Quando você escuta a palavra promoção, o que vem em sua mente? Gôndolas de supermercados com placas chamativas de ofertas mais baratas? Propagandas de “Pague 1 leve 2”? Produtos próximos do vencimento vendidos por um valor inferior do que realmente custam?
Sim, tudo isso está na esfera do marketing promocional.
Mas esse tipo de estratégia de marketing vai muito além de diminuir o preço dos produtos. Envolve criar uma oferta encantadora, uma boa isca para atrair um prospectivo perfil de clientes.
Esse artigo visa esclarecer o que é o marketing promocional e quais ações o gestor pode implementar para adaptá-las à realidade do seu negócio.
Vamos lá?
O que é marketing promocional?
Nós nos deparamos com marketing promocional o tempo todo. Veja alguns exemplos práticos:
Já esbarrou com moças vestindo uniformes da empresa que representam em corredores de supermercados oferecendo uma amostra grátis ou degustação de produtos de determinada marca?
Elas estão aplicando na prática os princípios do marketing promocional.
Já comprou um produto e recebeu uma pequena amostra grátis de outros itens da loja para experimentar? Comprou um carro e recebeu um grande urso de pelúcia de brinde? E o que dizer do período limitado que te fez comprar a assinatura de alguma plataforma online porque o preço era irresistível demais para perder?
Sim, todos esses exemplos práticos são ações que fazem parte das estratégias de marketing promocional. O nome já diz: promoção. Essa denominação tem como definição: “ação ou efeito de promover, de colocar em evidência”.
O objetivo principal, portanto, sintetizando o conceito em apenas uma frase seria: marketing promocional é um conjunto de ações que incentivam a interação entre consumidores e empresas.
Observe os principais objetivos desse tipo de marketing:
- Fortalecimento de marca
- Atração de novos clientes
- Fidelização de clientes antigos
Faz sentido utilizar esse tipo de estratégia, já que é preciso ter algo diferenciado para captar a atenção do prospectivo público entre os concorrentes.
Isso nos leva então ao título desse artigo: Como obter sucesso com estratégia de marketing promocional? Vamos considerar isso nas linhas abaixo.
Como aplicar o marketing promocional no seu negócio?
Antes de mais nada, é preciso definir o objetivo da campanha: a ideia é atrair novos consumidores? Ou fidelizar clientes antigos? Seria fortalecimento de marca?
Essas perguntas são importantes para definir qual será a estratégia a ser traçada. O foco, porém, deve ser investir pesado em um diferencial. Qualquer coisa que torne a experiência do consumidor distinta, que capte sua atenção.
A Netflix nos ensina uma lição de “promoção” de filmes e séries. Pense no seguinte cenário: quando você está navegando entre opções de longa e curta-metragem, o que define sua escolha?
Alguns fatores são considerados: a imagem de capa do filme, o nome, atores que estão atuando na produção e o que causa maior impacto – um pequeno trecho que sintetiza qual é a essência da obra cinematográfica.
Todos esses elementos influenciam no motivo que te faz assistir à série X ao invés da série Y. Ou o que nos leva a escolher o filme da Angelina Jolie e não o da Julia Roberts, ou vice-versa.
O ponto aqui é: foram usados elementos para captar sua atenção, para dar um “empurrãozinho” na escolha.
Da mesma forma, utilizar o marketing promocional é colocar algo em evidência e isso pode ser feito com maestria utilizando a técnica correta. Veja alguns exemplos de marketing promocional que podem ser aplicados no seu negócio:
- Sorteios
Os sorteios são utilizados no marketing promocional para incentivar a compra de produtos em determinada loja. Para essa estratégia, a empresa disponibiliza um prêmio, que pode variar entre: crédito na loja, valores em dinheiro, produtos ou serviços grátis, etc.
Quanto mais atraente a oferta do sorteio, mais pessoas têm o desejo de participar, o que leva a um engajamento grande e variado de público.
Os sorteios podem ser feitos em comemoração a uma data especial para a loja ou a uma data comemorativa como: Natal, Ano-Novo, Dia das Mães, Dia dos Namorados, etc.
- Degustação / experimentação
Uma das plataformas de música mais utilizadas no mundo é o Spotify. Se você já usou a versão gratuita do streaming, percebeu que a cada 3 ou 4 músicas, um anúncio aparece, oferecendo a versão Premium.
Alguns desses anúncios são acompanhados de promoções – assine e ganhe um ou dois meses grátis.
Esse é o marketing de experimentação, muito utilizado em fase de prospecção de novos clientes.
Grandes marcas oferecem seus serviços de maneira gratuita porque confiam que após o período da degustação, é muito provável que o cliente assine planos pagos ou acabe efetuando a compra de produtos da corporação.
- Ofertas
Essa é uma estratégia de marketing promocional que visa acionar o gatilho da urgência no público. As ofertas são descontos ou pacotes promocionais imperdíveis, que permitem que o cliente compre determinados produtos ou serviços com um valor menor do que realmente valem.
O recurso mais importante nessa estratégia é anunciar produtos com valores imperdíveis e que duram apenas por um tempo limitado, seja mediante disponibilidade de estoque, seja por validade.
Para funcionar, as ofertas promocionais precisam oferecer vantagens reais, devem ser legítimas e literalmente “imperdíveis”.
- Brindes personalizados
Os brindes personalizados surgem de uma necessidade inerente do ser-humano: a vontade de retribuir uma boa ação. Pense bem: quantas vezes você ganhou algo de alguém e quis retribuir com a mesma generosidade?
Entregar presentes personalizados aciona esse tipo de gatilho. Os brindes podem encantar e fidelizar o público-alvo, despertando ainda mais a vontade de retribuir de alguma forma a gentileza.
Os brindes distribuídos na pré-venda, ou seja, na fase inicial das negociações com um cliente, diminuem a possibilidade de o consumidor escolher a marca concorrente para fazer negócios.
Já os brindes distribuídos após a primeira compra, podem ser um lembrete de que a empresa realmente se importa com seu público, mostrando assim um diferencial na forma como enxerga o consumidor.
Essas são as principais estratégias de marketing promocional que podem ser aplicadas em sua empresa. Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você.
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