode pesquisar na internet, perguntar discretamente para quem já tem um negócio similar, perguntar para amigos se eles comprariam determinado produto e para quem indicariam.
Fazendo isso você com certeza já vai ter uma boa quantidade de informações sobre o seu stakeholders. Foque neles, pois a maior parte do seu lucro virá deles!
Fique atento ao perfil do consumidor!
Procure conhecer o perfil dos seus consumidores (Ex.: Costumes e gostos). Se assim fizer, conseguirá escolher outras ações de marketing para o seu negócio.
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O que achou do conteúdo acima? Aproveite e comente a seguir como sua empresa tem conseguido se manter ativa no mercado comercial.