Estratégia de Marketing promocional

7 Sinais de que você/sua empresa precisa de Estratégia de Marketing promocional

Desde o momento em que saímos da barriga de nossas mães fazemos escolhas. Os bebês choram porque escolhem colo e não berço. As crianças escolhem quais brinquedos são seus prediletos. Os pais escolhem as melhores escolas. 

Quando crescemos, fazer escolhas continua sendo uma constante em nossas vidas. Diariamente precisamos escolher o que vestir, qual meio de transporte irá nos levar ao destino, em qual padaria compraremos o pão, etc. 

Enfim, escolhas fazem parte da vida.

“Mas o que isso tem a ver com o marketing promocional?”, você deve estar pensando.

Bom, sendo o mais claro possível – tudo! Todos os dias, seus clientes são bombardeados com propagandas e promoções infinitas, que podem vir de diferentes direções. E todos os dias eles fazem uma escolha: “quais dessas empresas podem me beneficiar de alguma forma”?

O resultado dessa escolha depende muito da capacidade que a empresa tem de utilizar o marketing promocional a seu favor.

Pensando nisso, separamos 7 sinais de que você/sua empresa precisa de estratégia de Marketing promocional para ser constantemente contemplado por seu público na hora da tomada de decisão.

Confira quais são eles a seguir.

Marketing promocional – chegou a hora de agir?

Existem alguns sintomas que podem te ajudar a entender se a sua empresa está carente de ações estratégicas de marketing promocional. Mas antes de tratar desses sintomas, vamos entender melhor como funciona essa estratégia.

O marketing promocional é um conjunto de ações voltadas para a captação e interação entre cliente e consumidor. Em poucas palavras, trata-se de promoções, sorteios, brindes, degustação e qualquer outra proposta válida para atrair a atenção do cliente para o seu negócio.

Construir o relacionamento com um cliente pode ser comparado a plantar uma semente. Não é em um piscar de olhos que a planta cresce. É necessário cuidado, atenção aos detalhes, hidratação constante e adubo certo.

Assim como uma planta dá sinais de que está desidratada, precisando de água, uma empresa também dá indícios de que está precisando de um fôlego novo para atrair novos consumidores. Ou que está precisando fidelizar a clientela que já se faz presente.

Veja abaixo alguns desses sinais de alerta:

  1. “Estou perdendo para a concorrência”

Algumas pessoas até chegam ao seu negócio, mas na hora de tomar a decisão de compra fecham com o concorrente. 

Perder para a concorrência uma vez ou outra é normal em qualquer negócio. Mas observar uma queda brusca de vendas em comparação com concorrentes do mesmo segmento pode indicar que algo não está indo bem com as ações de marketing.

É claro que todos os aspectos da empresa devem ser considerados na hora da análise dos fatores que contribuem para a migração de clientes para a concorrência, mas as chances de eles estarem relacionados com o marketing promocional são altas.

  1. “As vendas despencaram”

O perfil dos consumidores é volátil e muda constantemente. O que antes eram consideradas excelentes estratégias de marketing, hoje não se aplicam mais. Portanto, ao invés de mudar regularmente o quadro de funcionários e vendedores, pergunte-se: será que esse é o foco do problema? 

Talvez, ao invés de correr repetidas vezes atrás do cliente, que tal achar uma forma de ele vir até você? O marketing promocional utiliza diversas estratégias diferentes para isso acontecer. 

Através de pequenas ações diárias, é possível fazer com que os clientes enxerguem o diferencial do seu produto.

  1. “Clientes estagnados e falta de prospecção”

O universo online trouxe expectativas e experiências de consumo diferentes de tudo o que já foi criado. Antes, bastava um ponto fixo em uma rua movimentada para garantir um bom fluxo de vendas. Hoje em dia não é assim que funciona.

Trabalhar o marketing promocional é uma das formas de lidar com a estagnação de clientela. Alcançar públicos maiores envolve oferecer uma experiência diferenciada ou até mesmo fazer degustações para que pessoas novas conheçam o seu produto.

Portanto, clientes estagnados e falta de prospecção de novos públicos podem ser sintomas de falta de marketing promocional. 

  1.  “Eu só conto com as redes sociais”

Conforme mencionado no item anterior, as redes sociais tomaram conta do universo das vendas. E isso foi ótimo, principalmente para pequenos negócios, freelas e autônomos. O perigo mora, porém, na ideia de que apenas as redes sociais podem influenciar na decisão de compra do cliente.

Ficar à mercê das mídias e contar apenas com posts bem estruturados para atração e fidelização de clientes não é a forma mais inteligente de garantir destaque entre a concorrência.

Se você está contando apenas com isso para garantir um diferencial, olhe novamente para o seu negócio e veja se está dando certo. 

Se a resposta for não, o marketing promocional pode te ajudar a melhorar (e muito!) o engajamento do seu perfil.

  1. “A taxa de retenção de clientes é baixa”

Você consegue atrair uma quantidade grande de pessoas para os seus perfis, sites e finalização de compra. E isso é ótimo! O problema, porém, está na retenção desse público. Muita gente chega, pouca gente fica.

O que será que esse sintoma pode indicar? Diversas coisas. Uma delas é o ruído na comunicação. A falta de empatia com o público ou falta de atenção às suas principais reclamações pode ser uma das causas.

A falta de marketing promocional pode ser outra, atrapalhando seu negócio e impedindo a retenção do consumidor. A ausência de interação no pós-venda com brindes personalizados e o desinteresse com o cliente após a primeira compra interfere diretamente na fidelização.

  1. “Não faço ideia de quem é meu avatar”

Quem faz a marca ser líder ou a última opção do segmento é o consumidor. Se você não conhece ou não faz ideia do perfil ideal do seu público, como o conquistará? Para encantar um determinado avatar, é preciso conhecimento prévio do que faz seu coração palpitar.

Traçar esse perfil ajudará a desenvolver ações práticas para chamar sua atenção. A marca não pode ser genérica demais, se não arrisca cair na armadilha de ser “mais do mesmo”.

  1. Posicionamento de marca fraco ou inexistente

Sua empresa está sem identidade, com posicionamento fraco? Isso pode ser um sintoma de falta de marketing promocional. Como assim? 

Já viu aquelas degustações de alimentos em supermercados? Essa estratégia é extremamente eficaz para que os consumidores conheçam um determinado produto. A tática pode ajudar a fortalecer e gerar reconhecimento de marca para o negócio.

Falta de marketing promocional gera perda de identidade e não fortalece a marca.

Bom, esses são os principais sinais que indicam que você ou sua empresa precisa urgentemente de ações relacionadas ao marketing promocional.

Quer conhecer mais sobre o assunto? Navegue em nosso blog e veja mais inúmeros artigos que podem te ajudar a fazer isso!

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