plano de marketing para eventos

Como Criar Um Plano De Marketing Para Eventos?

Criar um plano de marketing para eventos é fundamental para ter um bom desenvolvimento e desempenho da sua ação. Essa é uma dificuldade encontrada por muitos profissionais dessa área que não executam essa estratégia. 

Inclusive, você sabia que o setor de eventos é um dos que mais cresce no Brasil? Em 2019, houve um aumento de 14%, de acordo com a ABEOC (Associação Brasileira de Empresas e Eventos). Já os eventos corporativos movimentaram em média R$210 milhões em 2018. Ou seja, um total de 4,3% do PIB brasileiro. 

No entanto, com o surgimento da pandemia do coronavírus, essa área foi uma das que mais sofreram e tiveram que parar 100% das suas atividades. Para garantir o sucesso dos eventos no pós-pandemia é fundamental fazer um plano de marketing ter a sua lucratividade de volta. 

Para saber mais sobre o assunto e aprender a criar um plano de marketing efetivo para esse tipo de atividade, continue lendo este artigo!

O que é plano de marketing?

O plano de marketing é um documento composto por tarefas para atingir os objetivos traçados para uma determinada estratégia. Ele serve como um guia para a empresa colocar em prática as ações para a marca em geral ou para a divulgação de produtos e serviços.  

A principal função do plano de marketing é prever as atividades que serão tomadas, garantindo que tudo saia como o planejado e não haja imprevistos no meio do caminho. Isso se enquadra muito bem para área de eventos, não é mesmo?

Em um setor tão versátil e que muda o tempo todo, ter um plano estruturado é essencial para não deixar que nada fuja do seu controle no momento da execução.

Entre as principais objetivos do plano de marketing estão:

  • realizar ações de live marketing (melhor comunicação com a equipe);
  • alinhar as expectativas;
  • projetar resultados viáveis;
  • otimizar os investimentos;
  • tomar decisões mais assertivas;
  • identificar as melhores oportunidades. 

Além disso, este é um poderoso instrumento para melhorar a sua gestão de marketing, não só para os eventos, mas para todos os setores que envolvem esse segmento. 

5 dicas de como criar um plano de marketing para eventos

Agora que já sabemos o que é o plano de marketing e qual é a sua importância para o setor de eventos, é imprescindível descobrir como criá-lo e quais são os itens essenciais que não podem faltar nesse documento. 

Inclusive, é importante ter em mente que não existe um modelo padrão para desenvolver o seu plano de marketing, mas é fundamental que todas as táticas descritas nele sejam alcançáveis e possíveis de se colocar em prática. 

Veja as cinco dicas a seguir:

Estude o público-alvo do evento

Do que adianta ter um plano estruturado se você não estudou o público-alvo para entender as suas necessidades e desejos naquele momento? Essa é uma etapa fundamental do desenvolvimento do seu plano de marketing para que as ações sejam assertivas e atinjam diretamente esse público. 

Para isso, você poderá utilizar enquetes em redes sociais, pesquisas de comportamento por meio de formulários, análise de dados preenchidos e envio de materiais ricos. 

Defina um orçamento

Definir um orçamento para o seu evento também é um dos pontos indispensáveis para o seu planejamento de marketing. Saber quanto o seu evento irá custar e qual o retorno de investimento que você terá precisa estar descrito no documento. 

Ter esses valores mapeados é fundamental para que seu evento seja executado com sucesso e não tenham surpresas desagradáveis no meio do caminho, como a falta de materiais, equipamentos ou, até mesmo, alimentos para os convidados. 

Para definir o orçamento, é necessário ter um mente alguns aspectos que podem impactar diretamente nos custos do evento, como:

  • quantidade de convidados;
  • liste os custos fixos e variáveis;
  • verifique a receita que tem disponível.

Monte um cronograma detalhado

Agora que você já conhece o público e definiu o orçamento, o próximo passo é montar um cronograma detalhado com tudo que irá acontecer durante o evento. 

Isso porque, sem uma estratégia bem elaborada, a organização pode se perder e, quando isso acontece, imprevistos começam a surgir, comprometendo o andamento do evento. 

Por isso, é necessário mapear todas as ações a serem realizadas, indicando os seus respectivos horários e as participações de convidados. Também  é essencial tomar cuidado com os imprevistos que podem ocorrer durante os intervalos, para que não dê espaços para feedbacks negativos.  

Mensure os resultados

Para entender se o seu evento foi realmente um sucesso e supriu as expectativas do público e da sua marca em si, é muito importante que você mensure os resultados.

Seja por meio das redes sociais, por um formulário no seu site ou por ligações feitas para os convidados vip no pós-evento, ter um feedback é essencial para saber quais foram os pontos positivos e negativos. 

Diante disso, além de ser uma boa oportunidade de fidelizar os clientes, você poderá desenvolver um evento ainda mais efetivo nas próximas vezes.
Agora que você já sabe como criar um plano de marketing para eventos, leia o artigo sobre marketing promocional e tenha mais ideias de como divulgar o seu produto ou serviço no mercado.

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