A pesquisa por voz, ou o voice search, é um recurso que está se tornando popular em muitas áreas dentro da sociedade, seja para ações que estão referentes ao mercado ou para práticas comuns do cotidiano.
Esse recurso permite um aprimoramento nas pesquisas já tradicionais na web, que são feitas em computadores, tablets ou smartphones, de modo que essas possam ser realizadas por meio da voz.
Por exemplo, se um indivíduo está com o smartphone e busca por voz pelo veterinário mais próximo, os resultados que irão aparecer serão os mesmos que se estivesse digitando.
Algo que pode ser uma vantagem em situações, por exemplo, em que uma pessoa está ao volante.
Tornando-se um recurso que acaba facilitando a vida de muitas pessoas, a pesquisa por voz acabou também fazendo com que empresas buscassem criar as assistentes virtuais pessoais, ferramentas que captam as palavras que o indivíduo diz.
E por sua vez, direcionam ao sistema de busca que realizará suas operações, e em alguns casos, podem ser ativos por meio de codinomes para dar ainda mais praticidade à pesquisa por voz.
Se um empreendimento de vistoria cautelar de moto decide usar a pesquisa por voz como um recurso para a loja online, é fundamental que se conheça como funciona o recurso e quais são os benefícios que agregará valor à empresa.
Pela tecnologia estar cada vez mais presente no mercado e na sociedade, buscar formas para que as lojas sejam cada vez mais adeptas a elas ocasionam maior número de conversão de clientes.
Fazendo com que, desse modo, o reconhecimento dentro do mercado e a visibilidade aumente em grandes quantidades que faz com que atinjam os objetivos e as metas com uma maior rapidez.
Os benefícios da pesquisa por voz
Se uma empresa de acompanhamento de idosos busca por implantações em uma pesquisa por voz de forma interna ou externa, alguns benefícios são aplicados dentro desse planejamento que acaba oferecendo uma visibilidade e credibilidade a longo prazo.
1. Agilidade nas compras
Em se tratando de compras, a pesquisa por voz acaba gerando um grande impacto principalmente quando se trata de um e-commerce, o qual tem seu funcionamento integral por meio eletrônico.
Ter agilidade para as buscas é algo importante e, por isso, possibilitar que as compras sejam feitas por meio do comando de voz acaba contribuindo com as chances das vendas aumentarem.
Isso porque a tecnologia de assistente de voz, quando habilitada, processa um grande número de palavras em poucos minutos ou até segundos, algo que por meio da digitação, acaba gerando um pouco mais de tempo para ser feita.
Assim, em casos de urgência ou em casos em que o cliente não pode digitar uma busca por uniforme privativo hospitalar, o processo de compra não é interrompido, garantindo que haja uma satisfação e maiores chances para conversão.
2. Personalização das buscas
Quando se busca por algo que só funciona por meio de digitação, as chances dos programas reconhecerem a pesquisa acabam tendo um percentual diferente do que quando há o envolvimento de uma pesquisa por voz.
Isso porque a pesquisa nesse formato ajuda a personalizar a experiência de compra que o cliente está tendo com a loja, de modo que até as demonstrações de interesses anteriores sejam inclusas por ela, fazendo com que o perfil do cliente seja definido.
A personalização das buscas também colabora para a empresa saber como criar as estratégias de marketing em torno desses interesses demonstrados, e assim, tornar as experiências mais assertivas para o desenvolvimento de uma relação.
Criar essa identidade personalizada para o cliente demonstra que a empresa está ciente dos seus desejos ou necessidades, e está disposta a ajudar eles de um modo benéfico para ambos os lados a um longo prazo.
3. Palavras-chave específicas
Muitos e-commerces estão diretamente ligados a plataformas de busca que, com a ajuda dos seus motores, acabam oferecendo os melhores resultados para instalação de porta de aço de acordo com o que os usuários buscaram.
A pesquisa por voz também possui uma ligação com estas plataformas de busca, que boa parte dos seus mecanismos estão atrelados a estratégia de SEO (Search Engine Optimization), fazendo com que empresas busquem por uma personalização própria.
Uma empresa que usa essa estratégia de personalização proporciona o encontro da página do e-commerce pelo comando de voz ocorra mais facilmente, e desta forma, atraindo mais consumidores e gerando mais lucro.
