O que você não sabia sobre Brindes para Eventos

Você pode estar perdendo dinheiro investindo em brindes personalizados para eventos. Esse artigo já começa assim, sem muitos rodeios para não desperdiçar seu tempo. 

Mas como uma empresa que fornece brindes personalizados pode gritar em alto e bom som sobre perder dinheiro com brindes para eventos?

Sim, se a sua empresa distribui brindes a torto e direito sem entender algumas questões básicas sobre o assunto, pode estar desperdiçando dinheiro.

Por isso, esse artigo difere de tudo o que você já leu por aí sobre brindes personalizados. Na verdade, fala em detalhes tudo o que você não sabia sobre brindes para eventos e como você pode usar essa estratégia a favor do seu negócio, não contra. 

Acompanhe a seguir.

Coisas que não te contaram sobre brindes 

Já tentou usar um guarda-chuva durante uma ventania? Se ele estiver inclinado a favor do vento, empurra seu corpo para a frente. Porém, tente ir contra o vento e verá que dificilmente sairá do lugar.

Da mesma forma, usar estratégias de marketing promocional sem saber de fato como usá-las a favor do seu negócio, pode te estagnar ao invés de impulsionar.

Antes de utilizarmos exemplos para que você entenda o que estamos querendo dizer, é importante frisar alguns fatos curiosos sobre os brindes personalizados. São eles: 

  • 42% das pessoas presenteadas com brindes formam ótima imagem da empresa;
  • 75% das pessoas utilizam os brindes por até 7 meses;
  • 81% das pessoas ficam com os brindes por considerarem úteis;
  • 84% das pessoas que recebem brindes não esquecem o nome da empresa.

Fonte: ASI – USA

Ou seja: a estratégia funciona para chamar a atenção do público. Mas vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto.

Digamos que a empresa “Lola” vende cosméticos femininos. Não precisa ser um especialista em marketing para saber que o público da Lola é majoritariamente composto por mulheres. 

Débora, a gerente de marketing, decide então fazer uma campanha promocional em um evento especial para a empresa: Outubro Rosa.

O objetivo do Outubro Rosa é conscientizar as mulheres a realizarem exames preventivos contra o câncer de mama. Em reunião com a sua equipe, eles decidem distribuir brindes personalizados.

 O time de marketing decide qual será o brinde certo para a ocasião: bexigas e laços rosas. 

Pense bem: as cores combinam com a temática do evento, os laços representam o símbolo do Outubro Rosa, mas estrategicamente falando, supõe que foi uma boa escolha?

Qual é a premissa de um brinde personalizado? Ter utilidade posterior e consequente fixação de marca, certo? As bexigas não vão durar mais do que algumas horas e os laços ficarão provavelmente esquecidos na gaveta. Talvez vão até mesmo parar na cesta de lixo.

O que sobrou do dinheiro investido para contar história?

Entenda bem o ponto: não teve nada de errado em distribuir laços e bexigas no evento, a ação teve um impacto visual bem-sucedido. Porém, se o objetivo é deixar sementes da marca “Lola” florescendo por aí mesmo depois do Outubro Rosa, a estratégia foi falha.

Essa é a verdade por trás dos brindes para eventos que a Hakuna Matata faz questão de alertar: descubra o motivo da distribuição dos presentes. O que a empresa deseja com a ação?

  • Fortalecer a marca?
  • Atrair novos consumidores?
  • Fidelizar clientes antigos?
  • Causar impacto?

A resposta para essas perguntas será a chave para a decisão de quais brindes escolher para cada evento. 

Brindes para eventos – como escolher?

Agora que você já sabe que os brindes personalizados devem ter uma função e ser parte de uma estratégia de marketing, vamos responder a mais uma pergunta: quais brindes escolher para cada tipo de evento?

Vamos ver algumas ideias a seguir:

  • Feiras e Congressos

As grandes feiras corporativas são eventos que reúnem milhares de pessoas interessadas no nicho de empresas variadas. É uma oportunidade incrível para se destacar no mar da concorrência.

Para que o brinde atraia o cliente certo, é preciso abusar da criatividade e pensar em produtos que vão facilitar o dia a dia das pessoas. O presente precisa ter utilidade para o público.

Se estamos falando de uma feira de livros, por exemplo: ecobags estampadas com frases de autores conhecidos, marcadores de páginas, canecas com frases de efeito e outros mimos como esse são um chamariz para leitores e amantes dos livros.

Se a feira é voltada para tecnologia e negócios, canetas, canecas, agendas executivas, pen drives e brindes desse tipo alcançarão o alvo.

Entenda qual é o público certo e atraia o perfil de pessoas através dos presentes.

  • Casamentos

Festas de casamento são geralmente acompanhadas de brindes para os convidados. Os noivos podem explorar produtos tais como: chinelos, brigadeiros gourmet, máscaras, canecas de chopp, ecobags, e kits de casamento prontos.

Se o evento for em outra cidade, o famoso Destination Wedding, os noivos podem montar kits de presentes compostos de: bolsa de palha, necessaire com itens de higiene pessoal, toalhas de banho ou de rosto, entre outros.

  • Treinamentos, eventos educativos ou palestras

Eventos voltados para a educação atingem um público amplo e geralmente são ocasiões em que as pessoas estão impactadas, cheias de motivação, aprendendo algo novo.

Receber presentes que tenham a ver com a ocasião pode abrilhantar ainda mais o evento. Produtos que se encaixam nesse caso: pastas A4, cadernos, canetas, lápis, borracha, camisetas personalizadas, canecas, apostilas com mensagens específicas, etc.

Essas foram algumas das nossas sugestões de brindes personalizados para eventos. O site da Hakuna Matata está repleto de produtos que podem satisfazer a sua audiência e impactar o seu público-alvo.

Os brindes personalizados podem ser estilizados com a logomarca da sua empresa.

Temos certeza de que os artigos do nosso blog podem te ajudar a montar a melhor campanha promocional para o seu evento. Se tiver qualquer dúvida sobre esse assunto, chame-nos através do chat de bate-papo.

 Converse agora mesmo com um de nossos atendentes e entenda melhor o que está por trás da proposta de brindes personalizados.

Para orçamento sem compromisso de qualquer um de nossos produtos é só clicar no ícone verde no canto inferior da tela.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.