Simbolizando uma campanha promocional completa: ulher de óculos de grau usando tablet e, acima dele, estão ícones digitais coloridos como carrinho de compras, mão fazendo sinal de jóia (curtida), e-mail (contato), sino (notificações), emoji com corações nos olhos, ponto de localização, avatar de rede social e coração (curtida)

Campanha Promocional: como elaborar e melhores estratégias [Guia]

Uma campanha promocional que atraiu vários olhares no mundo todo foi a chamada “Vassoura Thru”, idealizada pelo Burger King, 

A campanha foi implementada justamente no dia 31 de outubro, dia do Halloween, em 2020, e gerou um número expressivo de engajamento.

Com essa campanha promocional, caso um cliente aparecesse no drive-thru de vassoura, ele ganhava um sanduíche (Whopper) gratuito. Incrível, não é mesmo?

Esse exemplo ilustra muito bem o poder que tem uma campanha promocional bem-feita e como você pode se inspirar em empresas grandes, adaptando à sua realidade.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue conosco e boa leitura!

O que é uma campanha promocional?

Quando se fala em campanha promocional, certamente vem à memória campanhas que geram alta adesão, não só entre os consumidores, mas também entre os lojistas.

A Black Friday, por exemplo, é um excelente exemplo de campanha promocional. Isso porque, um dos seus objetivos principais é promover um aumento significativo das vendas.

Inclusive, os consumidores, por meio das estratégias dessa campanha, são incentivados a iniciarem suas compras de natal de forma antecipada, principalmente por conta das promoções oferecidas.

Assim, podemos entender que a campanha promocional é, na verdade, um planejamento assertivo de ações estratégicas com o objetivo de promover serviços e/ou produtos.

Dessa forma, dentro de um período previamente definido, as campanhas promocionais são o principal movimento do time de marketing para atrair ainda mais consumidores.

Além disso, uma campanha promocional possui objetivos que complementam toda a estratégica desenvolvida, tais como:

  • promover o aumento da autoridade da marca no mercado;
  • facilitar a comunicação sobre determinado produto novo;
  • atrair clientes mais segmentados para o serviço/produto;
  • ressaltar quais são os valores que a empresa carrega consigo.

E quais são os tipos de campanhas promocionais?

Para entender melhor o que é uma campanha promocional, nada melhor do que conferir, de fato, quais são os principais tipos.

Afinal, é certo que cada tipo de campanha é indicado para determinados setores, comunicações e objetivos, os quais são definidos pela própria equipe de marketing.

Confira!

  • Institucional: é a campanha promocional responsável por promover a definição do conceito da empresa, de forma geral, fazendo com que a sua imagem seja formada, principalmente para que se consolide sua identidade. Geralmente, as empresas de porte grande utilizam bastante esse tipo de campanha;
  • Propaganda: muito conhecida pelo grande público, as propagandas servem para divulgar um determinado produto ou serviço, fazendo com que seus pontos favoráveis sejam destacados, justamente para encantar o consumidor;
  • Guarda-chuva: de forma geral, é a junção das campanhas institucionais com a propaganda, pois utiliza do momento de definição de conceito para apresentar, por exemplo, uma linha completa de produtos;
  • Promocional: interatividade e dinamismo com o possível consumidor são características marcantes desse tipo de campanha promocional. Inclusive, ela é muito utilizada para que as vendas sejam aceleradas;
  • Promoção de vendas: sabe aquelas campanhas promocionais que dizem: leve 4, pague 3? Então, elas surgiram desse tipo de campanha. Inclusive, ela tem o objetivo de divulgar um produto, tornar uma marca mais conhecida e cativar os consumidores.
Homem debruçado sobre mesa de escritório com notebook e documentos, acertando um dardo no centro do alvo que está sobre a mesa, simbolizando campanhas assertivas

Como escolher o tipo de campanha promocional ideal?

Agora que você já aprendeu de forma mais detalhada o que é e quais os principais tipos de campanha promocional, chegou o momento de entender como escolher o tipo certo.

Afinal, esse é um passo bastante importante, pois irá influenciar de forma abrangente as estratégias desenvolvidas pela equipe de marketing da sua empresa.

