Os post collabs são mais uma novidade trazida pelo Instagram. Essa atualização possibilita que o dono de uma conta tenha um coautor, e com isso as publicações podem aparecer nas duas páginas, o que aumenta o alcance da postagem.
As redes sociais são muito importantes para as estratégias de marketing digital, afinal, fazem parte do dia a dia das pessoas, ajudando a promover a marca e a estabelecer um relacionamento positivo entre empresa e consumidor.
Mas elas também são espaços disputados, visto que todas as organizações querem estar presentes e entregar conteúdos de valor para a audiência.
Na busca por engajamento, surgem duas estratégias vantajosas, conhecidas como comarketing e guest post. Na primeira, duas empresas que oferecem produtos e serviços complementares fazem uma parceria entre suas estratégias de marketing.
Na segunda, uma marca escreve uma publicação como convidada nas plataformas de outra. Ambas aumentam o reconhecimento das organizações parceiras e trazem mais interação.
De olho nessas estratégias, o Instagram trouxe o post collab, que melhora o engajamento das publicações porque os comentários e curtidas são contabilizados pelas contas envolvidas.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste texto vamos explicar como funciona o post collab e qual a importância de investir nessa ferramenta.
Como funciona o post collab?
Post collab é um recurso disponibilizado pelo Instagram para o compartilhamento de fotos e vídeos que são publicados, tanto no feed de notícias quanto no reels.
Quando o usuário está editando suas postagens, precisa apenas marcar o coautor e selecionar a opção “convidar colaborador”. O perfil convidado receberá uma notificação para autorizar ou não sua participação no post collab.
Supondo que o coautor convidado seja uma empresa de limpeza de carpete empresarial, após autorizar, a postagem em questão aparecerá nos dois perfis.
Essa estratégia é muito interessante para o marketing digital, principalmente para as empresas que oferecem produtos e serviços complementares, como no caso de uma academia e um nutricionista.
Ambos os negócios podem firmar parcerias para aumentarem sua visibilidade e alcance. Também é uma forma que os influenciadores digitais têm para conquistar novas marcas e criar conteúdos para elas.
Assim como no caso do guest post e do comarketing, o post collab é capaz de impactar dois públicos de duas empresas diferentes. Consequentemente, proporciona mais visibilidade, alcance e engajamento.
É uma forma de transportar para o meio digital as alianças que existem entre os negócios, facilitando a comunicação das marcas com os consumidores.
Por meio dessa ação, o próprio Instagram consegue dar uma força maior para quem produz conteúdo, de modo que consiga alcançar mais clientes e conquistar a confiança deles.
Logo, se um estúdio de fotografia de gestante e festa infantil quiser fazer um post collab, precisa seguir um passo a passo simples.
A primeira coisa a fazer é acessar o Instagram e tocar no sinal “+”, que fica no canto superior direito do aplicativo, para iniciar uma publicação e selecionar a opção de feed ou reels.
Em seguida, é necessário escolher uma mídia, sendo foto ou vídeo, e avançar para inserir a legenda.
Após o espaço da legenda existe a opção “marcar pessoas”. Dentro dessa seleção, clique em “convidar colaborador” ao lado direito da tela, e logo abaixo da prévia da publicação.
Procure o nome de quem será seu coautor e verifique se o @ está selecionado no campo como colaborador.
Feito isso, avance para concluir a publicação, que logo em seguida será exibida em seu perfil e o colaborador convidado receberá um convite de aprovação.
Os convites aparecem junto com as notificações, e cabe ao convidado abri-lo para aceitar ou para recusar.
Como aceitar um convite?
Assim como você pode convidar alguém também pode ser convidado, portanto, para o bem do negócio, é necessário saber como aceitar um convite de post collabs.
Uma empresa de mudança vai receber uma notificação, caso seja convidada como coautora em uma publicação desse tipo. As notificações aparecem como todas as outras, e para aceitar, basta clicar no símbolo de coração na página inicial.
Ao fazer isso, procure pela notificação que diz que determinado usuário marcou sua empresa na publicação x.
Vá até a opção “analisar” que fica logo abaixo do conteúdo postado, para que assim você possa visualizar todas as opções disponíveis.
Se quiser aceitar o convite, basta clicar na opção correspondente. Assim, ao aceitar esse tipo de postagem, ela será replicada em seu perfil e poderá visualizar todas as interações dos usuários.
