O que é live marketing

O que é live marketing? Saiba a diferença para o marketing promocional

Com o mercado se tornando mais competitivo, empresas e agências de publicidade inovam cada vez mais nas estratégias de comunicação e marketing. Reter um cliente e gerar engajamento tem sido difícil, justamente por conta da competição acirrada. São tantas novidades, que se perder em meio a tantos nomes e conceitos dessas técnicas é compreensível. Assim, você sabe o que é live marketing?

A estratégia está sendo bastante utilizada por grandes empresas e agências para gerar interação com os consumidores. Porém, a técnica é um pouco diferente do clássico marketing promocional. Por isso, continue a leitura para conhecer o conceito de live marketing e descobrir as diferenças entre essas ações e o marketing promocional.

O que é live marketing

Em uma tradução para o português, live marketing é o marketing ao vivo. Esse tipo de estratégia busca fazer com que o público tenha uma experiência marcante com as empresas, gerando o tão cobiçado engajamento. Utiliza-se o contato, experiências sensoriais e sinestesia para gerar uma relação de construção de marca, venda e fidelização.

live marketing

Outro objetivo é fazer com que as ações despertem reações empáticas e imediatas por parte do público impactado. O envolvimento e o diálogo com a marca em questão são a resposta de sucesso de quem se empenha para planejar e executar essas ações.

Quais são as ferramentas do live marketing

Estar próximo do público é um preceito básico do live marketing para que seja possível ativar a interação com as pessoas. As ações são pensadas para que haja diálogo entre marca e consumidores. Pensando nisso, existem algumas oportunidades para aplicar a estratégia. São elas:

  • congressos, eventos e feiras que prospectem a persona de interesse
  • ações promocionais como brindes, liquidações, degustações, entre outras
  • ações de merchandising
  • marketing de incentivo, endomarketing e ativações de marca
  • peças publicitárias
  • ações em mídias sociais, aplicativos e em outros campos virtuais

Quais são as diferenças entre live marketing e marketing promocional

Na realidade, o live marketing é uma evolução do marketing promocional. Nesse último, o objetivo das ações é convencer quem ainda não conhece o produto a experimentá-lo e torná-lo mais atrativo e reconhecido. Outra meta é melhorar a imagem da empresa no mercado. Na prática, a diferença entre os dois métodos está na interação com o público.

Por exemplo, uma marca está lançando um novo modelo de poltrona. No marketing promocional, as ações poderiam se basear em panfletos explicativos com indicação das vantagens do produto e da possibilidade de desconto para quem apresentasse o encarte na compra.

Já no live marketing, poderia ser montado um stand para que o público pudesse se sentar nas poltronas a fim experimentá-las e comprovar as vantagens anunciadas. Assim, contato é sensorial e chama muito mais atenção, além de permitir que as pessoas tenham contato direto com o produto.

Neste post você entendeu o que é live marketing, suas principais ferramentas e a diferença entre essa categoria e o marketing promocional. Além disso, pôde notar que, apesar de ser uma estratégia nova, está sendo muito utilizada pelas empresas por aproximar a marca do público, gerando simpatia e engajamento.

O que você achou dessas explicações? Gostou? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude seus amigos a entenderem um pouco mais sobre esse assunto!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.