Processo de decisão de compra: como mapear o dos seus clientes?
Conhecer as etapas do processo de decisão de compra é importante para entender o comportamento do consumidor. Essa tática ajuda a empresa a adotar estratégias de marketing mais efetivas.
Por exemplo, você já pensou o que faz uma pessoa decidir comprar algo? Muitas vezes, ela busca por informações, analisa onde comprar e o custo-benefício, até tomar uma decisão final. Então, compreender esse processo é fundamental para os negócios que desejam melhorar suas vendas.
Continue a leitura e aprenda como mapear seus clientes!
Descubra como mapear o processo de decisão de compra
Um dos primeiros passos organizar essa estratégia é conhecer a sua persona. Nesse momento, questione quais são as suas necessidades e dores, qual meio de pagamento ela usa, quais são os seus canais de comunicação favoritos e por onde ela acessa a internet. A partir disso, é possível atender às suas expectativas.
Contudo, existem outras dicas de como mapear o processo de decisão de compra na sua empresa e melhorar suas vendas. Confira!
Utilize o histórico de vendas
Atualmente, há diversas ferramentas de automação que permitem acessar todas as informações do cliente que compra do seu negócio, especialmente o seu histórico de compra.
Por meio desses dados é possível compreender as preferências dos consumidores e analisar seus interesses para criar ações eficientes.
Crie uma proximidade com o consumidor
Investir em conteúdos e táticas que atraem a atenção do se público é fundamental para mapear o processo de decisão de compra. Uma dica é aplicar a estratégia de marketing de relacionamento a fim de criar uma proximidade com o cliente. Nessa etapa, você também pode apostar em brindes personalizados para estreitar as relações e conquistar o consumidor.
Otimize a comunicação do seu negócio
Utilizar diferentes canais de comunicação é outra forma de mapear o processo de decisão de compra. Quando você melhora os pontos de contato do cliente com sua empresa, é capaz de atingir diferentes pessoas e tornar a comunicação mais eficiente e natural. Alguns meios interessantes para seu negócio são:
- site
- redes sociais
- telefone
- aplicativos de mensagens
Dessa forma, é possível conhecer os canais em que os clientes estão presentes e quais eles mais interagem para criar estratégias de acordo com suas interações e desejos.
Ainda, use ferramentas automatizadas que otimizam o atendimento do seu negócio para facilitar os processos e torná-los mais rápidos. Com isso, cada vez mais consumidores serão satisfeitos e sua organização ganhará mais reconhecimento no mercado.
Destaque os seus diferenciais
Entender quais são os seus diferenciais é um ponto muito importante para utilizá-los como estratégia do seu negócio. Ao conhecê-los, você é capaz de entender quais características do seu produto ou serviço são interessantes para seus clientes. Dessa forma, é possível criar ações pautadas nessas características relevantes que gerem melhores resultados para sua empresa.
Geralmente, quem se diferencia atrai mais visitantes e se destaca diante os concorrentes. Isso também ajuda a estabelecer uma posição de referência no mercado e aumentar sua participação.
Após mapear o processo de decisão de compra, não pense que acabou! É essencial fazer uma avaliação pós-compra. Para isso, invista na experiência do cliente e realize ações de pós-venda que conquistem os consumidores e garantam melhores resultados para seu negócio. Ainda, não deixe de analisar as métricas a fim de identificar quais elementos da estratégia funcionam e quais alterações devem ser feitas.
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