Entenda o que é e como montar um workshop em 4 passos práticos
Como montar um Workshop? Esse é um evento que como qualquer outro, possui suas finalidades. Podemos dizer que é um momento onde um grupo de pessoas se reúne para a atualização de conhecimentos e aprendizagens significativas, mas também serve para estimular a troca de experiências sobre um determinado tema.
O evento pode ser considerado como um curso de curta duração, onde o palestrante alia a teoria e a prática de forma interativa com os participantes. O workshop, portanto, é uma estratégica interessante para o incentivo e treinamento da equipe.
Contudo, para atingir o sucesso, sua organização requer um planejamento minucioso. Desse modo, preparamos um passo a passo que o orientará nos preparativos. Acompanhe com a gente como montar um workshop!
Passo Nº 1 – como montar um workshop
DEFINA O OBJETIVO DO EVENTO.
Antes de começar, tenha em mente que o workshop tem como finalidade tratar de um assunto específico de um modo prático, ou seja, através desse evento você deverá transmitir conteúdos atualizados e mensagens motivadoras aos participantes.
Sabemos que não é proveitoso e interessante para os convidados participarem de algo sem objetivos. Por isso, defina quais serão as metas a serem alcançadas! Em primeiro lugar, comece refletindo a partir dos questionamentos abaixo:
- Durante a palestra, que mensagem quero passar?
- Informações gerais ou específicas?
Após definir os objetivos e tema, procure um palestrante experiente e com boas indicações. Essa escolha fará toda a diferença!
Passo Nº 2
ELABORE UM PLANEJAMENTO.
Alguns fatores durante o planejamento devem ser levados em conta, por exemplo:
- Quantidade de convidados. (Quantas pessoas poderão participar do evento?)
- Orçamento. (Qual é o orçamento disponível? Será necessário criar parceria com patrocinadores?)
- Perfil do grupo. (Qual gênero é predominante? Como posso conduzir o assunto de forma atrativa? Qual é o perfil do grupo? O que buscam? Qual é a faixa etária? E como será a programação?)
Passo Nº 3
ESTIPULE A ESTRUTURA NECESSÁRIA PARA O EVENTO.
Por fim, para finalizar o planejamento, defina a data, local e horário do workshop. Escolha um lugar pensando no bem-estar e satisfação do público. No entanto, não esqueça de:
- Cadeiras e mesas.
- Banheiros e água.
- Som, vídeo, iluminação e internet.
Intervalos durante a programação serão necessários. Portanto, aproveite a organize um Coffee break. Dessa maneira, os convidados poderão, além de fazer uma boquinha, realizar entre eles o networking e formular feedbacks do evento, por exemplo.
Passo Nº 4
DIVULGUE O EVENTO PARA O PÚBLICO.
A divulgação é uma etapa importante, pois estimulará a curiosidade e o desejo do público a participar. Sem ela, de nada adiantará os esforços acima!
Atualmente, dispomos de uma grande variedade de meios de divulgação. Aposte em:
- Redes sociais e e-mails pessoais.
- Materiais impressos. (folders e panfletos)
Dica: Utilize locais de fácil acesso e visualização; sorteios e promoções.
Benefícios de aprender como montar um workshop
Quando bem planejado, os benefícios são muitos! O workshop é um evento em alta no mercado e muitas empresas estão apostando nessa ferramenta, porque:
- Ajuda a destacar a organização.
- Fortalece e agrega valor.
- Aproxima os participantes.
- Ocorre trocas de experiências.
- Fornece respostas especificas de profissional capacitado.
- Entre outras vantagens!