estratégias para fidelizar seus clientes

5 Estratégias para Fidelizar seus Clientes

O mercado hoje em dia possui uma enorme variedade de opções para as mais diversas necessidades. Como então sua marca pode se destacar, melhorando a experiência do cliente e consequentemente fidelizando-os?

Este artigo tem o objetivo de demonstrar como diversas estratégias funcionam para alcançar este tipo de objetivo.

Em qualquer tipo de empreendimento, é importante coletar todos os pontos de contato com o cliente, juntando informações que permitam elaborar melhores estratégias de venda.

O crm, sigla para “Customer Relationship Management”, é a ferramenta ideal visando que essa coleta de dados estejam todas juntas em um só local, e assim permitam à empresa realizar a análise dessas informações e elaborar o melhor plano de venda para seus leads.

Portanto, vale a pena, além de adotar estratégias voltadas para o atendimento ao cliente, adotar ferramentas de uso interno como o comercial crm.

Qual a importância de fidelizar clientes?

Em um mundo dos negócios extremamente competitivo, destacam-se aquelas empresas que adotam os melhores planos para atrair e manter os clientes.

Podemos dividir, de forma geral, que os principais pontos de contato e fidelização do cliente incluem:

  • Experiência desde o primeiro contato;
  • Preço;
  • Qualidade do produto;
  • Atendimento.

Sabendo gerenciar de forma correta todos os passos que o cliente percorre durante o processo de compra, com certeza aumentará as chances deste cliente não só tornar-se um comprador assíduo, como também indicar seus serviços ou produtos para outras pessoas, aumentando assim o alcance da marca e atraindo potenciais clientes.

Portanto, fidelizar clientes faz-se tão necessário pois o objetivo não é apenas aumentar a quantidade de compras de um consumidor isolado, e sim criar uma identidade para a marca na qual clientes passarão a defendê-la e indicá-las.

Fica claro então a importância do uso da ferramenta crm, que conta com crm online free disponíveis para uso.

Quais estratégias adotar para fidelização dos clientes

Vamos a seguir demonstrar quais ações a empresa pode adotar, melhorando cada ponto que possa ser significativo para conquistar a confiança do comprador.

1. Ter qualidade no atendimento

Estudos demonstram que grande parte dos consumidores que não voltam a repetir a compra com determinada empresa, não o fazem devido a um atendimento ruim que tiveram na primeira experiência.

Portanto, invista em treinamento para que os funcionários estejam preparados para lidar com as mais diversas demandas do cliente, sanando suas dúvidas e buscando as melhores soluções para suas necessidades.

Inclua todas as informações coletadas em ferramentas do tipo crm gratis, pois isto facilitará tomada de ações com próximos clientes.

2. Proporcione uma boa experiência de compra

Este termo significa dizer que toda a jornada do cliente durante o processo de compra deve ser tratada com importância, desde o momento do primeiro contato com a marca, até o pós-venda.

Para que isso funcione, todas as etapas de um funil de vendas devem ser trabalhadas para que o consumidor se sinta confiante em realizar a compra no seu estabelecimento e possa ser um divulgador da sua marca.

4. Mantenha contato pós-venda

Mesmo após fechar negócio, manter contato com o consumidor, interessando-se pela experiência de compra e se o produto atendeu as expectativas, demonstra-se ser uma ação valiosa para fidelização.

Isso porque, além de superar as expectativas, que quase nunca incluem o interesse no pós-venda, o empreendedor, através de crm online gratis, poderá coletar dados do nível de satisfação do produto, podendo assim, melhorar o que for preciso.

5. Clube de vantagens

Entre fechar negócio ou fazer compras em um lugar que não proporciona vantagens futuras e um que tenha um plano para isso, fica fácil saber qual será o local escolhido.

Portanto desenvolva ferramentas que permitam ao cliente conquistar pontos por compras que retornem em desconto. Ou serviços de entrega diferenciais para quem se cadastrar no clube de vantagens.

Invista em brindes personalizados

Longe de ser um gasto desnecessário, produzir brindes personalizados farão com que os consumidores, quando precisarem ter acesso novamente ao serviço, lembrem-se de forma positiva da sua marca.

Os brindes, assim como as lembrancinhas de aniversário, trazem a sensação de que presença, ou no caso, a compra, foi importante também para o estabelecimento, e que a empresa valoriza a entrega de um produto ou serviço.

Para isso elabore estratégias, como por exemplo, dar brindes após a primeira compra, ou para clientes que gastem um determinado valor.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.