sacolas ecológicas

Sacolas ecológicas são realmente importantes ?

As sacolas ecológicas são um assunto muito em pauta ultimamente, devido aos malefícios causados pelo plástico. 

Recentemente, um dos estados brasileiros proibiu você estabelecimentos de distribuir gratuitamente sacolas plásticas.

Isso aconteceu porque a utilização deste produto de maneira desenfreada vem causando muitos problemas ao meio ambiente e para o próprio bem-estar da população.

O descarte indevido desse tipo de sacola polui a cidade, entope os bueiros e bocas de lobo e seu componente demora muitos anos para se decompor. 

A proibição destacou a falta de consciência das pessoas no uso e manejo da sacola plástica.

Todavia, há muito tempo que o Brasil utiliza esse item, e ele já faz parte de nossa cultura, tanto para carregar as compras quanto para descartar o lixo. 

Apesar de existirem outras maneiras de fazer isso, os brasileiros ainda insistem na sacola plástica.

Entretanto, a versão ecológica, além de auxiliar em diversas necessidades, é mais resistente, e vale a pena saber um pouco mais sobre ela.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de sacolas ecológicas, quais são os malefícios trazidos pelas sacolas plásticas e dar alguns motivos para você adotar um tipo mais sustentável.

O que é sacola ecológica?

A sacola ecológica nada mais é do que um tipo de sacola produzido com outros materiais mais sustentáveis, dentre eles:

  • Tecido;
  • Biopolímero;
  • Bioplástico;
  • Papel.

A substituição da sacola plástica é uma questão que vem sendo constantemente discutida pela sociedade e pelos governos. 

Esse modelo possui um tempo curto de vida útil e seu componente demora muito tempo para se decompor.

Alguns estabelecimentos mais conscientes, como uma distribuidora de açaí, procuram evitar a utilização de sacolas plásticas, pois elas podem levar de 100 a 400 anos para uma degradação completa.

Esse produto também pode ser carregado pelas correntes oceânicas, contaminando a água e colocando em risco as espécies marítimas. Além disso, a própria produção de sacola plástica é poluente.

Os materiais de fontes renováveis, como o biopolímero e o bioplástico, são mais recomendados na fabricação de sacolas. 

Mesmo assim, esses materiais ainda são muito comparados com as sacolas de plástico convencional.

Isso acontece porque eles podem conter polietileno, um componente presente nas sacolinhas de supermercado, consequentemente, pode impactar de maneira negativa o meio ambiente.

Alguns fabricantes desse produto estão substituindo esse composto por aditivos oxibiodegradáveis que aceleram a degradação. Tem entre os aditivos mais utilizados para isso temos o ferro manganês, cobalto e níquel.

Quanto às sacolas de papel, estas são consideradas a melhor alternativa para substituir as sacolas de plástico em diversos estabelecimentos comerciais.

O único problema é que sua fabricação emite mais gases responsáveis pelo efeito estufa do que a produção de sacola reutilizável, como no caso da ecobag.

Chamamos de ecobag as sacolas que podem ser lavadas e reutilizadas em diferentes situações. 

Empresas, como um fabricante de Desengraxante industrial, são incentivadas a distribuir ou vender esse produto.

Esse tipo de sacola pode durar até 5 anos e seu material é de fácil decomposição, sendo capazes de substituir, aproximadamente cinco mil sacolas plásticas. 

Em outras palavras, a ecobag não causa os malefícios trazidos pelo plástico.

Impactos negativos da sacola plástica

De acordo com o levantamento, são consumidos cerca de 1 milhão de sacos plásticos por minuto, o que causa um impacto negativo muito grande para o meio ambiente.

As pessoas costumam utilizar essas sacolas apenas uma vez e logo em seguida descartá-las, um comportamento prejudicial e que pode levar ao colapso ambiental.

A sacola plástica entope a passagem de água, ajuda a reter lixo e provoca inundações em períodos de chuva. 

Esses produtos são um dos principais responsáveis pela poluição dos rios e mares, prejudicando a vida de diferentes espécies.

Parece ter uma ideia, aproximadamente 100 mil pássaros e mamíferos morrem todos os anos por ingerirem sacolas plásticas.

Empresas de todo o mundo, como uma fabricante de cosméticos orgânicos, têm debatido e se conscientizado a respeito dos impactos negativos dos sacos plásticos.

Esse produto contém em sua fabricação um componente chamado polietileno, sendo este uma substância não renovável e proveniente do petróleo. Por essa razão, as sacolas plásticas podem levar séculos para se degradarem.

Além disso, seu processo de decomposição polui o meio ambiente, visto que libera gás carbônico, piorando os problemas com o efeito estufa.