A importância de investir em post collab
Por ser uma novidade, muitos empreendedores e gestores ainda não compreendem a importância de investir em publicações colaborativas no Instagram. Contudo, existem muitas vantagens em fazer isso, tais como:
1 – Compartilhar a produção de conteúdos
Toda empresa presente no Instagram, como no caso de um pet shop que realiza banho e tosa, precisa atualizar constantemente suas publicações na plataforma. É assim que a companhia atrai visibilidade para seu perfil e aumenta o engajamento entre os seguidores.
Contudo, não é fácil produzir conteúdo diariamente, mantendo a qualidade e o valor que esses materiais precisam transmitir. Em contrapartida, se a empresa tiver com quem dividir essa tarefa, tudo fica mais fácil.
Por meio dos posts colaborativos no Instagram essa alternativa se mostra ainda mais acessível, além de ser muito fácil de ser utilizada.
Um fabricante de produtos para os cabelos, por exemplo, pode combinar com um salão de belezas a divisão das publicações. Ambos vão ganhar tempo para pensar nos assuntos abordados, preservando sua qualidade e conquistando a audiência.
2 – Excelente ferramenta de gatilho mental
Algo que toda empresa deseja fazer na internet é aumentar sua autoridade de mercado e se consolidar como marca, e é totalmente possível alcançar esses objetivos por meio de post collabs no Instagram.
As autoescolas especialistas em primeiras habilitacoes conseguem fazer isso porque a coautoria de postagens, independentemente do formato ou do recurso usado é uma prova social, algo fundamental para vender hoje em dia.
Ninguém quer ser “cobaia” de um produto ou serviço. Na verdade, antes de comprar, o consumidor moderno procura saber tudo o que for possível sobre um negócio, como:
- Quem é a empresa;
- Produtos e serviços oferecidos;
- Compromisso da marca;
- Funcionamento das soluções.
Podemos usar como exemplo uma influenciadora digital e uma loja de roupas. Por ser alguém que conquistou renome na internet, ser bastante conhecida e ter uma boa audiência, precisa tomar cuidado com os produtos que indica.
Por outro lado, se ela testou e comprovou por si própria irá recomendar, e seu público, confiante em sua opinião e conselho, também vai se interessar pela solução.
Esse gatilho mental de prova social tem um peso enorme na decisão de compra das pessoas, afinal, todos querem uma garantia de fazer um investimento que vai trazer benefícios.
3 – Aumenta o número de seguidores
Se uma clínica de harmonização facial tem a oportunidade de aumentar sua audiência, então terá mais chances de fazer com que outros usuários comecem a segui-la no Instagram.
Isso acontece com o post collab porque as postagens têm alcance duplicado, ou seja, elas vão aparecer no feed de notícias ou na aba reels dos seguidores das duas empresas.
Aqueles que seguiam apenas as publicações do seu negócio vão conhecer os conteúdos de seu parceiro, o que pode despertar o interesse e fazer com que esses usuários sigam o perfil de ambos.
Podemos usar como exemplo uma empresa de pintura de garagem residencial que faz uma parceria com uma marca de tinta.
A empresa pode fazer um reels mostrando um trabalho em execução e que está usando as tintas da marca parceira, e ao fazer isso, marca a companhia como coautora da postagem.
Tanto as pessoas que seguem o fabricante de tinta quanto as que seguem a empresa de pintura vão visualizar a publicação, e a partir disso conhecer os produtos e serviços de ambos.
É a chance que um fabricante de máquina de estampar tecido tem de fazer com que mais seguidores se identifiquem não apenas com o seu produto, mas também com a sua empresa.
Naturalmente, os usuários vão começar a seguir a marca e quanto mais seguidores, mais fácil transmitir autoridade e consolidar a empresa em uma das mais importantes redes sociais, e o melhor é que essa estratégia é de longo prazo.
Considerações finais
Post collab é uma novidade trazida pelo Instagram e que vai fortalecer ainda mais as estratégias de marketing nessa plataforma.
Ter um parceiro para a criação e publicação de conteúdos é sempre uma forma de reduzir o volume de tarefas, ao mesmo tempo em que conquista resultados muito melhores.
Assim, uma marca consegue fortalecer sua presença neste canal, e muito mais do que alimentar seu perfil e nutrir seus seguidores, consegue impactar pessoas diferentes e que querem a oportunidade de conhecer novas soluções.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.