como fidelizar clientes?

Saiba Como Fidelizar Clientes Com 8 Dicas

Fidelizar clientes é muito importante para qualquer negócio que visa aumentar seu faturamento anual e ainda ter boa imagem no mercado.

Até porque, seguindo a lógica, clientes satisfeitos tendem a comprar novamente com você e ainda recomendar seus produtos ou serviços para amigos próximos e parentes.

Outro ponto importante de dizer é que reter a clientela é mais barato que conquistar uma nova, justamente porque quem conhece sua empresa tende a vir até ela naturalmente.

Então, para você ter sucesso neste objetivo, confira este conteúdo!

Dicas para fidelizar clientes

Você conferiu acima a importância de fidelizar clientes e viu que isso pode aumentar os ganhos da sua empresa, mas quais as estratégias para chegar até lá? Veja abaixo:

Invista em relacionamento com os clientes

As pessoas costumam procurar empresas que atendam suas expectativas, e isso não envolve só a qualidade do produto ou serviço, mas também do atendimento oferecido.

Para melhorar o relacionamento com seus clientes, algumas atitudes que podem te ajudar são:

  • disparar e-mails marketing;
  • realizar pesquisas de satisfação;
  • enviar cupons de desconto;
  • oferecer condições de compra exclusivas para sua lista de e-mail.

Faça eventos

Os eventos podem ser bastante proveitosos para a sua empresa quando o assunto é fidelização, afinal, eles fazem com que os clientes se sintam especiais e exclusivos (e são).

Você pode convidar pessoas que já estão na sua carteira e compram com certa frequência para as seguintes ocasiões:

  • workshops;
  • palestras;
  • feiras;
  • treinamentos e cursos.

Além de proporcionar uma experiência agradável às pessoas, o “supertrunfo” dos eventos é oferecer brindes personalizados ao final deles. Essa atitude agrada os clientes e faz sua marca ser lembrada por muito tempo.

Valorize a experiência do cliente

Não quebre o vínculo com o cliente assim que a venda for concluída. O ideal é que sua empresa o acompanhe em todas as etapas da jornada de compra. Ou seja, antes, durante e no pós-venda.

Antes da venda, foque em tirar as dúvidas do cliente sobre seu produto ou serviço. No decorrer da negociação, proponha soluções específicas para os problemas do comprador e mostre por que sua empresa é importante para ele.

Já no pós-venda, auxilie o cliente para que ele aproveite todo o potencial do produto ou serviço adquirido, peça um feedback sobre o que foi comprado e esteja sempre nutrindo o relacionamento, oferecendo novos produtos, descontos e até mesmo informações pertinentes relacionadas ao que você vende. 

Isso pode ser feito por meio de encontros periódicos, ligações ou mesmo via mensagem e e-mail.

Envie brindes exclusivos

Como você se sente quando recebe um presente de uma pessoa que gosta? Sensação ótima, não é mesmo? No mundo dos negócios a lógica é a mesma.

Por isso, envie brindes exclusivos para os clientes sem que eles esperem!

Você pode criar um clube de presentes e entregá-los para os clientes que gastarem determinado valor em compras. Por exemplo, se você tem uma adega, restaurante ou distribuidora de bebidas, pode dar um kit vinho para quem gastou acima de R$ 120,00.

Outra dica para os brindes é aproveitar as datas sazonais. O mês de maio, por exemplo, é um bom momento para enviar um presente de dia das mães a algumas clientes com o perfil.

Estimule o engajamento dos clientes

Faça o seu cliente se sentir parte da empresa. Para isso, uma boa dica é criar campanhas interativas nas redes sociais com marcação em fotos, vídeos, comentários e participações em enquetes.

Por exemplo, peça para o cliente publicar no Instagram uma foto da compra feita ou um vídeo do evento realizado pela empresa e marcar o perfil. Assim que ele fizer isso, reposte na página da sua marca. 

Prestar atendimento pelas redes sociais também é uma maneira interessante e convidativa de engajar pessoas. Assim os seguidores podem ver que sua empresa valoriza o cliente por meio das interações com ele.

Monitore o comportamento do consumidor

Os desejos do público mudam a todo momento e, para que sua empresa não se perca no caminho, é interessante que ela esteja antenada sobre o comportamento do consumidor.

Existem ferramentas como o CRM (Customer Relationship Management), que armazenam dados cadastrais dos clientes e demais informações como histórico de interações, pedidos, reclamações, dentre outros pontos. O CRM permite que sua empresa disponibilize um atendimento personalizado de acordo com as necessidades do consumidor.

Monitorando o comportamento do público, você consegue saber o que é relevante e entregar o que ele busca. Para isso, acompanhe as redes sociais do seu segmento, notícias e também seus concorrentes.

Ofereça combos de serviços/produtos

Aprimore seu serviço para que ele sempre se complemente e entregue soluções completas aos seus clientes.

Essa estratégia faz o cliente ser fiel à sua empresa e, automaticamente, aumentar seu ticket médio.

Um açougue que vende kit de churrasco é um bom exemplo. Afinal, embora a carne seja seu produto principal, entende-se que provavelmente o cliente pode precisar de acessórios para prepará-la, então ele tem todas as soluções em um único lugar.

A fidelização de clientes é fundamental para garantir a longevidade e o sucesso do seu negócio, pois gera mais oportunidades de venda, fortalece a imagem institucional e aumenta o nível de satisfação dos consumidores.

E agora que você já sabe de tudo isso, acesse o site da HM Brindes e descubra o que ela pode fazer para você fidelizar clientes.

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