Por conta disso, é fundamental que a escolha seja feita de forma assertiva. Inclusive, existem muitas disponíveis, como você verificou no tópico anterior. 

No entanto, para saber fazer essa escolha de forma correta, é importante que você entenda em qual fase do chamado “ciclo de vida” o seu serviço/produto está.

As fases são:

  • germinação: fase em que o segmento é estudado, bem como o consumidor e seu comportamento;
  • introdução: etapa em que o produto/serviço é, de fato, lançado no mercado;
  • crescimento: fase em que a empresa começa a procurar adaptações, ou até mesmo melhorias, para seus respectivos produtos e preços;
  • maturidade: para muitos estudiosos, essa é a fase mais difícil da implementação de uma campanha promocional, pois é a hora em que uma empresa irá extrair o máximo que puder de lucratividade, sem que haja perdas com relação a vendas;
  • declínio ou morte: essa fase é aquela em que a empresa começa a vislumbrar o fim de um produto e, muito provavelmente, irá abandoná-lo (sempre de forma projetada).

Passo a passo para criar uma Campanha Promocional

Abaixo, a Hakuna Matata Brindes elencou os melhores passos para você que deseja criar uma campanha promocional arrasadora. Confira!

1. Planejamento: Defina os KPIs e o objetivo da campanha promocional 

Esse é o passo mais importante de uma campanha promocional. Afinal, é aqui que todas as ações futuras nascerão.

Dessa forma, é importante que você defina quais são os objetivos com determinada campanha, bem como os KPIs necessários, justamente para que seja possível mensurar os resultados posteriormente.

Defina também o público-alvo, um cronograma e o plano de ação

O público-alvo também deve ser definido nesta etapa. Afinal, a campanha promocional precisa ser voltada para o seu respectivo público. Caso contrário, não terá a adesão necessária.

2. Execução da ação promocional

Após definir todas as suas estratégias, bem como o público que receberá essas comunicações promocionais, é momento de executar o planejamento.

Para isso, será importante criar materiais e demais peças criativas. Inclusive, essa é a hora certa de realizar testes com os materiais desenvolvidos para a sua campanha promocional.

3. Análise e mensuração

Para que você consiga verificar se uma campanha promocional está dando frutos ou não, é fundamental que se pense na mensuração dela.

Assim, além de verificar se ela está crescendo ou não, você conseguirá perceber se há a necessidade de modificações, fortalecimento de pontos mais concretos etc.

Tendências de campanhas promocionais no varejo

Sem dúvida, as alterações promovidas pela era digital chegaram às equipes de marketing e fizeram com que adaptações fossem necessárias, justamente para acompanhar o atual ritmo.

Assim, e principalmente depois da instalação da Covid-19, alguns serviços se tornaram bastante essenciais, como a criação de QR Codes, links de pagamento, atendimento via WhatsApp etc.

Ou seja, a digitalização chegou no marketing para otimizar o modo como se comunica, principalmente com relação ao varejo e sua parceria com o atual consumidor.

Personalização e brindes

Uma pesquisa realizada pela Invoca, em 2022, revelou que 40% dos consumidores acabam comprando de varejistas que conseguem oferecer uma personalização na hora da compra.

Logo, quanto mais personalizado for o atendimento e a comunicação feita com o consumidor, mais cativado ele irá se sentir e mais propenso a se tornar fiel à sua marca ele estará.

Além disso, a ideia de personalização de brindes, por exemplo, é uma forma de mostrar para o possível cliente que a empresa se importa com seu bem-estar.

Homem segurando sacola de compras nas costas enquanto fala em um megafone, representando campanha promocional personalizada

Conclusão

No conteúdo de hoje você aprendeu mais sobre o que é e como funciona uma campanha promocional, além de ter conhecido seus principais tipos.

Inclusive, neste conteúdo você foi capaz de identificar alguns passos essenciais para construir uma excelente campanha e, assim, colher os resultados positivos dessa ação.

Uma das dicas, por sinal, foi fazer com que, não só o atendimento fosse personalizado, como os brindes oferecidos aos clientes também o fossem.

Para isso, você pode contar com a Hakuna Matata Brindes e, assim, fazer com que a sua campanha promocional seja falada e um grande sucesso.

Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar e quais as soluções que oferecemos para você e sua empresa.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.