Por isso, para que a pesquisa por voz traga resultados, também é importante que não apenas o canal de venda tenha uma otimização mas páginas paralelas também possuam, como as redes sociais.
Dessa forma, os benefícios da pesquisa de voz são imprimidos em diferentes aspectos: engajamento maior na rede, maior visibilidade e auxílio no processo de crescimento da empresa.
4. Inclusão de público
A pesquisa de voz permite uma maior autonomia e inclusão de um público PCD, de modo que acaba ensejando, a novos consumidores, empreendimentos com uma maior facilidade.
Por exemplo, se um usuário buscar por emplacamento carro pcd, a pesquisa por voz pode contribuir caso a pessoa tenha uma deficiência visual e assim, encontrar os negócios que fazem uma maior inclusão social.
Esse ponto que a pesquisa por voz oferece é fundamental para que a empresa conquiste novos consumidores e também, demonstra que não apenas está preocupada com os lucros como também, em uma maior inclusão social no mercado.
Como funciona?
Para que a pesquisa por voz funcione de uma forma positiva, alguns dispositivos podem contribuir melhor para essa ação, sendo eles:
- Smartphone;
- Smart TV;
- Tablets;
- Smartwatches;
- Smartbands;
- Smart speakers.
A busca por voz deve começar inicialmente por intermédio de uma configuração, já que apenas fazer a pesquisa em voz alta acaba não gerando resultado pela falta da programação por parte do proprietário do aparelho.
Por isso, é fundamental fazer os procedimentos de permissão envolvendo microfone e as ferramentas que irão ser incorporadas na pesquisa, visto que em alguns casos, o teclado do eletrônico também pode receber essa configuração.
Assim, se uma pessoa busca por uma rede de proteção para janela de banheiro, por exemplo, em um aparelho smart, se torna possível encontrar o produto mais facilmente.
A pesquisa por voz pode ser realizada sobre qualquer assunto, desde uma pesquisa mais simples de curiosidade ou de algo que o usuário deseja comprar, por isso é fundamental que para que a modalidade funcione, tudo esteja configurado.
Grande parte dos dispositivos ou programas que funcionam por pesquisa de voz contam com assistentes virtuais pessoais das quais permitem uma configuração personalizada, de modo que a tecnologia seja ativada quando se chama pelo seu nome.
O que oferece um conforto ainda maior para quem está pesquisando, proporcionando a sensação de que a pesquisa não é algo tão fechado, mas sim, mais flexível.
Para que o funcionamento de uma pesquisa por voz por parte da empresa ocorra de um bom modo, é importante que as configurações para trazer os resultados desejados sejam majoritariamente em tons de pergunta.
Visto que a grande maioria que usa este recurso, acaba aderindo a prática deste modo e assim, obtendo os resultados que deseja.
Outro funcionamento que pode funcionar para o empreendimento é configurar suas palavras-chave com uma cauda mais longa e específica, fazendo com que a pesquisa dê um grande destaque aos seus produtos ou serviços.
É fundamental que as atualizações em torno da pesquisa por voz sejam de última geração, para que a experiência de quem usa a técnica seja positiva.
Considerações finais
A pesquisa por voz é um dos recursos que estão cada vez mais presentes dentro da sociedade, principalmente por permitir que haja uma inclusão social ainda maior com esta tecnologia.
Facilitando e trazendo uma maior praticidade dentro de uma ação de pesquisa, a configuração pode estar diretamente vinculada com o SEO e por isso, acaba fazendo com que os empreendimentos estruturam suas páginas para se ter bons resultados.
Especialmente se houver uma personalização para as buscas, fazendo com que a visibilidade e a praticidade de um e-commerce ser encontrado cresça em grandes porcentagens.
A pesquisa por voz contribui para os momentos em que o indivíduo não pode digitar ou deseja algo com uma maior agilidade, por isso, quanto mais o mercado se preparar para aderir esta modalidade, maiores serão os seus resultados.
Com a tecnologia cada vez mais presente até mesmo em um relógio de ponto informatizado, é fundamental que empresas tradicionais ou o e-commerce se preparem para esta modalidade.
Que transformará o mercado e os meios para que o cliente acabe iniciando sua jornada de compra, e assim, terminando-a de um modo positivo que gere valor dentro do mercado. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.