A sociedade vem debatendo essa questão e procurando alternativas para substituir as sacolas plásticas. O modelo biodegradável é uma alternativa, mas é mais utilizado para a publicidade das marcas.

Se você for a uma barraca para evento e comprar um produto, se a empresa entregar uma sacola de papel ou tecido, ela pode, de fato, ser considerada sustentável.

Os materiais biodegradáveis presentes nesses sacos se originam de fontes naturais e podem ser consumidos por microrganismos e se decompor por completo em até 180 dias.

É papel de cada um substituir o uso da sacola plástica por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, e não faltam razões para fazer isso.

Por que utilizar sacolas ecológicas?

Só no Brasil, são produzidas 11 toneladas de plástico por ano e tudo isso vai parar no mar, nos rios, nas ruas da cidade e em outros lugares que poluem o meio ambiente.

Diante dessa situação, é papel de cada indivíduo mudar seus hábitos e passar a substituir a sacola plástica por outras alternativas.

Sabendo disso, uma empresa de transporte de carga optou por substituir o plástico por outros componentes. E dentre os principais motivos para você abandonar de vez a sacola plástica estão:

1- Sacolas sustentáveis são mais úteis

A sacola sustentável pode ser utilizada no mercado e para outras finalidades, como colocar roupa suja, guardar objetos, como brinquedos, transportar alimentos, dentre outras possibilidades.

As pessoas precisam se acostumar com essas sacolas porque vários estados brasileiros estão começando a proibir ou restringir o saco plástico, portanto, muito em breve, ter uma ecobag será necessário para todos.

A utilização dessa sacola é um comportamento sustentável e consciente, que vai ajudar a preservar o planeta para as próximas gerações.

2- Mais economia

O uso de sacolas sustentáveis é uma prática muito econômica, visto que elas são mais baratas quando pensamos na questão da reutilização.

Como falamos no início do texto, as pessoas costumam usar a sacola plástica apenas uma vez e logo em seguida descartá-las. 

Entretanto, se você utiliza uma ecobag, pode reaproveitá-la muitas vezes e por muito tempo.

3- Mais durabilidade

Muitas pessoas estão mudando seus hábitos em diversos sentidos para colaborar com o meio ambiente, como no caso daqueles que só consomem alimentos veganos.

A adoção de ecobags também é uma maneira de colaborar, pois um de seus princípios é fazer com que elas durem por muito mais tempo.

Você vai usufruir de um item durável, resistente e prático, além de ser possível encontrar modelos que combinem com o seu estilo e gosto pessoal.

Essas sacolas são fabricadas com microfibra e revestidas com plástico reciclado, podendo ser utilizadas diariamente, durando até 5 anos.

Além das compras do supermercado, você pode utilizar as sacolas ecológicas para transportar roupas e outros objetos, inclusive aqueles que são um pouco mais pesados.

4- As Sacolas Ecológicas reduzem os impactos ambientais

Cuidar do meio ambiente é papel de todos, visto que as projeções ambientais para os próximos anos não são muito boas. 

Por exemplo, estima-se que até 2050, teremos muito mais plásticos do que espécies aquáticas nos mares.

Nas grandes cidades, uma análise de solo completa mostra que as enchentes provocadas pelo entupimento de bueiros contaminam o solo e colabora com a proliferação de doenças entre as pessoas.

Não podemos permitir que isso continue acontecendo, e por meio de atitudes simples, como substituir a sacola plástica pela ecobag, podem fazer toda a diferença para o planeta.

5- Produção consciente

A produção de sacola plástica é feita em larga escala, ao contrário da ecobag que costuma ter uma produção local, o que valoriza os trabalhadores manuais e o reaproveitamento de matéria prima.

Uma ecobag dada como brinde para os colaboradores de uma empresa especializada em qualificação de desempenho é fabricada com base nos três princípios da sustentabilidade, que são pessoas, planeta e lucro.

Usar artesãos que fabricam essas sacolas podem viver com esse trabalho, ajudando a reduzir ainda mais as desigualdades sociais, ao mesmo tempo em que reduzimos os impactos negativos na natureza.

Conclusão

Sendo assim, as sacolas plásticas são um perigo para o nosso planeta, e não é de hoje que estamos sendo avisados sobre os problemas provocados por elas.

Se não houvesse alternativa, poderíamos dizer que continuamos a usá-las por não ter outra saída, mas a verdade é outra.

Podemos substituir a sacola plástica tranquilamente pelas sacolas ecológicas, sem prejuízos para o dia a dia, para nossas tarefas e para o meio ambiente.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.