Gatilhos mentais: saiba como usá-los na divulgação do seu evento
Os gatilhos mentais são estratégias de persuasão, ou seja, são os estímulos de comunicação que utiliza recursos mentais ou simbólicos para induzir alguém a concordar com a ideia ou oferta de um produto ou ação.
Nessa estratégia é comum trabalhar o emocional do cliente em potencial. Logo, esses gatilhos podem fazer com que muitos indivíduos se interessem pelo teor do assunto, produto ou serviço, transformando essa tática uma poderosa arma no mundo do marketing.
Pensando nisso, neste artigo, falaremos dos variados gatilhos mentais para você usar na divulgação do seu evento ou negócio. Acompanhe!
Principais tipos de gatilhos mentais
O ser humano é um indivíduo racional, aquele que direciona as escolhas por meio da razão. Portanto, mesmo usando algumas estratégias específicas, não haverá garantia total de sucesso. Então, é importante relacionar às mensagens a um público-alvo específico, assim, as chances de efetividade se tornam maiores.
Agora, confira os principais tipos de gatilhos mentais que poderá usar no seu evento.
Escassez
A intenção é passar a informação de quase falta do produto, pois, o ser humano normalmente só repara no produto após ele ser escasso ou deixar de existir.
Novidade
Tudo que é novo chega para encantar, mostrar as funções e detalhar que é novidade no mercado é garantia de interesse do cliente.
Prova Social
A opinião dos outros é sempre importante na compra de um item, ou seja, se tem a aprovação social que todo mundo faz, com certeza, traz abrando e reconhecimento.
Razão
Mostra a necessidade, motivos, benefícios que o produto gera para o cliente.
Urgência
A demonstração de urgência gera uma sensação de ação do cliente. Dessa forma, evita-se que ocorra a perda de oportunidades divulgadas e lançadas a sua frente.
Visto cada gatilho mental, que tal aprender os detalhes de como usá-los no seu evento? A seguir, explicaremos como é possível definir o momento certo para usar cada um deles para alcançar o sucesso na comunicação do seu evento.
No momento pré-evento
O momento pré-evento significa dizer que será o início dos preparativos anteriores a data do evento em si. Dessa forma, os produtores têm um período para utilizarem gatilhos mentais e encherem a festa de convidados.
Uma boa ideia para gerar mais renome para seu evento é convidar celebridades ou influenciadores digitais.
Essa atitude repercute com mais facilidade na boca das pessoas e chancela sua marca — o nome desse gatilho mental é Autoridade, então, abuse dele!
A Escassez é um gatilho mental usado nesse momento para demonstrar que é um evento exclusivo. É usando conjuntamente ao gatilho da Urgência que se provoca reações da ação dos clientes. Afinal, nesse tipo de festividade é possível cobrar a mais pela experiência, e usando o famoso “ingresso limitados” o público terá a sensação de arrependimento por não participar.
Então, utilize essa junção dos gatilhos mentais da escassez e da urgência para garantir o sucesso do seu evento.
Durante o evento
Durante a festa é importante promover os gatilhos mentais da Novidade e da Prova Social, pois, usando esse meio produção do evento é possível instigar o seu público-alvo visando gerar a curiosidade de algo que é novo no mercado.
As pessoas pagam para ver os lançamentos e o que todo mundo está vendo. Ou seja, usando essa ferramenta da Novidade conjuntamente ao senso de Comunidade, será mais fácil chamar clientes, já que ninguém deixará de viver experiências novas que o seu círculo social irá ou deseja participar — e, com certeza, pagaram caro por isso!
Após o evento
Depois de toda essa trajetória, não se pode deixar de lado o relacionamento da produção do evento com os seus clientes. Por isso, reforce essa relação com o gatilho mental da Consideração para saber quais foram as experiências boas ou ruins.
Além disso, resgate a experiência positiva do evento realizado, informando que poderá desenvolver uma nova edição da festa. Assim, o público ficará ansioso pelo próximo evento!
Por fim, é importante ressaltar que os gatilhos mentais que serão usados necessitam de criatividade da produtora do evento — ou seja, quanto mais criativo e chamativo mais clientes.
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